Quantos corações tem uma cobra?

Perguntado por: urocha . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 14 votos

Coração. O coração das serpentes tem 3 câmaras em vez de 4, com 2 átrios e somente 1 ventrículo, parcialmente dividido, o que provoca a mistura do sangue arterial e oxigênio com sangue venoso e gás carbônico.

O sistema excretor das cobras é localizado junto com o intestino e os órgãos genitais, desembocando todos em uma cavidade comum que recebe o nome de cloaca. A cloaca se abre para o meio externo como uma fenda anal transversal. O Sistema excretor das cobras é localizado na cloaca.

Mas existem algumas diferenças. "Por conta do corpo cilíndrico e alongado as serpentes não têm espaço para dois pulmões inteiros, por isso, apresentam um pulmão atrofiado e outro bem alongado. Ou seja, apenas um é funcional", explica o herpetólogo Willianilson Pessoa.

Cada galinha possui apenas um coração, assim como a esmagadora maioria dos animais.

Poríferos (esponjas), cnidários (água-viva), platelmintos (planária) e nematódeos (lombrigas) não possuem sistema circulatório. As trocas de gases, de nutrientes e de excretas, nesses animais, são realizadas pelo processo de difusão.

O coração humano é formado por quatro cavidades, assim como o de todos os mamíferos. Nesse órgão é possível observar dois átrios e dois ventrículos.

O coração da cobra fica na parte superior de seu corpo, ao lado do esôfago e antes do pulmão funcional. tem o sistema cardiovascular. misture com o sangue venoso (rico em gás carbônico).

Podem ser ovíparas ou vivíparas, desprovidas de glândulas mamárias, sendo assim, não amamentam seus filhotes. Seu sistema digestório não está adaptado a essa alimentação. A dentição, a língua e a estrutura da boca das cobras não permite o ato da sucção. Por essas razões seus instintos não fazem ir à procura do leite.

As primeiras cobras teriam surgido nas florestas do antigo supercontinente conhecido como Laurásia (que envolvia a América do Norte, a Europa e a norte da Ásia), há cerca de 128 milhões de anos, no Cretáceo Inferior.

30 anos

“Depende muito da espécie”, afirma. Entretanto, de maneira geral, é possível dizer que o tempo de vida da cobra é de 15 a 30 anos.

Porque eles não conseguem manter a temperatura do corpo estável. “A temperatura desses animais varia de acordo com a do ambiente. Quando querem se aquecer, expõem-se ao calor. Quando estão muito quentes e precisam se resfriar, procuram lugares protegidos do sol”, afirma o zoólogo Miguel Trefaut Rodrigues, da USP.

Você pode assobiar, buzinar e até saudá-la com um “fala, minha extensa consagrada”. A cobra não vai ligar. Não por antipatia, mas porque ela é surda. “As cobras não têm ouvido externo e possuem um rudimentar ouvido interno, que não escuta”, explica o diretor do Museu Biológico do Instituto Butantan, Giuseppe Puorto.

E é daí que surgiu a crença de que cobras correm atrás. Quando as serpentes vem para o lado das pessoas dando ao entender que correria em direção a elas, ninguém espera para ver. As pessoas correm e podem pensar que foram perseguidas. No entanto, não passará de um susto.

Mas você tem ideia de como é o esqueleto de uma cobra? Basicamente, o esqueleto de uma cobra é composto por costelas, coluna vertebral, maxilares e crânio. A coluna vertebral de uma cobra conta com cerca de 200 e 400 vértebras e 20% delas pertencem à sua cauda e não têm costelas.