Quantos comprimidos de ivermectina 6mg devo tomar para escabiose?

Perguntado por: emaia . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.1 / 5 17 votos

Ivermectina, dose única, VO, obedecendo a escala de peso corporal (15 a 24 kg - 1/2 comprimido; 25 a 35 kg - 1 comprimido; 36 a 50 kg - 1 1/2 comprimidos; 51 a 65 kg – 2 comprimidos; 65 a 79 kg - 2 1/2 comprimidos; 80 kg ou mais, 3 comprimidos ou 200 mg/kg), a dose pode ser repetida após uma semana.

Disponível no bulário eletrônico da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a bula da ivermectina recomenda a ingestão de uma dose única do medicamento para tratar doenças causadas por vermes ou parasitas.

Em geral, o remédio começa a fazer efeito a partir de 4 horas de seu uso.

Estrongiloidíase – Filariose – Ascaridíase – Escabiose – Pediculose. A dosagem recomendada de Ivermectina para o tratamento destas afecções numa única dose oral visa fornecer aproximadamente 200 mcg de Ivermectina por kg de peso corporal. Consulte a Tabela 1 para orientar-se em relação à dosagem.

É um antiparasitário de primeira linha contra escabiose e a pediculose – a sarna e piolho. Também é indicado contra algumas verminoses, como a ascaridíase, popularmente conhecida como lombriga”, reforça Alexandre Zavascki, chefe do Serviço de Infectologia do Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre.

Qual o modo de usar a Ivermectina? Para evitar reações como náuseas, vômitos e diarréias, o indicado é fazer uso da Ivermectina de estômago vazio, cerca de 2 horas após uma refeição.

Interações medicamentosas
A ivermectina deve ser administrada com cautela em pacientes em uso de medicamentos que deprimem o Sistema Nervoso Central, como medicamentos para o tratamento de insônia, ansiedade, alguns analgésicos ou mesmo bebidas alcoólicas.

Oral e tópico
Existem vários tipos, como o benzoato de benzilo e o enxofre tópico, mas o principal, mais eficaz e seguro é a permetrina, que usamos muito frequentemente. Em grávidas privilegia-se a permetrina e o enxofre. Em recém-nascidos a opção mais segura será também o enxofre.

Na maioria dos casos, o indivíduo acometido deixa de ser contagioso dentro de 24 horas e os seus principais sintomas devem melhorar notavelmente dentro de dois dias. No entanto, em geral, os sinais e sintomas característicos da escabiose podem demorar cerca de 3 semanas para desaparecer completamente.

Se consultar, diagnosticar e tratar adequadamente a infestação, há a cura logo e a coceira desaparece aos poucos. Nunca use tratamentos por conta própria, pois excesso de medicação causa problemas, inclusive coceira. Se as lesões infectam, necessitam antibióticos, para prevenir complicações. Procure seu dermatologista.

Sem o tratamento correto, os sintomas podem se estender por várias semanas. Com o uso de medicamentos adequados, a escabiose pode ser curada entre uma e duas semanas. A coceira pode persistir por alguns dias mesmo após a cura.

Comece passando o aspirador de pó, depois faça uma solução de água com vinagre em proporções iguais. Aplique em todo o colchão com um pano limpo e deixe secar ao sol. Só volte o colchão para cama quando estiver completamente seco. Coloque uma roupa de cama limpa.

O sabonete recomendado para tratar sarna é o Sanasar 100mg/g, que é eficaz na eliminação de piolhos, lêndeas e sarna.

Visto que a sarna provoca comichões e pode assemelhar-se por certos aspectos ao eczema (vermelhidões e bolhas, lesões de coceira), às vezes ela pode ser inicialmente confundida com um eczema. É melhor não as confundir, pois a sarna é benigna, mas contagiosa.

Mesmo após o tratamento bem-sucedido matar os ácaros, a coceira e as pústulas podem persistir por até três semanas devido a uma reação alérgica contínua aos corpos do ácaro, que permanecem na pele durante algum tempo.

Tratamento: O tratamento da sarna consiste na aplicação de medicamentos sob a forma de loções na pele do corpo todo, do pescoço para baixo, mesmo nos locais onde nao aparecem lesões ou coceira.

De 30 kg a 59 kg: 2 comprimidos. De 60 kg a 89 kg: 3 comprimidos. De 90 kg a 119 kg: 4 comprimidos.

B86 - Escabiose [sarna]