Quantos cérebros têm um pouco?

Perguntado por: amendes . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 7 votos

O que pouca gente sabe é que os polvos possuem 9 cérebros! Um central e um na base de cada um de seus 9 tentáculos!

O elefante
Os elefantes têm o cérebro maior do que qualquer animal terrestre, fazendo parte da lista de animais mais inteligentes do mundo.

Abaixo, conheça algumas das coisas incríveis que aprendemos sobre esses fascinantes invertebrados na obra de Godfrey-Smith. Os polvos têm um sistema nervoso muito desenvolvido. O polvo médio tem cerca de 500 milhões de neurônios ou células cerebrais.

polvo

É o caso do polvo, que conta com dois corações braquiais de cada lado do corpo, responsáveis por oxigenar o sangue bombeando-o através dos vasos sanguíneos das brânquias, e o coração sistêmico, que fica localizado no centro do corpo e bombeia sangue oxigenado das brânquias para o resto do organismo.

Ele possui um coração sistêmico, que é responsável por bombear sangue por todo corpo, e outros três operam de forma auxiliar, ajudando com o sistema circulatório no bombeamento de sangue.

Tarefas bem complexas para tão poucos neurônios, principalmente se compararmos com as formigas ou as moscas que fazem atividades semelhantes e têm 340 mil neurônios.

Nos humanos, ele é de 1,75. Nos cetáceos, chega a 2,7.

Chimpanzé

Chimpanzé Com um DNA que se diferencia muito pouco do homem, o chimpanzé é conhecido por ser o animal mais inteligente em terra.

O cérebro dos golfinhos supera o cérebro humano em muitos aspectos. A complexidade do córtex cerebral dos golfinhos é enorme. O número de neurônios é 50% maior que o do homem.

golfinhos

Cientistas dizem que são os golfinhos os animais com a memória mais longa, exceto os humanos.

"O córtex pré-frontal, a região mais evoluída do nosso cérebro, a região responsável pela nossa regulação emocional, começa a amadurecer a partir dos 3 a 4 anos de idade. E o cérebro só fica completamente maduro por volta dos 25 anos de idade.

O cão tem o dobro de neurónios do gato. Pelo tamanho do cérebro, tanto cães como gatos têm o número de neurónios que se esperaria. O cérebro do gato é sempre menor do que o cérebro do cachorro, mesmo de um cachorro pequeno.

As lulas têm cérebros em formato de rosquinha.
Então, as lulas gigantes têm cérebros no formato de rosquinha. Além disso, o esôfago delas passa direto pelo buraco no meio do cérebro. Por conta disso, as lulas precisam morder a comida para dividi-la em pedacinhos, para que possam passar pelo esôfago.

Essa 'estranha' estrutura cardíaca desse bicho é importante para manter o sangue circulando pelos seus oito braços. Desses três corações, dois recebem o sangue não oxigenado de todas as partes do corpo, mandando o líquido às brânquias, nas quais é oxigenado. Já o coração principal bombeia sangue através do corpo.

azul

Em vez da nossa hemoglobina, os polvos têm hemocianina –em vez de ferro, a proteína do sangue dos animais tem cobre, o que significa que a sua tonalidade é azul.

O coração de titânio pesa apenas 11 gramas – o coração artificial padrão, usado por adultos, pesa 900 gramas – e consegue bombear 1,5 litro de sangue por minuto.