Quantos dias a margarina pode ficar fora da geladeira?

Perguntado por: umelo . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 16 votos

Deixar a manteiga fora da geladeira por mais de duas horas provoca a sua rancificação, tornando-a imprópria para o consumo e podendo causar intoxicação alimentar.

Manteiga e margarina: ótimos acompanhamentos do pãozinho, e também muito utilizadas na culinária em geral, a manteiga e a margarina costumam ter a validade de 9 meses enquanto fechadas (e de um mês após abertas).

O pote de margarina, depois de aberto, deve ser consumido em, no máximo, um mês, assim como a maionese.

A margarina não estraga, apodrece ou cria bolores se ficar exposta, já que possui uma grande quantidade de adjetivos exclusivos para a sua preservação.

Não tem bolor. Nada se desenvolve ou cresce nela. Ou seja, nem as moscas nem os mais pequenos microrganismos se interessam por aquilo. Não há ali nada de bom.

o A Margarina deve ser conservada e comercializada em temperatura não superior a 16º, salvo para o produto cujos ingredientes, segundo um sistema de análise de risco, requeira temperatura inferior ou superior a 16º C . o A Margarina Para Uso Industrial deve ser conservada e comercializada em local fresco e seco.

Portanto, vale ficar de olho no produto: se ele estiver com um odor ruim e com um gosto azedo, é hora de descartá-lo. E lembre-se sempre de seguir as recomendações de conservação e o prazo de validade. Contudo, manteiga rançosa nem sempre é sinônimo de estragada.

"A manteiga pasteurizada, em geral, pode ficar fora da geladeira por até 10 dias sem estragar."

A margarina está a apenas uma molécula de ser plástico? Totalmente falso. A nutricionista Anna Carolina explica que a margarina não é criada a partir de uma molécula de plástico, mas sim de um óleo vegetal, que pode ser de milho, soja ou canola, que passa por um processo de hidrogenação.

O consumidor tem um prazo esticado por cerca de 10 dias para consumir o produto, já que, por exemplo, um produto com validade de 30 dias, na verdade, tem validade até 40 dias. Entretanto, na prática, os especialistas não recomendam comer produtos vencidos.

Amoleça a manteiga com um copo aquecido
Como o copo vai estar quente, o calor vai fazer com que o ingrediente amoleça mais rápido, mas sem chegar a derreter. Aí é só esperar uns 2 minutinhos que ela vai estar em temperatura ambiente. Só isso!

Tanto a manteiga quanto a margarina são ricas em gordura. Enquanto a manteiga é gordura saturada e colesterol, a margarina contém gorduras insaturadas, consideradas mais saudáveis pelos nutricionistas. Parte dessas gorduras, contudo, são transformadas em gorduras trans durante a produção da margarina.

Outra forma de reutilização é usar os potes de margarina para armazenar alimentos. Quando a margarina acabar, lave o recipiente e, quando sobrar comida do almoço e você queira guardá-la na geladeira para comer mais tarde, coloque-a no pote. A reciclagem também é possível, desde que o material esteja limpo.

A validade do produto fechado está escrita na embalagem. Aberto, deve ser consumido em um mês.

Justamente por ainda ser basicamente leite é que a manteiga requer cuidados de armazenamento. Fora da geladeira, bactérias e fungos fazem a festa sobre ela, deixando-a rançosa e amarga – uma manteiga que sai para passear e não volta pode causar até intoxicação alimentar.

Segundo especialistas, a versão “light” da margarina, em geral, é mais saudável, desde que tenha no máximo dois gramas de gordura saturada por colher de chá e não tenha gordura trans. Outra dica é optar pelas margarinas na versão sem sal.