Quantos dias a mãe fica no hospital depois do parto?

Perguntado por: lsouza . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.3 / 5 4 votos

"No mundo todo, inclusive no Brasil, a alta se dá entre 48 a 72 horas, porque o teste do pezinho, que é aquele que avalia alterações genéticas e erros de metabolismo, é geralmente feito 24 horas após o nascimento.

Obviamente, não é possível entrar no chuveiro logo após o parto. Mães de bebê que nasceram por cesárea devem esperar de seis a 12 horas para o primeiro banho. Esse intervalo de tempo é suficiente para passar o efeito da anestesia.

4 – Parto normal/natural dói mais do que cesárea? MA – A dor do parto normal/natural é crescente e ocorre durante todo o trabalho de parto, principalmente na saída do bebê. Já a dor da cesárea tem início quando a analgesia passa, embora seja usada muita medicação para amenizar essa dor.

Mesmo assim, bebês com menos de seis meses podem tomar o banho de sol, que deve durar de cinco a dez minutos no corpo todo ou 30 minutos apenas no braços e pernas. Já que não podem usa protetor solar, o ideal é que fiquem expostos entre 7h e 10 h da manhã ou após às 16h, quando a incidência dos raios solares é menor.

O recém-nascido não consegue regular a temperatura corporal da mesma maneira que o adulto. E, sendo assim, ele precisa manter o calor ao mesmo tempo que não pode estar vestido em uma roupa que eleve demais essa temperatura. Dentre as opções de fibras naturais, a mais indicada é a de algodão orgânico.

Arrume a bolsa maternidade com várias trocas de roupa
Como diz o ditado, é melhor prevenir do que remediar. Leve trocas de roupas com manga longa e curta, macacões com pezinhos e sem, meias quentinhas e fresquinhas e, até uma pequena touca, se achar necessário. Tudo no tamanho recém-nascido (RN), claro.

MITO. Não há nada que impeça lavar a cabeça e os cabelos depois do parto. Esse é um grande mito.

Alguns médicos solicitam que a mamãe evite falar por um bom período, pois assim é evitado que gases sejam acumulados fazendo a barriga inchar ainda mais, por isso tente relaxar no pós-cesariana o máximo que puder e se possível durma para descansar2.

Sim, mas com cores claras e transparentes para não interferir nos cuidados com a mãe na hora do parto. A quantidade de oxigênio no corpo materno é geralmente monitorizado através de uma luz que atravessa o dedo indicador e esmaltes escuros atrapalham esta leitura.

4 - Fase de transição:
É chamada "a hora da covardia", tida como o momento mais difícil do trabalho de parto, onde se associa uma pico maior de dor e contrações muito fortes. É um momento importante de liberação de adrenalina para a fase final do parto!

O trabalho de parto pode durar em média de 8 a 12 horas. Como o medo e o estresse podem prolongar esse período, tranquilidade e confiança são fundamentais. Não é fácil, até mesmo pela ansiedade, mas a gestante não deve se apavorar ao sentir os primeiros sintomas.

Ao levantar, caminhar, agachar, a gestante expande a sua bacia, aliviando as dores e estimulando o bebê a nascer. É recomendado também o uso de bolas de Pilates. Elas ajudam a mulher a testar diferentes posições, além de promover relaxamento e diminuição das dores.

Vale ressaltar que o verde-claro acalma e isso contribui para o sono do bebê”, aconselha.

Vermelho. A maior de todas as tradições diz que o bebê deve vestir vermelho no dia de ir para casa, segundo a crença esta cor significa proteção e afasta o mau-olhado trazendo boas energias.

O aumento da concentração de bilirrubina no sangue do recém-nascido é extremamente tóxico para o sistema nervoso, podendo causar lesões neurológicas irreversíveis e até mesmo a morte do bebê. O principal objetivo da terapêutica é a prevenção da encefalopatia bilirrubínica, também conhecida como kernicterus.

A utilização de body e culote por baixo do macacão é opcional. Prefira tecidos mais pesados como Plush, Soft e Tricô Misto (50% algodão/50% acrílico). É recomendado usar body e culote 100% algodão por baixo dessas roupinhas, pois esse tipo de material pode causar alergia na pele do bebê.

1 saquinho plástico para roupa suja. 1 trocador. 2 cueiros.

O branco sugere pureza, leveza e paz e, por ser uma cor leve e neutra, não pode faltar na mala de maternidade. O vermelho é bastante usado para a saída da maternidade pois simboliza proteção e boas energias. Azul é associado a paz e tranquilidade e é mais usado para as saídas dos meninos.