Quantos Decubitos existem?

Perguntado por: ajesus . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.8 / 5 14 votos

Decúbito dorsal ou supina (pessoa que deita com a barriga voltada para cima) Decúbito ventral ou prona (pessoa que deita de bruços) Decúbito lateral (esquerdo ou direito)

Decúbito ventral: é a posição deventre, ou seja, deitado de barriga para baixo. Decúbito dorsal: É quando o paciente está deitadosobre o dorso, costas para baixo, ou se preferirem, barriga para cima. Decúbito lateral: E já, decúbito lateral é quando o paciência está deitado de lado.

Posição de Fowler é uma manobra que coloca o paciente parcialmente sentado, por meio da elevação da cabeceira da maca a um ângulo entre 45° e 60°. Nesse posicionamento, o corpo fica alinhado à cama ou mesa cirúrgica, com os joelhos levemente elevados, mais baixos que a cabeceira.

É a troca de posição do paciente acamado ou restrito ao leito.

Posição ginecológica (ou de litotomia) É utilizada para o acesso aos órgãos pélvicos e geni tais. O paciente é colocado em posição dorsal; a seção dos pés da mesa cirúrgica é abaixada completamente, e os membros inferiores são elevados e abduzidos em perneiras metálicas, para haver exposição da região perineal.

A posição de Trendelenburg é uma variação da posição de decúbito dorsal onde a parte superior do dorso é abaixada e os membros inferiores são elevados. Mantém as alças intestinais na parte superior da cavidade abdominal. Posição utilizada para cirurgias de órgãos pélvicos e laparotomia de abdome inferior.

A posição de Fowler é uma posição semi-sentada (45º) usada em cirurgias plásticas, como, por exemplo, na abdominoplastia, visando relaxar a tensão nas suturas na região púbica, objetivando reduzir incidência de deiscências (abertura da incisão), alargamento, edemas ou hematomas pós-operatórios.

POSIÇÃO SUPINA ou DECÚBITO DORSAL – o corpo está deitado com a face voltada para cima. POSIÇÃO PRONA ou DECÚBITO VENTRAL – o corpo está deitado com a face voltada para baixo. DECÚBITO LATERAL – o corpo está deitado de lado.

Posição horizontal do corpo em repouso. EXPRESSÕES Decúbito dorsal , Med : posição de quem está deitado de costas, apoiado pelo dorso.

Posição de Sims é uma variação do decúbito lateral, em que o paciente afasta um pouco as pernas, flexionando a que estiver por cima.

O DECÚBITO VENTRAL NÃO É RECOMENDADO, POIS TRAZ SÉRIOS PREJUÍZOS AO PESCOÇO.

“Os coxins são almofadas utilizadas em pacientes acamados para melhorar o posicionamento, evitar as lesões por pressão e reduzir o risco de edemas”, afirma Patrícia.

Decúbito Trendelenburg
É uma variação da posição de decúbito dorsal, onde a parte superior do dorso é abaixada e os pés são elevados. Mantém as alças intestinais na parte superior da cavidade abdominal.

Posição de canivete (ou de Kraske): o paciente se encontra em decúbito ventral, com as coxas e pernas para fora da mesa e o tórax sobre a mesa, a qual está levemente inclinada no sentido oposto das pernas, e os braços estendidos e apoiados em talas.

Posição de Trendelenburg reversa ou proclive: nesse posicionamento o paciente é colocado na posição dor- sal de maneira que a cabeça fique em um nível mais elevado que os pés. Destacam-se como áreas potenciais de pressão: regiões occipital, escapular, sacrococcígea e dos calcâneos.

Decúbito ventral é uma das posições mais conhecidas e utilizadas por profissionais de saúde. Ela é útil tanto para a realização de cirurgias da coluna quanto no posicionamento radiológico, quando se deseja obter imagens da porção anterior do corpo.

1. Abcesso. O abcesso é uma coleção de material purulento (pus) que normalmente se forma devido a uma infecção por bactéria.

De fato, os especialistas tendem a concordar que o ideal é a posição de decúbito lateral esquerdo – que é com a pessoa deitada com o lado esquerdo do corpo para baixo e pernas levemente flexionadas. Além de ser mais confortável para a grávida, ela também pode ser benéfica para o bebê.

Posição supina ou decúbito dorsal: O paciente se deita de costas preservando o alinhamento da coluna vertebral; as extremidades inferiores em extensão ou ligeiramente flexionadas para permitir o relaxamento dos músculos abdominais.

Como é feita? Para realizar a manobra, a médica explicou que “o cotovelo e o braço são colocados sobre o fundo do útero materno e empurrados para baixo fazendo pressão para acelerar a saída do bebê durante o parto”.