Quantos dentes tem a sanguessuga?

Perguntado por: emedeiros . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 6 votos

Sanguessugas são animais hermafroditas com 32 cérebros, nove pares de testículos e uma mandíbula com três filas de cem dentes cada uma.

20 anos

A sanguessuga-gigante-da-amazônia (Haementeria ghilianii) é encontrada na Guiana e na Amazônia, podendo chegar a até 45 centímetros de comprimento e viver cerca de 20 anos!

Não puxe a sanguessuga com força, pois isso fará com que a ventosa permaneça grudada ao seu corpo.

As sanguessugas hematófagas são consideradas parasitas porque precisam sugar o sangue de um hospedeiro para sobreviver. Elas se alimentam principalmente do sangue de vertebrados, como bois, cavalos, répteis, peixes, seres humanos etc.

Haementeria ghilianii amazônica

O seu comprimento vai de 6 a 10 cm; a maior sanguessuga do mundo é a Haementeria ghilianii amazônica que mede 30 cm.

As sanguessugas secretam peptídeos e proteínas que atuam na prevenção de coágulos sanguíneos. Esta propriedade anticoagulante mantém o sangue fluindo para as feridas para ajudá-las a cicatrizar.

Segundo o biólogo Márcio Meiken, esse tipo de sanguessuga encontrada na cachoeira é comum no Brasil, principalmente nessa época do ano, quando as águas ficam mais quentes. "Aqui são encontradas as menores, por volta de um centímetro. Quando ficam cheias de sangue, elas ficam inchadas, mas ainda assim pequenas.

Sanguessugas são animais hermafroditas com 32 cérebros, nove pares de testículos e uma mandíbula com três filas de cem dentes cada uma.

Muitos métodos tradicionais de remoção de sanguessugas envolvem colocar um fósforo aceso ou alguma outra chama perto do corpo do animal ou jogar sal, álcool, vinagre ou alguma outra substância no animal.

Elas possuem um tipo de ventosa e "gruda" a boca fazendo pressão. A língua possui dentes afiados que cortam a pele pra sugar o sangue.

As sanguessugas consomem sangue preso e melhoram a circulação de tecidos lesionados secretando anticoagulantes naturais. Podem ser vendidas por US$10 cada.

Sanguessugas podem transmitir o Mal de Cadeiras, doença de eqüinos que tem grande importância econômica no Brasil. Sanguessugas são capazes de transmitir o Trypanosoma evansi, parasita de cavalos que causa grande prejuízo à pecuária na região do Pantanal mato-grossense.

Quando uma sanguessuga morde, ela libera uma substância química que aumenta a irrigação no local, para evitar a cicatrização. Por isso, a pessoa pode sangrar por horas, o que permite a passagem de sangue oxigenado pela ferida até que as veias se regenerem e recuperem a circulação.

Algumas pessoas estão criando sanguessugas de estimação. Se você quiser fazer o mesmo, mas não tem interesse em se oferecer como uma refeição... não tem problema. Existem outras alternativas ligadas à alimentação como fígado cru ou sangue aquecido.

A palavra traduzida do hebraico para sanguessuga é aluqah. Este termo parece unicamente em Provérbios 30.15, dando à raiz da palavra o significado de: chupadora.