Quantos dentes um hipopótamo?

Perguntado por: hcortes . Última atualização: 4 de janeiro de 2023
4.6 / 5 8 votos

Você pode até pensar que os hipopótamos são quase banguelas, mas eles possuem cerca de 40 dentes.

Seus dentes são de marfim, e por isso são caçados para a retirada deste material para o comércio ilegal. Mesmo com todos essa arcada dentária, os hipopótamos são animais herbívoros.

Quando um hipopótamo abre sua imensa boca, formando um ângulo de 180 graus, os dois dentes caninos inferiores dos machos são de meter medo. Cada dente afiado chega a medir 50 centímetros! Junto com os dois incisivos de 40 centímetros, esses quatro dentes não possuem nenhuma função na alimentação.

pterossauro

Nova espécie de pterossauro com 500 dentes é descoberto na Alemanha. Curtiu? Um grupo de paleontólogos encontrou um novo fóssil de pterossauro do final do período Jurássico. É a primeira vez que a espécie é registrada e chamou a atenção da equipe a presença de vários dentes em forma de ganchos.

tubarão

Esse tubarão, da espécie Chlamydoselachus anguineus, vive no oceano em grandes profundidades. Por isso, raramente é visto por algum humano. A dentição desse tubarão é peculiar. São mais de 300 dentes dispostos em 25 fileiras.

Hoje é debatido se os caracóis têm dentes propriamente ditos. Para quem diz sim, esse gastrópode seria o animal com mais dentes do mundo, pois pode ter 25 mil deles. Os caracóis têm uma rádula, uma espécie de “língua” coberta por todos esses numerosos dentículos.

Quando comparamos com outros animais, esse pensamento cai por terra. A onça-pintada, por exemplo, que possui 30 dentes, tem uma mordida tão potente quanto a de um tubarão branco, com 3000 dentes. Por isso, a mordida tão temida por sua força não é privilégio apenas dos tubarões.

32 ...!

6 – Hipopótamo
A força da mordida do hipopótamo varia de 1800 a 1825 PSI, o que equivale a 825 kg. Embora seja herbívoro, esse animal ganha dos leões, em quesito de atacar seres humanos. A força faz dele um dos animais mais temidos do continente africano.

A fórmula dental dos rinocerontes é: 1-2/0-1, 0/1-1, 3-4/3-4, 3/3, ou seja, 24-34 dentes, quase todos pré-molares e molares. Os caninos e incisivos são vestigiais excepto nos rinocerontes asiáticos, que têm os incisivos inferiores transformados em fortes presas.

Tanto o urso quanto o leão possuem dentição do tipo heterodonte, constituída por cerca de 42 e 30 dentes respectivamente. Analisando os incisivos observa-se em ambas as espécies uma quantidade de 6 dentes em cada mandíbula (superior e inferior) e estes num tamanho bem reduzido.

Kangal

Kangal (743 PSI)
E, finalmente, apresentamos o cão com a mordida mais forte do mundo: o Kangal.

Animais como, por exemplo, peixes, tartarugas e golfinhos fazem parte da dieta do tubarão-branco. Com isso, a boca desse animal pode ter mais de 3.000 dentes. Neste sentido, seus dentes são serrilhados e pontiagudos.

450, porque ao contrário de búfalos e elefantes o hipopótamo parava a carga se atingido. Existem diferentes modos de morte por trauma balístico.

ORNITORRINCO

1) ORNITORRINCO
Na falta de dentes, seu bico abriga placas de queratina que ele usa para mastigar. O ornitorrinco tem ainda outra peculiaridade: é um mamífero venenoso. Esporas em suas patas traseiras inoculam uma substância tóxica que causa extrema dor a humanos.

mosquitos

Os mosquitos têm nada menos que 47 dentes. Os mosquitos costumam medir entre 4 e 6 mm, dependendo da espécie. Outro fato curioso é que são as fêmeas que picam animais e seres humanos, utilizando as proteínas contidas no sangue para alimentar aos ovos.

Sanguessugas

Sanguessugas têm 32 cérebros
Mas, além disso, elas são criaturas fascinantes: têm cinco pares de olhos, 300 dentes e… 32 cérebros. Na verdade, tecnicamente é apenas um, mas na prática ele é formado por 32 gânglios.