Quantos corações tem um polvo?

Perguntado por: vornelas3 . Última atualização: 4 de janeiro de 2023
4.9 / 5 3 votos

Os polvos são moluscos marinhos, possuem oito braços, dois olhos e três corações. Os braços possuem fortes ventosas capazes de agarrar animais e sentir o gosto do que tocam. Os olhos são muito sensíveis, mas a visão das cores varia de espécie para espécie.

polvo gigante do Pacífico

Mas há uma espécie de polvo em particular, que chama a atenção pelos seus nove cérebros e três corações que impulsionam o seu sangue azul através deste grande corpo mole. Esse é o polvo gigante do Pacífico (Enteroctopus doflein).

Polvos têm três corações, que bombeiam um sangue azul-esverdeado. Essa cor é resultado do cobre, a molécula que transporta oxigênio no sangue dos polvos, em vez do ferro, como no sangue humano.

Eles têm três corações e nove cérebros. São capazes de alterar o próprio código genético – e imitar coisas que sequer viram.

As 300 espécies de polvo, com diferentes tamanhos, têm três corações. Tal estranha estrutura cardíaca é necessária para manter o sangue circulando por seus oito braços. Desses, dois corações recebem o sangue não-oxigenado de todas as partes do corpo, mandando o líquido brânquias, onde é oxigenado.

Chimpanzé

Chimpanzé Com um DNA que se diferencia muito pouco do homem, o chimpanzé é conhecido por ser o animal mais inteligente em terra.

Está provado que os polvos são os invertebrados mais inteligentes! Experimentos com labirintos e resoluções de problemas comprovaram que eles possuem memória de curto e longo prazo.

Ele possui um coração sistêmico, que é responsável por bombear sangue por todo corpo, e outros três operam de forma auxiliar, ajudando com o sistema circulatório no bombeamento de sangue.

Existem apenas 3 animais no planeta com a mesma estrutura cerebral, tamanho parecido e têm a importante "dobra cerebral" - Humanos, Golfinhos e Gorilas.

Você sabia que o Polvo possui 3 corações? Os polvos têm três corações, cada um com uma função específica. Um é responsável por bombear o sangue oxigenado para o corpo, enquanto os outros dois transportam o sangue sem oxigênio para as brânquias.

5 corações

Dependendo do seu comprimento, as minhocas podem ter até 5 corações para bombear o sangue por todo o corpo. As minhocas não possuem olhos, mas apresentam fotorreceptores ao longo do corpo que permitem a detecção de luz.

Alguns crustáceos, lulas e polvos, por exemplo, têm sangue azul devido à hemocianina proteica, substância que contém cobre e transporta o oxigênio no corpo desses animais, diz Stephen Palumbi, biólogo marinho da Universidade de Stanford, nos EUA.

Nos humanos, ele é de 1,75. Nos cetáceos, chega a 2,7.

Enquanto um lado da bifurcação deu origem aos vertebrados, entre eles os mamíferos, com sistema nervoso desenvolvido e grande número de neurônios, outro acabou nos artrópodes e moluscos – dentre eles apenas os cefalópodes com capacidades cognitivas mais avançadas, o polvo como o mais inteligente deles.

Devido às suas proporções relativamente altas em relação ao tamanho do cérebro e corpo, os golfinhos são notoriamente conhecidos por sua inteligência. Estes animais marinhos são extremamente habilidosos, sendo capazes de utilizarem ecolocalização para se comunicarem com seus iguais, navegar por mares escuros e caçar.

Poríferos (esponjas), cnidários (água-viva), platelmintos (planária) e nematódeos (lombrigas) não possuem sistema circulatório.

O bombeador de titânio colocado no bebê pesa apenas 11 gramas, pode suportar um fluxo sanguíneo de 1,5 litros por minuto e foi inventado pelo médico americano Robert Jarvik. Até agora, o dispositivo só tinha sido testado em animais.

Possuem um coração muito grande, capaz de bombear o sangue por todo o extenso corpo: 11 quilogramas, 60 centímetros de comprimento e 8 centímetros de espessura nas paredes, 43 vezes maior que o coração humano.

Tubarão-da-groenlândia

Tubarão-da-groenlândia é o animal mais velho da Terra, com idade estimada de 390 anos - Notícias - R7 Tecnologia e Ciência.

vespa-do-mar

A vespa-do-mar é considerada a criatura mais perigosa do mundo, se considerado o potencial de seu veneno, que pode facilmente matar um humano, levando-o à paralisia e, muitas vezes, ao afogamento. Estima-se que aconteçam entre 25 e 50 fatalidades todos os anos com essa espécie.

Ele também é caçado: seu maior inimigo é a moreia. Quando é atacado ou quando se sente em perigo, o polvo aspira uma grande quantidade de água e espirra-a para fora por uma espécie de buraco chamado "sifão", que lhe permite fugir a grande velocidade.