Quantos centímetros o cabelo cresce durante a gravidez?

Perguntado por: dlopes . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 20 votos

O cabelo cresce de um a dois centímetros por mês e essa fase é mais longa nas mulheres.

O corpo passa por muitas mudanças na gravidez, e uma delas acontece com o cabelo. Os fios, por conta dos hormônios, costumam ficar mais bonitos e brilhantes durante a gestação e sofrem com a queda hormonal no organismo depois que o bebê nasce.

O cabelo durante a gravidez
O número de fios perdidos diariamente é reduzido durante a gestação, pois estes hormônios influenciam os folículos capilares a permanecerem em sua fase de crescimento (fase anágena) por mais tempo do que normalmente.

Portanto, aquele cabelo formado ainda no útero da mãe vai cair totalmente, por volta dos 4 meses de vida, e nascer de novo. Não há motivos para preocupação.

Os especialistas apontam que o fio cresce, em média, um milímetro a cada três dias, ou cerca de 1 centímetro ao mês - o que resultaria em uma média de 12 centímetros por ano. E ao contrário do que parece, cabelos lisos, cacheados e crespos crescem exatamente na mesma velocidade.

Alisar os cabelos com produtos químicos (técnica do alisamento japonês, por exemplo); Fazer escovas progressivas; Realizar a técnica de cachos permanentes.

A gravidez deixa a pele oleosa? A resposta para essa pergunta é: não, a gestação em si não gera cravos, espinhas e pele oleosa na gravidez. Porém, os medicamentos que muitas mulheres tomam no começo da gestação, como o ácido fólico, podem contribuir para o surgimento da acne na maioria das grávidas.

Assim, se o HCG da mulher grávida de uma menina tende a ser maior, seria possível que as taxas de progesterona e estrógeno também aumentassem com maior rapidez, causando o aparecimento de espinhas. Para continuar a leitura e saber mais detalhes, acesse o blog Mil Dicas de Mãe, parceiro do Metrópoles.

É verdade que a barriga cresce mais (ou mais rápido) na segunda gestação? Essa é uma crença comum entre as tantas que estão envolvidas quando o tema é gestação. Mas a verdade é que a barriga da segunda gravidez não cresce mais, nem em uma velocidade maior do que a da primeira.

Hormônios andrógenos como testosterona, DHEA, são os hormônios principais que ditam crescimento de cabelo.

De forma geral, os cabelos crescem de 1 a 1,5 cm por mês. Claro, essa é uma estimativa e alguns fatores podem interferir nesse processo, como químicas, uso de acessórios de calor, exposição ao sol, alimentação, etc.

Qual é a vitamina que faz o cabelo crescer? As vitaminas A, C, D, E e do complexo B podem ajudar a manter o processo de crescimento de novos fios saudável.

Uma dica super valiosa e que funciona, para quem está com a raiz alta e não pode fazer procedimento químico é o uso do gel na mesma e creme de pentear no comprimento. O gel dá o efeito de “relaxamento temporário” igualando a textura do comprimento e deixando os fios mais harmoniosos.

O ácido fólico e o cabelo
Ele reduz a perda dos fios e estimula o crescimento do cabelo. Esse efeito ocorre porque as vitaminas do complexo B agem diretamente no folículo capilar. A vitamina B9 é ainda mais estimuladora do cabelo, sendo responsável pela distribuição dos nutrientes dos alimentos.

Interaja com a barriga
Desde a barriga, o bebê pode reconhecer a voz do pai. Durante a gestação, os sons são amplificados para o bebê e, assim que nasce, ele já tem uma base para distinguir a voz do pai. A relação entre o bebê e o pai é importante desde o início e é construída a partir de diversos momentos de troca.

Entre 26 e 28 semanas já é possível ver cabelo do bebê pelo ultrassom. Inclusive nessa fase já conseguimos ver se ele tem muito ou pouco cabelo e mais pra frente visualizamos se ele será cabeludo. Os cabelos do bebe já têm uma coloração definida. Mas essa característica pode mudar quando a criança nascer.

Quando a mãe tem cabelo liso e o pai cabelo cacheado, o bebê tem 50% de chances de nascer tanto com o cabelo liso quanto cacheado. O que determinará o tipo de cabelo da criança é o gene dominante, ou seja, qual dos dois genes, da mãe ou do pai, prevalecerá.

Em geral, o cabelo cresce cerca de 1 a 1,5 cm por mês em média. Isso significa que, em teoria, o cabelo pode crescer até 4 cm em um período de três meses. No entanto, a velocidade de crescimento do cabelo varia de pessoa para pessoa e depende de vários fatores, como idade, genética, dieta e saúde geral.