Quantos comprimidos de nitazoxanida devo tomar?

Perguntado por: ureal5 . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.5 / 5 17 votos

Um ou dois comprimidos revestidos (500mg a 1000mg), duas vezes por dia (a cada 12 horas). Deve-se manter a medicação por, no mínimo, oito semanas ou até a resolução dos sintomas e negativação dos oocistos. Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.

A nitazoxanida deve ser administrada com alimentos, o que garante uma elevada absorção do medicamento.

Modos de ação do medicamento nitazoxanida
A ação sobre vírus se dá através da inibição da síntese da estrutura viral, bloqueando a habilidade do vírus em se replicar. O tempo médio de ação do medicamento está estimado entre duas a quatro horas após a sua administração.

Em geral, o remédio começa a fazer efeito a partir de 2 a 4 horas de seu uso.

A nitazoxanida é a substância ativa do medicamento ANNITA®. A nitazoxanida é um anti- helmíntico antiparasitário, de amplo espectro. Trata-se de um composto nitrotiazolídico com atividade no tratamento de infecções intestinais causadas por protozoários e helmintos.

Resultados de eficácia
As doses de nitazoxanida utilizadas foram: 500 mg, por via oral, duas vezes ao dia, por três dias consecutivos para adultos; 5ml (100 mg), de 12 em 12 horas para crianças de um a três anos e 10 ml (200 mg), de 12 em 12 horas, para crianças de quatro a 11 anos.

Em alguns dias, já pode ser observada uma melhora dos sintomas”, afirma a infectologista Diana Ventura. Diarreia, vômitos, enjoos, febre e dores abdominais são alguns dos sintomas que o tratamento combate.

Pode ser perigoso para a sua saúde. Interação alimentícia: posso usar o Annita com alimentos? Nitazoxanida deve ser administrado com alimentos, o que garante uma elevada absorção do medicamento.

No tratamento da ascaridíase, o albendazol apresenta taxa de cura acima de 95%. Já a Annita, possui taxa de cura de 90 a 100% nos casos de infecção leve, mas apenas de 50 a 80% nos pacientes com grande eliminação de ovos de ascaris pelas fezes (mais de 10.000 por cada grama de fezes).

Nitazoxanida não deve ser administrado nas seguintes situações:

  1. Doenças hepáticas ou doença renal;
  2. Hipersensibilidade a qualquer um dos componentes da fórmula.

Dor abdominal do tipo cólica, diarreia, náusea, vômito e dor de cabeça.

Apesar de não ser a melhor forma de eliminar os parasitas, você pode consumir alimentos ricos em fibras, aumentar o consumo de frutas, óleo de coco, semente de abóbora, aloe vera, mamão, gengibre, raiz de genciana, abacaxi, couve e sementes de romã, todos são igualmente eficazes na luta contra os vermes.

A ingestão da nitazoxanida com alimento aumenta a absorção do medicamento. A nitazoxanida não tem efeitos significativos na inibição do citocromo P450 e, portanto, não são esperadas interações medicamentosas.

Dentre os vermes, os mais perigosos são o Shistosoma mansoni e a Wuchereria bancrofti, responsáveis respectivamente pela esquistossomose e a filariose. Os sintomas causados pela presença de parasitas podem ser facilmente confundidos com os de outras doenças.

Os oxiúros são pequenos, de distribuição ampla, e ocorrem mesmo em populações onde o saneamento básico é satisfatório. Este animal parasita o intestino humano, conferindo prurido (coceira) na região anal, (seu sintoma mais característico), que ocorre em razão da migração das fêmeas à região anal para postura dos ovos.