Quantos centímetros tem que ter o contrapiso?

Perguntado por: ajesus . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
3.9 / 5 4 votos

A espessura do contrapiso pode variar entre de 3 cm a 5 cm, dependendo do tipo de material usado (argamassa ou concreto) ou de acordo com o projeto arquitetônico.

A NBR 13753 recomenda uma espessura média de 1,5cm a 2,5cm.

Em uma situação onde você queira aplicar piso sobre piso em uma cozinha ou banheiro e no restante da casa permanecer com o piso existente, é fundamental se atentar que a instalação do piso novo criará um desnível de pelo menos 1 cm entre esses pisos.

Contrapiso é a camada intermediária, de concreto ou argamassa, que fica entre a estrutura da edificação e o revestimento de piso. Sua espessura é de 3 cm a 5 cm e a instalação é feita em ambientes internos, externos e lajes.

Por isso, antes de fazer o contrapiso é necessário aplicar uma camada de concreto. Esta base tem de 10 a 15 cm de espessura e é feita com concreto de baixa resistência. Este tipo de concreto é chamado popularmente de concreto magro.

Para descobrir quantidade de sacos de cimento que serão utilizados a conta é: cada saco (50kg), correspondente a aproximadamente 38 litros, vamos dividir 300l por 38litros/saco = 7,9 sacos. Isso significa que para cobrir 80m² de parede, serão necessários 8 sacos de cimento.

A areia grossa é a única opção utilizada exclusivamente para concreto e contrapiso. Ela pode ser utilizada para fazer concretagem de diversos itens, como pilares e vigas. Embora a areia média possa também ser usada para alguns tipos de contrapiso e concreto, o contrário não é recomendado.

Macete 02: Não deixe de molhar uma vez por dia o contrapiso para que ele fique bem curado, evitando o esfarelamento da sua superfície. Evite que muitas pessoas trafeguem por cima do contrapiso para evitar o esfarelamento por atrito das botas e carregar sujeira para a superfície que depois irá receber as cerâmicas.

12 latas de areia grossa por 1 saco de cimento...

Pó de brita: Sua malha é de 5 mm, e é muito utilizado para obtenção de concreto com textura fina, como em calçadas, na fabricação de pré-moldados, já que dá maior facilidade de modelagem, como estabilizador de solo na produção de argamassa para o contrapiso.

Considerando uma camada de 4 cm, cada metro quadrado demanda 40 litros de argamassa. Já a quantidade de mão de obra e de ferramentas que serão necessárias depende do tempo em que se deseja terminar todo o processo. Isso porque, cada equipe realiza, em média, 1 m2 de contrapiso a cada 0,4 hora (24 minutos).

O diretor comercial e técnico especialista da Pisopel, João Marcos Pandolfi, explica que quando o piso cerâmico estoura para cima é porque entrou ar debaixo dele e a dilatação faz com que esse fenômeno ocorra.

O espaçamento entre peças indicado é de no mínimo 3mm, resultando em rejunte mais aparente. Retificado: A cerâmica e porcelanato retificado possuem a borda reta e lapidada. Uma tecnologia de corte com alto grau de precisão, que possibilita um espaçamento entre peças menor, como 1mm e 2mm.

O cimento é utilizado para elaborar o concreto, assentar blocos e criar a massa do reboco (que é utilizada como acabamento depois de erguida a parede). Já a argamassa é utilizada para fazer o assentamento dos pisos, enquanto o rejunte é utilizado para fazer o acabamento entre as juntas dos pisos.

O contrapiso é a primeira demão de concreto que é aplicada em cima da terra para então formar o que é chamado de piso. O contrapiso não precisa ser absolutamente nivelado, mas ele é a chave para um revestimento duradouro e de qualidade.