Quantos dentes tem na boca?

Perguntado por: ivieira . Última atualização: 4 de janeiro de 2023
4.6 / 5 16 votos

Por outro lado, na fase adulta é possível encontrar cerca de 32 dentes permanentes – que são divididos em incisivos, caninos, pré-molares e molares.

PRIMEIRO MOLAR INFERIOR (36 e 46)
É o maior dente da boca. Sua coroa é alongada e lembra um paralelepípedo. Face vestibular: tem um contorno trapezoidal de grande base oclusal.

É preciso mencionar que os primeiros molares permanentes aparecem aos 6 anos. Eles ficam posicionados atrás do segundo molar decíduo (último dente de leite), sem que exista troca. Ou seja, tratam-se de dentes permanentes e, portanto, não caem.

A arcada dentária completa de um indivíduo adulto deve ter 32 dentes no total. Se esse número é ultrapassado, pode ser diagnosticado que o paciente possui um, ou mais, dente supranumerário. Conversamos com o dentista Robson Caumo para entender melhor sobre eles.

Normalmente as crianças têm 20 e adultos têm 32 (28 se os dentes do siso forem extraídos). E cada um deles necessita de cuidado.

Extrair dente siso é perigoso? Não, mas exige cuidados. Antes de fazer a retirada do siso, o dentista irá fazer uma série de exames de raio x para verificar o posicionamento desses dentes. Há casos, inclusive, em que os dentes não chegam nem mesmo a surgirem por falta de espaço.

Considerando a dentição convencional completa, um adulto possui 32 dentes incluindo os terceiros molares, popularmente conhecidos como dentes do siso ou sisos. A outra resposta que poderia ser dada para esta mesma pergunta seria que um adulto possui 28 dentes permanentes, desta vez excluindo a presença dos sisos.

A extração dos sisos é indicada sempre que há a presença de dor de dente, dificuldades na mordida, desconforto ou desalinhamento dos molares. Entretanto, somente seu dentista poderá avaliar a real necessidade de extração.

Molares superiores: quase 100% têm três raízes e mais da metade tem quatro canais.

molares

Os molares são os maiores de todos os dentes. Eles têm uma superfície grande e plana com sulcos que permitem mastigar e triturar alimentos.

Os primeiros molares (54,64,74 e 84) nascem ANTES dos caninos, por volta de 1 ano de idade até 1 ano e 4 meses.

O primeiro dente da dentição permanente a irromper é o primeiro molar inferior, que aparece na boca por volta dos seis anos de idade.

O nascimento dos dentes permanentes ocorre aos 6 anos +/- 6 meses. Com exceção dos sisos, o último dente permanente a nascer ocorre em torno dos 12 anos de idade.

Olá. Com 17 anos já temos a dentição permanente completa, sendo assim, quando extraímos um dente por algum motivo, não nascerá outro para substituí-lo. A única exceção é se o paciente tiver uma condição de dente supranumerário, que é a presença de mais dentes do que normalmente.

Dentes pré-molares
Ambos têm a função de moer e esmagar os alimentos para facilitar a mastigação. Já o primeiro molar inferior (34 e 44) é semelhante ao dente canino inferior. A diferença é que ele é menor. Os segundos pré-molares (35 e 45) têm dimensões maiores que os primeiros pré molares inferiores.

Você já conheceu alguém com um sorriso que parecia ter dentes demais? Essa condição de saúde bucal é definida como hiperdontia, que significa que uma pessoa tem um ou vários dentes a mais do que os 32 dentes permanentes.