Quantos centímetros o cabelo cresce em 2 anos?

Perguntado por: rcavalcante . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 14 votos

Os especialistas apontam que o fio cresce, em média, um milímetro a cada três dias, ou cerca de 1 centímetro ao mês - o que resultaria em uma média de 12 centímetros por ano. E ao contrário do que parece, cabelos lisos, cacheados e crespos crescem exatamente na mesma velocidade.

Em média, os fios crescem de um a 1,5 centímetro por mês.

Qual é a vitamina que faz o cabelo crescer? As vitaminas A, C, D, E e do complexo B podem ajudar a manter o processo de crescimento de novos fios saudável.

'Para ter um cabelo na cintura demora-se de 4 a 5 anos' Segundo a especialista, o crescimento médio de todo cabelo é cerca de 1 centímetro por mês.

Saber o tempo de crescimento
De uma forma muito geral, um cabelo na altura dos ombros leva de seis a oito meses para crescer. Isso se a pessoa tinha um cabelo bem curto. Para ficar nas costas. Aí o tempo aumenta e passa de um ano, podendo ser de um ano e dois meses até dois anos.

Mas acreditar que o cabelo preto cresce mais que o loiro é pura ilusão. Isso porque não existe comprovação científica dessa afirmação. Sabemos que todos os tipos de cabelo crescem 1 centímetro por mês, totalizando 12 centímetros por ano.

A babosa é rica em nutrientes e vitaminas (A, B1, B2, B3 E B6), o que faz com que suas madeixas fiquem mais saudáveis com o tratamento. Além disso, ela conta com enzimas que auxiliam na remoção de células mortas do couro cabeludo, ajudando a fazer o cabelo crescer mais rápido e saudável.

Foi só as Kardashians revelarem que a água de arroz faz o cabelo crescer para as buscas pelo método crescerem. Mas será que isso funciona mesmo? Para o tricologista Luciano Barsanti, presidente da Sociedade Brasileira de Tricologia (SBTri), a técnica não tem nenhuma utilidade.

Taxa de crescimento capilar
Cada folículo produz cerca de 0,3 a 0,4 milímetros de cabelo ao dia. Portanto, é esperado que cada fio tenha um crescimento médio de 1 centímetro ao mês. Entretanto, essa taxa de crescimento pode variar dependendo de alguns fatores como, por exemplo, o tipo de cabelo.

De forma geral, os cabelos crescem de 1 a 1,5 cm por mês. Claro, essa é uma estimativa e alguns fatores podem interferir nesse processo, como químicas, uso de acessórios de calor, exposição ao sol, alimentação, etc.

A Ampola Concentrado Capilar Crescimento Fortalecido Skafe promete estimular o crescimento saudável dos fios. Rico em nutrientes essenciais e ativos super concentrados, ele revitaliza a fibra capilar, nutre, hidrata intensamente e fortalece os cabelos.

8 remédios mais utilizados para crescer cabelo

  • Viviscal. O Viviscal é um complexo capilar usado para promover o crescimento natural do cabelo em pessoas que sofrem com queda dos fios. ...
  • Biotina. ...
  • Finasterida. ...
  • Minoxidil. ...
  • Nutrafol. ...
  • Cortisona. ...
  • Nioxin para crescer cabelo. ...
  • Difenilciclopropenona.

O minoxidil aumenta a circulação sanguínea onde é aplicado, seja na cabeça, na região da barba ou nas sobrancelhas. Assim, ele estimula o crescimento dos fios ao prolongar a fase anágena — ciclo responsável pelo nascimento do cabelo.

Brincadeiras à parte, aparar as pontinhas dificilmente vai estimular algum crescimento milagroso das suas madeixas.

O ideal é higienizá-lo pelo menos 1 vez na semana. Para um cabelo saudável, com bom crescimento, é fundamental cuidar bem do couro cabeludo, pois tudo começa por ali! Equilíbrio é tudo na vida! Por isso, lavar o cabelo de 3 a 4 vezes na semana é o cenário ideal.

Produtos químicos e má alimentação atuam contra o crescimento do cabelo. Dra. Gabriella explica o que pode estar por trás do baixo desenvolvimento dos fios: “O fumo, o estresse, a deficiência nutricional, doenças crônicas e desordens hormonais podem atrapalhar o crescimento dos cabelos”.

Naturalmente, um cabelo saudável cresce de 1 cm por mês. E não existe receita mágica, nem produto nenhum que seja capaz de acelerar esse ritmo. E isso quem diz não sou eu, mas a Dra Lilian Brasileiro, dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. “O cabelo cresce, em média, 0.03 mm a cada três dias.

Por que meu cabelo cresce na raiz, mas não no comprimento? Quando isso acontece, na verdade, o problema é a quebra dos fios. O excesso de química, como coloração, descoloração e alisamentos, alteram o pH dos fios, criam pontas duplas, enfraquecem o cabelo e favorecem a quebra.

O ritmo do crescimento capilar é de, em média, de 1cm a 1,5cm por mês mas pode variar de mulher para mulher dependendo de alguns fatores como genética, rotina de cuidados e alimentação. Para conseguir madeixas longas é preciso cuidar de todas as partes dos fios e não apenas do couro cabeludo.

Mudanças hormonais
Tanto processos naturais do corpo (como a puberdade, a gravidez e a menopausa), quanto doenças hormonais (como as disfunções da tireoide) podem causar mudança no ritmo de crescimento do cabelo, que pode ser retardado ou acelerado — além de provocar até mesmo a queda capilar.

Um truque infalível para quem quer deixar os fios com aparência mais longa é apostar na divisão central. Além de ser tendência, a risca ao meio diminui o volume dos cabelos, fazendo com que estes pesem mais e consequentemente pareçam mais compridos.