Quantos decibéis tem um barulho de escritório?

Perguntado por: aferreira . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.8 / 5 14 votos

80 decibéis

De acordo com a legislação trabalhista brasileira, o nível máximo de ruído permitido nos ambientes de trabalho é de 80 decibéis.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) indica que a exposição humana por longos períodos a sons acima de 50 decibéis (dB, unidade de medida do som) pode ser nociva às pessoas.

Ruídos que beiram os 85 dB são o do secador de cabelo e um caminhão, por exemplo.

120 dB: Banda de rock. 110 dB: Trovoadas altas. 90 dB:Tráfego urbano. 80 dB: rádio no volume bem alto.

Segundo a OMS, o som de celulares varia de 75 dB a 136 dB (decibéis).

Só como complemento, há literatura informando que " Em zonas residenciais o limite de ruído permitido é de 50 decibéis (o equivalente a um choro de bebê) entre 7h e 22h.

– até 55 decibéis para o período das 7h às 20h (diurno); – até 50 decibéis para o período das 20h às 7h (noturno); – Caso o dia seguinte seja domingo ou feriado, a faixa de horário noturno é estendida até as 9h.

Em todo caso, fazer um vídeo ou gravar um áudio no momento da perturbação é mais uma forma de provar o desconforto da situação. Você pode compartilhar esse material com os outros vizinhos, verificando se é tão incômodo para eles como é para você, e ter mais testemunhas corroborando com a sua denúncia.

Os decibelímetros medem a pressão sonora, a intensidade e o volume do som que está sendo emitido no ambiente. Isso acontece através de um microfone interno, presente em todos os modelos do aparelho, que tem uma sensibilidade bastante aguçada e é capaz de detectar o som.

75 dB Carro Ligado – é o volume médio dentro de um carro com motor ligado, vidros fechados e carros passando perto. 70 dB – Aspirador Moderado. 60 dB – Conversação alta. 50 dB – Conversação normal.

Já o barulho de uma furadeira pode chegar a 100 decibéis. “A exposição contínua a ruídos superiores a 80 decibéis pode causar perda progressiva da audição.

84 decibéis

Um secador de cabelo, 84 decibéis. O aspirador de pó, 87 decibéis. Todos juntos produzem um ruído mais ou menos de 90 decibéis.

55 decibéis

O nível de barulho associado a um ventilador é medido em decibéis e pode oscilar normalmente entre 25 e 70. Uma boa média é 55 decibéis, que significa um som quase imperceptível durante o dia e que pouco incomoda durante a noite.

50 dB

A exposição a um ruído que seja muito alto e de forma prolongada gera perdas severas, por exemplo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o nível indicado é de 50 dB, no máximo. Acima disso, é possível já sofrer com perdas.

Orientações de Especialistas
Segundo Castro, a exposição a ruídos acima de 120 dB causa DANOS IMEDIATOS à audição, ou seja, nesses níveis NÃO HÁ tempo de exposição tolerável.

35 decibéis - Geladeira - Provoca um leve incômodo.

O ouvido humano capta níveis de intensidade acústica compreendida entre 0 e 120 dB. Para que um som puro com a frequência de 1000 Hz seja perceptível pelo ouvido humano, é necessário que seja superior a 0 dB. A essa mesma frequência, 120 dB é a intensidade acústica mais forte suportada pelo ouvido humano.

85 decibéis

Para receber a melhor avaliação, o secador de cabelo não pode exceder 78 decibéis. O aspirador de pó, 80. O liquidificador, 85 decibéis.

O NoiseTube é um aplicativo gratuito para Android e iOS que permite ao usuário fazer de seu celular um poderoso e portátil medidor de barulho. Com ele, é possível ter noção exata do barulho a que se é exposto diariamente. O app tem ainda uma função de cunho colaborativo que visa mapear estes dados nas cidades.

a normatização estabelece que o limite máximo para o conforto acústico é de 45 dB(A). 75,07 dB(A); CINE 02, com 73,3 dB(A); CINE 05, com 72,22 dB(A); CINE 01, com 71,77 dB(A) e CINE 03, com 67,85 dB(A).