Quantos CM tem a tíbia?

Perguntado por: dlopes2 . Última atualização: 1 de junho de 2023
4.6 / 5 17 votos

A tíbia está localizada na parte anterior da perna, formando o que é chamado popularmente "canela". No homem adulto, com uma média de 43 cm, é o segundo maior osso do esqueleto, sendo o primeiro o fêmur com uma média de 50 cm.

A tíbia é o principal osso que suporta peso na parte inferior da perna. É o segundo maior osso do corpo e serve de local para fixação distal do ligamento da patela, que se insere na tuberosidade da tíbia. A porção proximal do osso, o platô tibial, forma a superfície inferior da articulação do joelho.

As fraturas da diáfise da tíbia resultam em inchaço localizado, dor e incapacidade de suportar peso. A lesão na tíbia proximal pode se apresentar como derrame no joelho ou como edema localizado e sensibilidade sobre o osso.

Uma fratura do osso da canela pode levar várias semanas para cicatrizar, mas fraturas mais graves ou expostas podem levar vários meses. Se você é diagnosticado com uma fratura do osso da canela, siga as instruções do seu médico.

O menor osso do corpo humano é o estribo, localizado na orelha média. Possui cerca de 2,6 a 3,4 mm de comprimento e pesa cerca de 2 a 4,3 mg. O osso mais forte e mais longo da face é a mandíbula. Além disso, é o único osso móvel do crânio.

coxa

O maior músculo do corpo humano é o da coxa, com comprimento de até meio metro.

A tíbia e a fíbula são ossos localizados na perna logo abaixo do joelho. A quebra desses ossos pode ser causada por uma pancada, acidente de carro ou moto, queda ou esmagamento, podendo ser exposta ou não. Em alguns casos é necessário fazer a fixação do osso com um aparelho externo, chamado de fixador externo.

Isto porque a tíbia é revestida por uma membrana muito fina, chamada periósteo, onde se inserem os músculos. Quando esses músculos são muito utilizados, o periósteo fica sobrecarregado e pode inflamar, originando dor na região da canela.

Os pontos devem ser retirados no segundo retorno, em torno de 20 dias; Permanecer sem dar carga de peso corporal no membro operado (em média, só é permitido pisar após 2 a 3 meses de cirurgia, podendo se prolongar mais que isso).

Pessoas que quebraram os ossos e estão em recuperação ou acabaram de se recuperar, podem também sentir mais dor no inverno. Isso acontece porque no frio, as áreas afetadas ficam mais sensíveis e a dor reaparece. Outra possível causa para o aumento da dor nos ossos no inverno é que o sangue flui com mais dificuldade.

Após uma fratura, o osso leva, em geral, entre quatro e seis meses para cicatrizar e se consolidar, independentemente do tipo de tratamento aplicado – com ou sem cirurgia.

Dependendo do padrão de saúde do paciente e da lesão, o osso pode levar de 3 a 4 meses para cicatrizar sem cirurgia. Porém, os cirurgiões podem recomendar uma operação para corrigir a tíbia quebrada.

Consideramos como seqüelas as deformidades e alterações de mobilidade ou sensibilidade que permaneceram após a conclusão do tratamento da fratura. A avaliação das seqüelas foi baseada em critérios clínicos e radiográficos.

Sintomas de fraturas do fêmur
Quando o eixo é fraturado, a coxa fica inchada e a perna parece distorcida e frequentemente mais curta. As pessoas não conseguem ficar de pé ou andar.

Quais são os sintomas de fratura na perna? Logo após o trauma, o paciente sente uma dor que pode chegar ao nível intenso e fica incapaz de andar ou se sustentar sobre a perna lesionada.

Os ossos do crânio, o esterno e as costelas protegem órgãos vitais como o cérebro, coração e pulmões. Esses ossos são denominados ossos laminares.

O paciente pode apresentar dor na região, edema (inchaço), dificuldade para movimentar o local e deformidade ou desvio do osso e da articulação. Como a pseudartrose aparece depois do tratamento para a fratura em si, o mais comum é que o médico ortopedista que realiza o acompanhamento do paciente identifique a condição.

Continuar lendo Por que o nome tíbia?