Quantos dedos é considerado diástase?

Perguntado por: vdias . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.4 / 5 12 votos

Em relação ao afastamento dos músculos abdominais, é considerado patológico quando é superior a 2 dedos.

Como identificar a Diástase Abdominal? O problema ocorre quando há uma distância acima de 1,5 centímetros na porção superior da linha alba, de 2,2 a 3 centímetros acima do umbigo e entre 1,6 e 2 centímetros abaixo do umbigo.

Para saber o tamanho da diástase, pressione os dedos na parte acima do umbigo na posição vertical e anote quantos dedos afundam.. E repita na região abaixo do umbigo, anote quantos dedos cabem na região púbica.

A diástase abdominal pode causar “barriga flácida”, especialmente durante o esforço físico. A largura da abertura pode variar e afetar a aparência da barriga, desde uma diástase discreta até um abaulamento significativo.

Sintomas de Diástase
Esta condição pode ser percebida através de sintomas físicos e estéticos, de acordo com o grau de afastamento. Os sintomas estéticos podem ser o aspecto de barriga inchada, flacidez e a cintura sem curva, ou seja, reta.

A cirurgia de diástase é indicada quando exercícios específicos e dieta não forem suficientes para resolver o problema de afastamento dos músculos.

Mas atenção, deve-se evitar fazer exercícios para “fechar a diástase” por conta própria. Alguns deles são contra-indicados e podem piorar o quadro. Isso inclui alguns tipos de abdominais, flexões, pranchas frontais e algumas posturas de ioga, que podem vir a agravar a separação no músculo reto abdominal.

Só com liberação médica, o que deve ocorrer em cerca de 40 dias, a mulher pode - e deve - começar a se exercitar e ir aumentando a intensidade de forma gradual. - Quando a mulher faz diástase na gestação, deve ficar com algum afastamento dos retos mesmo depois.

Porém, exercício também não soluciona definitivamente a diástase, porque ele apenas aproxima os músculos. Além disso, se a pessoa para de se exercitar, os músculos perdem o tônus novamente, ficam flácidos e o problema pode voltar. A única solução realmente definitiva para a diástase é a abdominoplastia.

Um dos melhores tratamentos para a diástase, pós-parto ou não, é a prática de exercícios físicos. Eles são focados na região abdominal e ajudam no fortalecimento dos músculos que se “afastaram”, permitindo que eles voltem a ficar juntinhos.

Diástase com ruptura central: associada à barriga de grávida e a barriga com buraco com ou sem hérnia umbilical; Diástase com ruptura abaixo do umbigo: associada à barriga avental e a barriga pochete; Diástase com ruptura acima do umbigo: associada à barriga de estômago alto.

Assim, o tratamento da diástase abdominal varia conforme as necessidades individuais. Caso você possua o diagnóstico ou suspeite de ter essa condição, procure um cirurgião plástico e converse a respeito.

Como saber se eu tenho diástase abdominal? O diagnóstico da diástase é realizado pelo cirurgião através do exame físico do paciente ou com a realização de exames como ultrassom de parede abdominal, que irá mensurar o quanto de abertura a musculatura possui.

No caso de confirmação da diástase abdominal, é importante evitar estes exercícios: Abdominal reto (o tradicional, deitado) e abdominal oblíquo (o lateral). Esses exercícios aumentam a pressão interna no abdômen.

Barriga avental e caída
Essa diástase também pode estar associada ao excesso de peso. No entanto, na maioria dos casos, não é o excesso de gordura que resulta no aspecto avental, e sim, o alongamento residual severo e a flacidez muscular.

Por isso, algumas mães recorrem à cinta modeladora para amenizar a diástase, mas a verdade é que o acessório não funciona, e pode até piorar a condição.

É possível desconfiar de que está com uma diástase depois do parto ao sentir a região abaixo do umbigo muito mole e flácida ou observar uma protuberância no abdômen ao levar algum peso, agachar ou tossir, por exemplo.

Ele avaliará a situação e, a partir do exame clínico, solicitará exames de imagem ou descartará a hipótese de um rompimento. Em alguns casos, o paciente percebe também vermelhidão na região dos pontos e pode sentir dor. Porém, essa situação não é comum e o rompimento pode ser completamente indolor.

O valor de uma cirurgia de diástase varia de R$ 10.000,00 a R$ 25.000,00, dependendo da extensão da cirurgia, das técnicas aplicadas pelo cirurgião e da cidade em que você está.

A abdominoplastia é uma técnica que vem sendo cada vez mais utilizada para tratar a diástase abdominal. Geralmente, esse procedimento é indicado em casos severos nos quais não é possível reverter o quadro com exercícios ou intervenções não invasivas, e a única opção é a cirúrgica.

Sim, é possível fazer Abdominoplastia pelo SUS, porém há inúmeras limitações devido à escassez de vagas e recursos do próprio sistema público de saúde.