Quantos cigarros equivale a uma tragada de narguilé?

Perguntado por: voliveira . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 9 votos

100 cigarros

Ministério da Saúde - Uma sessão de narguilé equivale à fumaça de 100 cigarros.

De acordo com o estudo, uma sessão de narguilé expõe uma pessoa cerca de 2,5 mais vezes à nicotina do que o cigarro. Fato é que pessoas que fazem uso do narguilé com frequência relativamente menor do que os fumantes usam o cigarro.

Após 2 horas, não há mais nicotina circulando no sangue. Após 8 horas, o nível de oxigênio no sangue se normaliza.

Em média, um cigarro comum oferece 15 tragadas.

Cada cigarro, CADA UM, possui uma quantidade entre 10 à 20 miligramas de nicotina. Ou seja, no maço com 20 o valor varia entre 200 à 400 miligramas de nicotina. Cada pacote de fumo de narguilé contém 50 gramas, sendo que 50 gramas contém 0,5 miligramas de nicotina.

O vapor penetra mais intensamente nos pulmões. Apesar de alguns usuários presumirem que a fumaça do narguilé seja menos prejudicial do que a do cigarro por passar pela água, que atuaria como um filtro, na verdade, a água tem como função resfriar a fumaça para que ocorra uma inalação mais profunda.

Nociva à saúde, sua fumaça é mais concentrada que a de um cigarro comum. Apenas uma tragada dele equivale a dez do cigarro. Algumas doenças cardíacas também podem aparecer em decorrência da fumaça exalada pelo narguilé, como enfisemas e câncer de pulmão.

Cigarro de palha
A diferença desse tipo para o cigarro industrializado é que o fumo é envolto em palha em vez do papel e não possui qualquer tipo de filtro, sendo a forma mais nociva de inalação da fumaça."

Quando uma pessoa fica 48 horas sem fumar a nicotina já não está mais presente em seu organismo, mas os efeitos do tabagismo ainda ficam presentes por muito tempo. Parar de fumar não é fácil.

Fumar narguilé pode causar tontura devido à inalação de grandes quantidades de fumaça e à exposição ao monóxido de carbono.

Uso de cigarro eletrônico equivale a mais de 20 cigarros convencionais.

Para ter ideia, na traqueia foi observado o início da metaplasia, uma condição comum em gente que usa cigarro. O pulmão, por sua vez, teve inflamação e redução nos espaços onde se dá a troca respiratória. Já a língua mostrou, entre outras coisas, uma inflamação mais intensa.

O uso frequente e contínuo aumenta o risco de doenças periodontais e de lesões na boca e na gengiva, além da alta exposição do usuário ao monóxido de carbono (CO). A longo prazo, o paciente fica exposto ao câncer de boca e à perda dos dentes.

O estudo também apontou que a hipóxia cerebral deixa as pessoas com fala arrastada, movimentos lentos, tonturas, leve tremor, falta de autocontrole, uma sensação de euforia, diminuição da visão e diminuição da capacidade de identificar cores. Esses efeitos tendem a se manter de quatro a seis horas depois do uso.

Há um acúmulo de evidências que sugerem que fumar narguilé e cigarros eletrônicos pode trazer riscos semelhantes ou mesmo maiores que outras formas de uso de tabaco, comprometendo a saúde de seus usuários. “Uma hora de uso do narguilé corresponde a 100 cigarros comuns.

Cada cigarro está tirando 14 minutos da sua vida, diz estudo.

Apesar da aperência diferente e não possuir a mesma quantidade de componentes químicos que um cigarro convencional, o VAPE também é prejudicial a saúde. Quando o vapor do cigarro eletrônico é inalado, ele chega aos pulmões ainda quente.

Herbal: o tabaco herbal produz os fumos sem nicotina, pois é feito de folhas de chá.

Assim como o cigarro eletrônico, o narguilé também é bastante popular entre os jovens, mas uma diferença importante é que ele tem como base o tabaco e vem de uma fonte de combustão. Isso significa que, além da nicotina, ele tem monóxido de carbono e alcatrão, assim como o cigarro tradicional.

Em média, cada cigarro tem um pouco menos de 1 mg de nicotina. Uma vez que um “pod” tem 1,3 ml, nesta concentração de 5% temos 3 maços de cigarro em quantidade de nicotina.