Quantos centímetros até o hímen?

Perguntado por: acaetano2 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 13 votos

Para as pessoas que têm, pode ser fácil de detectar – geralmente, está dentro de 1-2 centímetros da abertura vaginal. “Dra., e como o sangue menstrual passa pelo hímen?”. A passagem de sangue acontece pois o hímen tem um ou mais buracos para deixar o fluxo passar naturalmente.

Apesar da elasticidade do tecido, todo hímen pode ser rompido, mesmo que seja complacente. Assim, é aconselhado manter as relações sexuais e assim haver o rompimento do hímen de forma natural. No entanto, o hímen complacente pode não se romper mesmo após várias penetrações, se rompendo somente durante o parto normal.

Anular:este é o tipo de hímen mais comum. Ele tem formato de anel, como o próprio nome diz, e possui um furinho no meio, por onde passa o sangue de menstruação. Em geral, durante a primeira relação sexual com penetração, ele se expande e rompe.

“O hímen é uma membrana que fica na entrada da vagina e não possui terminações nervosas, então ele não deve doer. Muitas vezes, em casos de meninas e mulheres que acabaram de iniciar a vida sexual, essa dor pode estar relacionada à própria contratura da região vaginal e à tensão do momento.

Vale a pena lembrar também que o rompimento do hímen (pequena membrana que está a poucos centímetros da entrada da vagina) também pode provocar um pouco de dor na primeira tentativa. Mas essa é uma dor, em geral, suave.

Para as pessoas que têm, pode ser fácil de detectar – geralmente, está dentro de 1-2 centímetros da abertura vaginal.

O hímen nada mais é do que uma fina pele presente no início do canal vaginal. Se você tiver um, ele pode facilmente ser visto com um espelho.

Por meio de um exame ginecológico, o médico pode observar se o hímen já foi ou não rompido.

Sim, é possível "perder a virgindade" com o dedo, se perder a virgindade nesse caso significa o rompimento do hímen. Qualquer objeto introduzido na vagina, inclusive os dedos, pode romper o hímen, o que está usualmente associado à perda da virgindade.

O corpo não muda após a primeira relação sexual o que acontece é que se tiver a primeira relação na puberdade o corpo está em fase de transformação tanto o físico quanto o emocional.

O hímen imperfurado é muito raro. Nesse caso, o hímen é fechado e cobre completamente a entrada da vagina (como um lacre). Isso impede a menstruação de escoar pela vagina. O sangue preso pode provocar dores no abdômen e na pélvis.

Alguns tipos de hímens são mais resistentes, como é o caso do septado. Ele possui apenas um orifício, mas conta com uma pele que o divide em dois, o que pode dificultar as primeiras relações sexuais. Caso isso ocorra, a situação é facilmente resolvida por meio de um procedimento ambulatorial que remove essa membrana.

No período pós-sexo, as partes do corpo mais afetadas, geralmente, são a parte interna das coxas, a região pélvica, a entrada da vagina e até o ânus. Essa dor costuma surgir de 24 até 48 horas depois do ato sexual.

Após a primeira relação sexual com penetração vaginal costuma ocorrer sangramento devido ao rompimento do hímen, a pequena pele localizada na entrada da vagina das mulheres que nunca tiveram penetração vaginal. Esse sangramento pode ser vermelho vivo ou amarronzado e durar até quatro ou cinco dias.