Quantos cigarros posso fumar durante a gravidez?

Perguntado por: ealvim . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.4 / 5 19 votos

Dessa forma, mesmo apenas 1 cigarro por dia já representa risco para a gestação. Por isso, os especialistas em saúde, especialmente os obstetras e pediatras, reforçam que o recomendável é que as mulheres parem de fumar durante a gravidez e também durante a amamentação.

OS EFEITOS DO CIGARRO NA GRAVIDEZ
Para a mulher, o risco é de ter trombose venosa profunda – o que pode levar à morte. Uma pesquisa das universidades de Durham e Lancaster, no Reino Unido, já até revelou que os efeitos nocivos do fumo durante a gravidez podem ser vistos no rosto do bebê por meio de ultrassom 4D.

Algumas mulheres não conseguem parar de fumar, mesmo quando descobrem a gravidez. Nesse caso, o mais importante é que ela não mantenha o vício escondido nem do médico nem da família. Se existe uma dificuldade para largar o cigarro, é preciso estar aberta para receber ajuda.

Beber durante a gravidez pode causar mais danos ao feto do que um fumar cigarro ou maconha, dizem especialistas.

Proteja-se e crie um ambiente que proporcione segurança e bem-estar para vocês. Se você sentir estresse e inquietude, é um sinal de que o seu corpo está se adaptando à falta de nicotina. Tenha ao alcance das mãos uma fruta ou água, para quando tiver vontade de fumar.

"As mães não devem ser incentivadas a usar cigarros eletrônicos durante a gravidez.

Por isso o mais indicado para as mulheres fumantes que pretendem e estão já tentando engravidar é de parar de fumar pelo menos 6 meses antes, afim que se organismo já esteja mais limpo.

“Normalmente, cervejas sem álcool têm no máximo 0,5% de álcool em sua composição, o que é considerado seguro durante a gravidez. No entanto, a orientação médica é que grávidas não consumam qualquer quantidade de álcool, incluindo essas bebidas”, complementa a especialista.

A alteração do sono do bebê está ligada à quantidade de cigarros consumidos pela mãe. Pelo menos cinco cigarros por dia já são capazes de diminuir a quantidade e qualidade do sono da criança.

Quando a mãe fuma durante a gravidez, há aumento de risco de abortamento, sangramentos e ou- tras complicações. 3. As gestantes que fumam na gravidez geram, em maior propor- ção, crianças com menor peso e menor comprimento. O risco de o bebê nascer com defeitos congênitos também aumen- ta.

Mulheres que desejam engravidar, ou estão grávidas, devem cortar o uso de cigarro imediatamente, pois esse hábito é prejudicial à gestação em todas as fases.

O período mais delicado da gestação corresponde da primeira à 12º semana de gestação, justamente o primeiro trimestre sobre o qual falamos neste artigo. Isso porque é nessa fase que ocorre a formação dos órgãos do feto. Ou seja, é quando há maior risco de ocorrerem doenças ligadas a alterações genéticas.

A cocaina produz retardamento intelectual, má-formações de distintos tipos e síndrome de abstinência de cocaina ao recém-nascido. Além de expor o feto à substâncias por meio da vasodilatação, ou seja, pela dilatação dos vasos sanguíneos e o consequente aumento da pressão intravascular.

Assim, mães fumantes devem aguardar cerca de duas horas após o último cigarro para o início da amamentação. O ideal, no entanto, seria aproveitar para largar o vício. A dificuldade em amamentar pode ocorrer devido a diminuição do nível do hormônio responsável pela produção do leite (prolactina).

Após 12 anos longe dos vícios, o garoto está vivendo em uma rotina saudável, indo à escola e brincando como uma criança normal.

Os investigadores constataram que o adesivo não tem qualquer tipo de efeito nocivo ao nível do desenvolvimento físico do feto: na amostra estudada todos os bebés nasceram dentro do tempo esperado para uma gestação normal e com peso adequado ao seu desenvolvimento.

Posso utilizar os sistemas transdérmicos NiQuitin Clear durante a gravidez? Se estiver grávida ou a planear uma gravidez, deve consultar o seu médico de família antes de usar os Sistemas Transdérmicos NiQuitin Clear.