Quantos dentes tem um elefante?

Perguntado por: amoreira . Última atualização: 4 de janeiro de 2023
4.7 / 5 12 votos

28 dentes

Os dentes dos elefantes são muito diferentes dos dentes da maior parte dos mamíferos. Durante a sua vida eles têm normalmente 28 dentes.

Presas são dentes da frente alongados que crescem continuamente que se projetam bem além da boca de algumas espécies de mamíferos. Eles são mais comumente dentes caninos, como com porcos, hipopótamos e morsas, ou, no caso de elefantes, alongados incisivos.

O elefante é considerado o símbolo da boa sorte, da sabedoria, da persistência, da determinação, da solidariedade, da amizade, da longevidade. Para tanto, o dente de elefante apresenta muitas simbologias e está super na moda!

Tanto o urso quanto o leão possuem dentição do tipo heterodonte, constituída por cerca de 42 e 30 dentes respectivamente. Analisando os incisivos observa-se em ambas as espécies uma quantidade de 6 dentes em cada mandíbula (superior e inferior) e estes num tamanho bem reduzido.

80 dentes

Possuem no total 80 dentes, quando adultos, distribuídos em duas fileiras em cima e embaixo da mandíbula. Eles também têm a capacidade de se renovarem em pouco tempo.

Polvos

Polvos têm três corações, que bombeiam um sangue azul-esverdeado. Essa cor é resultado do cobre, a molécula que transporta oxigênio no sangue dos polvos, em vez do ferro, como no sangue humano.

Elefante
Ele, que é considerado o maior mamífero do mundo, também está na lista dos animais mais fortes. Isso porque ele consegue carregar um peso de nove mil quilos, ou seja, é como se levasse 130 humanos adultos de uma vez só. Sua força não é algo surpreendente, pensado que suas presas pesam mais de 100 kg.

Sim, o maior coração do mundo pertence à baleia-azul (Balaenoptera musculus)!

Jacarés e Crocodilos — de 58 a 72 dentes. Os jacarés e crocodilos, junto com os tubarões, são os animais com as mandíbulas mais poderosas de todo o reino animal.

De fato, o paquiderme não teme os ratos, mas, de acordo com estudo divulgado pela Discovery, eles têm medo de animais bem menores: as abelhas. Eles até disparam um alarme quando os insetos se aproximam. E isso pode ajudar a salvar plantações.

Elas recebem o nome de marfim e são a causa da morte de uma grande quantidade desses animais todos os anos. As presas que chegam a pesar 60 quilos cada uma são usadas principalmente para a fabricação de esculturas. Por muito tempo a caça não foi proibida, o que levou à morte de milhares e milhares de elefantes.

32 ...!

Hoje, o preço da matéria-prima pura chega a alcançar US$3000 o quilo (kg) no mercado negro, enquanto o produto finalizado, especialmente esculturas, pode valer centenas de vezes mais.

A dentição definitiva varia de 36 a 44 dentes. Durante a vida do equino, ocorrem mudanças na sua dentição divididas em 7 fases, em que são considerados os dentes incisivos, para a avaliação da idade do animal. Ao todo são 12 incisivos (4 pinças, 4 médios, 4 cantos).

São equipados pela evolução com uma das mandíbulas mais poderosas da Terra, contendo 80 dentes e uma força que pode passar de 1 tonelada. Ainda sobre a dentição, uma das características distintas entre crocodilos e jacarés é que, no primeiro, o quarto dente canino fica exposto para fora da boca.

47 dentes

Os mosquitos têm nada menos que 47 dentes. Os mosquitos costumam medir entre 4 e 6 mm, dependendo da espécie. Outro fato curioso é que são as fêmeas que picam animais e seres humanos, utilizando as proteínas contidas no sangue para alimentar aos ovos. Os machos se alimentam do néctar das flores e de outros vegetais.

Anote aí: 252 é o número de dentes do golfinho; 45 centímetros mede a língua da girafa; 54 litros de água bebe por dia um elefante-marinho-do-norte; 7,8 quilos pesa o cérebro de uma cachalote.

E, para finalizar, a arcada dos coelhos adultos normalmente é composta por 26 a 28 dentes definitivos sendo: 2 pares de incisivos superiores, 1 par de incisivos inferiores; 3 pares de pré-molares superiores, 2 pares de pré-molares inferiores, 3 pares de molares superiores e 3 pares de molares inferiores.

A boca da lesma preta possui perto de 27 mil dentes. Na cabeça tem dois conjuntos de tentáculos, um pequemo e outro grande.