Quantos decibéis tem a voz de uma pessoa?

Perguntado por: ecamilo . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.1 / 5 20 votos

Voz humana normal: 60 dB. Escritório: 60 dB. Trânsito: 80 dB. Obras com britadeiras: 120 dB.

Ruídos que beiram os 85 dB são o do secador de cabelo e um caminhão, por exemplo. Mas níveis de ruído superior dessa intensidade e com exposição prolongada, podem provocar lesões irreversíveis ao sistema auditivo.

O ouvido humano capta níveis de intensidade acústica compreendida entre 0 e 120 dB. Para que um som puro com a frequência de 1000 Hz seja perceptível pelo ouvido humano, é necessário que seja superior a 0 dB.

Audição Normal – Limiares entre 0 a 24 dB nível de audição. Deficiência Auditiva Leve – Limiares entre 25 a 40 dB nível de audição. Deficiência Auditiva Moderna – Limiares entre 41 e 70 dB nível de audição. Deficiência Auditiva Severa – Limiares entre 71 e 90 dB nível de audição.

Segundo a OMS, o som de celulares varia de 75 dB a 136 dB (decibéis).

90 dB:Tráfego urbano. 80 dB: rádio no volume bem alto. 60 dB. Conversaão normal.

70 decibéis

Limite de ruído suportado pelo ouvido humano
O ouvido humano pode suportar ruídos de até 70 decibéis sem qualquer problema. Acima desse nível, já existe o risco de a pessoa sofrer alguma lesão em seu aparelho auditivo.

84 decibéis

Um secador de cabelo, 84 decibéis. O aspirador de pó, 87 decibéis. Todos juntos produzem um ruído mais ou menos de 90 decibéis.

De acordo com a SBO, uma conversa em volume normal tem cerca de 60 decibéis, enquanto a turbina de um avião a jato atinge 140 decibéis.

55 decibéis

O nível de barulho associado a um ventilador é medido em decibéis e pode oscilar normalmente entre 25 e 70. Uma boa média é 55 decibéis, que significa um som quase imperceptível durante o dia e que pouco incomoda durante a noite.

50 dB

A exposição a um ruído que seja muito alto e de forma prolongada gera perdas severas, por exemplo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o nível indicado é de 50 dB, no máximo. Acima disso, é possível já sofrer com perdas.

Como falado, a lei do silêncio varia de um lugar para outro. Entretanto, existe um consenso quanto ao limite máximo de decibéis ideal permitidos: 70 dB durante o dia e 50 dB no período entre 22h às 7h.

Estar exposto a níveis sonoros superiores a 90 dB por mais de 4 horas já é altamente prejudicial. A Organização Mundial da Saúde (OMS) utiliza o valor de 55 dB como o máximo ideal para a exposição durante a maior parte do tempo.

Caso da Indonésia
Um barômetro que estava a 160 quilômetros do local indicou que o fenômeno atingiu o pico de 172 decibéis. O pico de som gerado pela erupção do vulcão Krakatoa está muito acima do limite sonoro humano para dor, que é de 130 decibéis.