Quantos cromossomos a espécie humana apresenta?

Perguntado por: abernardes . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.2 / 5 15 votos

46

A espécie humana possui 46 cromossomos em suas células diploides (2n), sendo 44 cromossomos autossômicos e dois sexuais.

A espécie humana apresenta 46 cromossomos, sendo 44 autossomos e dois sexuais.

A espécie humana possui 46 cromossomos em suas células diploides (2n), sendo 44 cromossomos autossômicos e dois sexuais. Os cromossomos autossômicos, encontrados aos pares, são representados como XX.

Dos 23 pares de cromossomos que possuímos, metade foi herdado da mãe e outro herdado do pai. Sendo assim, temos duas versões de cada gene (alelos), os quais estão localizados em cromossomos homólogos.

Células reprodutivas, germinativas ou gametas (espermatozoides e óvulos): 23 cromossomos. Essas células unem-se no processo reprodutivo, dando origem às células somáticas com 46 cromossomos. Quando as células possuem apenas um conjunto de cromossomos semelhantes, são denominadas de haploides e representadas por n.

A Síndrome de Down acomete indivíduos ainda no útero materno. Os portadores dessa síndrome, possuem três cromossomos 21 em todas ou na maioria das células, por isso também é conhecida como trissomia do cromossomo 21. Eles apresentam 47 cromossomos em suas células e não 46, como a maioria da população.

A Síndrome de Down (SD) ou trissomia do cromossomo 21 é uma alteração genética causada por um erro na divisão celular durante a divisão embrionária. Os portadores da síndrome, em vez de dois cromossomos no par 21 (o menor cromossomo humano), possuem três.

Na verdade, nossa espécie, Homo sapiens sapiens, é uma subespécie de Homo sapiens. Acredita-se que a espécie Homo sapiens surgiu entre 350 a 200 mil anos atrás, na África.

Os cromossomos são estruturas que abrigam o material genético dentro da célula. Em outras palavras, um cromossomo é uma molécula de DNA condensada, que carrega a informação genética herdada dos progenitores.

Tipos de Cromossomos

  • Metacêntrico: Centrômero em posição mediana. Os dois braços possuem o mesmo tamanho.
  • Acrocêntrico: Centrômero próximo de um dos extremos do cromossomo. ...
  • Telocêntrico: Centrômero em uma das extremidades. ...
  • Submetacêntrico: Centrômero pouco deslocado da região mediana.

É a borboleta atlas azul, da cordilheira do Atlas, no Marrocos. Seu nome científico é Polyommatus atlantica. O inseto tem 226 pares de cromossomos.

O corpo humano contém, em média, cerca de 37 trilhões de células — e estamos em meio a uma jornada revolucionária para entender o que faz cada uma delas.

As pessoas com síndrome de Down, ou trissomia do cromossomo 21, têm 47 cromossomos em suas células em vez de 46, como a maior parte da população.

Na síndrome de Klinefelter são usualmente encontrados 47 cromossomos, ao invés dos 46 encontrados nos indivíduos normais. O cromossomo adicional é o X, levando a uma constituição 47, XXY.

A síndrome 48,XXXY representa uma anomalia cromossómica do tipo aneuplóide caracterizada pela presença de dois cromossomas X extra em indivíduos do sexo masculino.

O cariótipo da espécie humana apresenta 23 pares de cromossomos: 22 pares são de cromossomos homólogos, denominados de autossomos – não relacionados à determinação do sexo –, e um par de cromossomos sexuais.

A microdeleção do cromossomo Y é uma condição genética rara que afeta apenas os homens. A condição é causada por uma pequena deleção (perda) de material genético no cromossomo Y, o cromossomo que determina o sexo masculino.

A carência do cromossomo sexual Y e presença de apenas um cromossomo sexual X, provoca a síndrome de Turner, na qual o indivíduo só poderá ser atribuído como do sexo feminino ao nascer, suas consequências são: estatura pequena, ovários não-funcionais, anomalias renais, pescoço curto e largo também chamado de "pescoço ...

O que causa a Síndrome de Turner? A Síndrome de Turner é causada pela mutação genética, onde ocorre a falta de um segundo cromossomo sexual. Os indivíduos afetados usualmente têm 45 cromossomos, com os 22 pares de autossomos e mais um cromossomo X.