Quantos cérebro tem o sanguessuga?

Perguntado por: eteixeira . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.1 / 5 18 votos

Sanguessugas são animais hermafroditas com 32 cérebros, nove pares de testículos e uma mandíbula com três filas de cem dentes cada uma.

O seu comprimento vai de 6 a 10 cm; a maior sanguessuga do mundo é a Haementeria ghilianii amazônica que mede 30 cm.

A sanguessuga reagirá de imediato, tentando se fixar novamente em sua pele; assim, retire-a rapidamente. Não puxe a sanguessuga com força, pois isso fará com que a ventosa permaneça grudada ao seu corpo.

Muitas vezes, na Bíblia, Deus usa animais ou insetos para descrever pessoas: ovelhas (povo de Deus), bodes (rebeldes), lobos (enganadores maliciosos), porcos (não dão valor ao que é valioso), formigas (diligentes), sanguessuga (pessoa egoísta que só se importa com o que pode receber dos outros).

Porém, alimentar uma sanguessuga não é algo recomendado sem consultar um médico – algumas pessoas são alérgicas à saliva da criatura e há riscos de adquirir uma infecção. As sanguessugas são hermafroditas e podem detectar um corpo devido ao dióxido de carbono exalado pela respiração humana.

As sanguessugas hematófagas são consideradas parasitas porque precisam sugar o sangue de um hospedeiro para sobreviver. Elas se alimentam principalmente do sangue de vertebrados, como bois, cavalos, répteis, peixes, seres humanos etc.

As sanguessugas secretam peptídeos e proteínas que atuam na prevenção de coágulos sanguíneos. Esta propriedade anticoagulante mantém o sangue fluindo para as feridas para ajudá-las a cicatrizar.

Uso medicinal
As sanguessugas consomem sangue preso e melhoram a circulação de tecidos lesionados secretando anticoagulantes naturais. Podem ser vendidas por US$10 cada.

Eles deram à nova espécie o nome de Tyrannobdella rex, que significa "sanguessuga rainha tirana". A criatura, que vive em áreas remotas do alto Amazonas, foi descoberta em 2007, no Peru, quando uma espécie foi retirada do nariz de uma menina que tinha se banhado em um rio.

Sanguessugas são animais hermafroditas com 32 cérebros, nove pares de testículos e uma mandíbula com três filas de cem dentes cada uma.

15 "Duas filhas tem a sanguessuga. 'Dê! Dê!'

Segundo o biólogo Márcio Meiken, esse tipo de sanguessuga encontrada na cachoeira é comum no Brasil, principalmente nessa época do ano, quando as águas ficam mais quentes. "Aqui são encontradas as menores, por volta de um centímetro. Quando ficam cheias de sangue, elas ficam inchadas, mas ainda assim pequenas.

Sanguessugas podem transmitir o Mal de Cadeiras, doença de eqüinos que tem grande importância econômica no Brasil. Sanguessugas são capazes de transmitir o Trypanosoma evansi, parasita de cavalos que causa grande prejuízo à pecuária na região do Pantanal mato-grossense.

Tente soltar as ventosas.
Coloque uma unha ou um dedo na pele ao redor e passe-o por baixo da ventosa, empurrando-a para o lado. Repita na parte de trás da ventosa e empurre a sanguessuga para longe. Empurre a sanguessuga para longe conforme for soltando-a do corpo. Ela vai tentar se agarrar novamente a você.

Relações das sanguessugas com o Homem e outros animais
As sanguessugas têm relações de mutualismo obrigatório com espécies de bactérias, habitantes do seu tubo digestivo; as verdadeiras sanguessugas mantêm essa relação só com uma espécie e as predadoras com várias.

A sanguessuga gruda nas pernas de pessoas que andam descalças por um pântano ou na lama do rio. Sua mandíbulas aguçadas cortam sua pele. Ela suga o sangue da vítima e incha até um ponto em que parece que vai estourar. Esse ser preto e vermelho está sempre com fome.