Quantos casos de gordofobia existem no Brasil?

Perguntado por: asanches . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.6 / 5 5 votos

Desde 2009, 756 processos envolvendo gordofobia passaram na Justiça em todo o país. Destes casos, 108 tramitaram em 2022 – contando apenas até outubro, último mês com dados contabilizados pela pesquisa.

A gordofobia é um termo usado para descrever a discriminação e o preconceito contra pessoas obesas. Ela se manifesta de várias maneiras, desde piadas e comentários humilhantes. Pode acontecer em diferentes contextos, como no ambiente de trabalho, na escola, na família e na sociedade em geral.

Já em 2022, o número subiu para 863.083 brasileiros diagnosticados com o mais grave nível de obesidade, totalizando 4,07% da população. Esse ponto percentual representa um crescimento de 29,6% em apenas 4 anos.

Gordofobia no Brasil
A expressão gordofobia e a temática ganharam força no Brasil em 2009, quando surgiu a personagem gorda Perséfone, interpretada pela atriz Fabiana Karla, na novela “Amor à Vida”. O objetivo da personagem na trama era perder a virgindade já na fase adulta.

Art. 2º - Qualquer ato de gordofobia é considerado crime, passível de pena de reclusão de 2 (dois) a 5 (cinco) anos. §1º A pena será aumentada de 1/3 (um terço) se o crime é cometido contra uma criança ou adolescente.

No Brasil, a gordofobia não é crime, mas pode ser enquadrada por injúria e danos morais, ou seja, o abusador pode ser processado nas esferas criminal e cível.

Empregado que sofreu GORDOFOBIA receberá indenização de R$ 30 mil! Fonte: TRT-2: Empregado que sofreu gordofobia será indenizado em R$ 30 mil . Site Migalhas. Publicado em: 29 de outubro de 2022....

dia 16 de janeiro

Art. 1º - Fica instituído o dia 16 de janeiro de todos os anos como o dia nacional de combate a gordofobia.

O preconceito contra pessoas gordas não existe no código penal para ser considerado crime, mas todo aquele que tem seu psicológico abalado por ofensas, bem como os direitos da personalidade atingidos, como o nome, a honra e a intimidade tem direito à indenização por injúria e danos morais, que são da esfera criminal e ...

A socióloga e professora da Universidade da Califórnia Irvine, Sabrina Strings, estuda há anos esse tema. E, segundo a tese desenvolvida por ela, o surgimento da gordofobia estaria ligado ao início da escravidão africana na Europa e América.

Apoie o conteúdo produzido por pessoas gordas: leia livros, ouça podcast, frequente eventos. Respeite os assentos preferenciais em universidades ou transporte público. Evite expressões gordofóbicas e entenda que se alguém aponta alguma atitude, seu papel é o de escuta ativa e respeito pela pessoa gorda.

Espalhados ao redor do mundo, os sete países que, atualmente, têm mais pessoas com obesidade, segundo levantamento, são: Estados Unidos – 77.020.887. China – 66.469.734. Índia – 46.914.668.

ouvir: Em 2022, 9% dos jovens brasileiros com idade entre 18 e 24 anos tinham índice de massa corporal (IMC) igual ou maior que 30, o que configura obesidade. Já em 2023, esse percentual saltou para 17,1% – um aumento de 90%.

Como combater a gordofobia
Combater a gordofobia implica uma melhora nas políticas de contratação das empresas, um esforço dos profissionais de saúde para não realizar prejulgamentos, inclusão das pessoas com excesso de peso em esportes coletivos e uma maior educação na escola sobre as diversidades corporais.

A gordofobia é caracterizada por um preconceito contra pessoas gordas e que se manifesta, desde atitudes e falas, até toda a estrutura da sociedade. É achar que pessoas gordas, necessariamente, não são saudáveis. Ou que são engraçadas e atrapalhadas. Que querem – ou deveriam querer – emagrecer.

A gordofobia é um preconceito contra pessoas gordas e que se manifesta, desde atitudes, falas, representações negativas e barreiras para a inclusão de corpos gordos, até toda a estrutura da sociedade. Trata-se de achar que pessoas gordas, necessariamente, não são saudáveis.

Como a escola pode prevenir a gordofobia entre alunos
“Dentro da sala de aula é possível utilizar materiais variados pensados para trabalhar de maneira educativa e preventiva sobre o respeito à diversidade de corpos. Há conteúdos que trazem a questão para o debate antes que seja um problema real vivido no colégio.

“A gordofobia afeta muito a nossa autoestima, a nossa autoestima de forma geral, não só de se olhar no espelho e não se sentir bonita, mas de não se sentir capaz de desempenhar nenhuma tarefa”, destacou.

A origem do termo ainda é desconhecida. Alguns afirmam que a expressão vem do inglês fatphobia e significa: aquele que teme ou tem uma percepção negativa de pessoas gordas e/ou da obesidade.

Confira 3 delas a seguir:

  1. Entender que pessoas gordas não são doentes só por serem gordas.
  2. Perder o medo de dizer a palavra GORDA sem achar que é ofensa.
  3. Não assumir automaticamente que toda pessoa gorda quer emagrecer.

A gordofobia é um preconceito estrutural que afeta toda a sociedade, tanto pessoas gordas quanto pessoas magras, em diferentes graus. Se manifesta pela aversão ao corpo gordo, ao medo de engordar e aos fatores limitantes ao corpo gordo, como ser impedido de utilizar serviços e acessar espaços.