Quantos cromossomos tem essa célula?

Perguntado por: uflores . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 3 votos

Nos seres humanos, existem 46 cromossomos nas células somáticas (todas as células do corpo, exceto as células reprodutivas). Nas células reprodutivas, há apenas 23 cromossomos, metade do número da espécie.

A meiose é um tipo de divisão celular em que se observa a formação de quatro células-filhas com metade do número de cromossomos da célula-mãe. Sabemos que as células humanas, por exemplo, apresentam 46 cromossomos, portanto, aquelas que sofrem meiose têm apenas 23 cromossomos.

Usando uma célula humana típica, com 46 cromossomos, e biologicamente masculina como por exemplo: 44A + XY: representa 44 cromossomos autossômicos e dois cromossomos sexuais XY; (46, XY): 46 cromossomos no total, sendo os sexuais XY.

Todo ser humano possui 23 pares de cromossomos em cada célula. Entre eles, um par de cromossomos X e Y, cuja combinação determina essencialmente o sexo da pessoa: mulheres são XX e os homens, XY.

O número de cromossomos varia de espécie para espécie.
Nos seres humanos, existem 46 cromossomos nas células somáticas (todas as células do corpo, exceto as células reprodutivas). Nas células reprodutivas, há apenas 23 cromossomos, metade do número da espécie.

Os cromossomos estão localizados no núcleo das células que compõem o ser vivo. Os seres humanos possuem 46 cromossomos, divididos em 23 pares, sendo 44 autossomos e 2 sexuais.

A) Como a célula é diplóide, ela possui dois conjuntos de cromossomos. Se há dez moléculas de DNA, significa que cada conjunto possui cinco cromossomos. Portanto, a célula possui 10 cromossomos no total.

46 cromossomos

A fusão desses dois gametas dá origem ao zigoto, célula com 46 cromossomos que carrega informações genéticas dos pais e que, por divisões sucessivas, vai gerar o embrião.

Portanto quando se considera apenas uma célula com 2n=4, são produzidos dois tipos de gametas a cada meiose. Porém, o número de células que sofrem meiose em cada organismo é muito grande, levando- nos a perceber que haverá em um indivíduo duplo heterozigoto (2n=4), quatro tipos diferentes de gametas.

As células haploides são aquelas que possuem apenas um conjunto de cromossomos, representado pela letra n. A reprodução das células haploides ocorre na meiose. É neste momento da divisão celular que as células diploides se dividem e formam as células haploides.

Os humanos são formados por 23 cromossomos herdados da mãe e 23 cromossomos do pai.

Os seres humanos têm, normalmente, 46 cromossomos em cada uma das células de seu organismo. Esses cromossomos são recebidos pelas células embrionárias dos pais, no momento da fecundação. Vinte e três vêm dos espermatozoides fornecidos pelo pai e os outros 23 vêm contidos no óvulo da mãe.

O cromossomo 2 é classificado como metacêntrico e corresponde ao segundo maior dos 23 pares que compõem o genoma humano. Ele contém aproximadamente 1.500 genes, dos quais 200 estão relacionados a diferentes tipos de patologias genéticas.

O portador da síndrome de Klinefelter possui 44 cromossomos autossômicos e um cromossomo sexual X a mais, apresentando uma constituição cromossômica 47, XXY.

O indivíduo com Síndrome de Down possui 47 cromossomos (e não 46), sendo o cromossomo extra ligado ao par 21. Intimamente ligada a um excesso de material cromossômico, tem nítida relação com a idade dos pais.

Os cromossomos são estruturas encontradas no núcleo das células e contêm o material genético do organismo. No caso do ser humano, existem 46 cromossomos em cada célula somática, com exceção dos gametas (células reprodutivas), que possuem apenas 23 cromossomos.

Todos os gametas (óvulos) formados por meiose em uma mulher possuem o cromossomo X, enquanto os homens podem formar gametas (espermatozóides) que apresentam o cromossomo X e outros, que apresentam o cromossomo Y.