Quantos carneiros por metro quadrado em confinamento?

Perguntado por: edamasio . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.3 / 5 18 votos

O recomendado é 1 m2/animal.

Carneiros adultos devem ser alimentados preferencialmente à base de volumosos de boa qualidade e pequena quantidade de ração concentrada, com 14-16% de proteína bruta, na quantidade máxima de 0,5 a 0,7 kg/dia dependendo da idade e do peso dos animais.

Considerando a carga de 400 kg ou uma cabeça adulta por hectare/ano.

Eles comem à vontade, no mínimo três vezes por dia, uma ração específica para ovinos. E assim, engordam 300 gramas por dia. Com seis ou sete meses já estão prontos para o abate, como é o caso de um carneiro macho, da raça Santa Inês, que nem trocou os dentes ainda.

Você sabia que dá para lucrar até cinco mil reais por trimestre com a criação de ovinos? A atividade pode começar em uma área de dois hectares e com cem animais. O investimento inicial é de cerca de 80 mil reais.

A recomendação vem do tamanho da área (40 m² no mínimo) da qual o carneiro necessita. Além disso, é importante que o local esteja distante do fluxo de pessoas e veículos, pois esse ovino não suporta barulho.

As principais raças de ovinos que proporcionam uma carne de alta qualidade para o mercado são:

  • Suffolk;
  • Hampshire Down;
  • Ile de France;
  • Texel,
  • Poll Dorset;
  • Santa Inês;
  • Morada Nova;
  • Bergamácia.

Qual o tamanho ideal dos piquetes? Isso vai depender do sistema de criação. No extensivo, os piquetes são grandes. Já no intensivo, o ideal é que sejam pequenos, em torno de 2 hectares, o que permite melhor manejo das pastagens.

No período das chuvas, os cordeiros apresentam ganho de peso diário variando de 40 g a 100 g, ou seja, em dez dias ganham de 400 g até 1 kg de peso vivo. Quando suplementados com ração, podem chegar até 180 g por dia. Animais com até 12 meses (dente de leite) apresentam melhores desempenho na engorda.

aproveitará melhor o potencial de ganho de peso dos animais e a média final pode ser bem superior à encontrada. Nos primeiros 42 dias, os ganhos de peso por dia foram em torno de 160 gramas por animal, o que resulta em ganhos de mais de 11kg/ha. Neste caso, os animais ganhariam quase 5 kg por mês.

Nas dietas utilizadas para terminação em confinamento de ovinos e caprinos, a principal fonte de energia proveniente dos carboidratos não fibrosos é o amido, presente no milho, sorgo e mandioca que são os principais concentrados energéticos fornecidos aos referidos animais.

Aruana e Panicum maximum cv. Tamani) são naturalmente as mais indicadas para serem pastejadas pelos ovinos e caprinos. As cultivares de Panicum Zuri, Mombaça e Tanzânia trazem bastante dificuldade em se manter o porte baixo.

Ou seja, o piquete tem capacidade de alimentar 142 cordeiros de 35kg por 2 dias de ocupação.

O ovino Santa Inês é um animal desprovido de lã, de elevada estatura, pernas compridas, orelhas longas. As ovelhas pesam entre 50 e 60 kg e os machos ao redor de 100 kg.

Consomem ao redor de 3-3,5% do peso vivo em matéria seca. Devem receber pastagens de boa qualidade ou serem suplementadas com ração concentrada com 14 -16 % de PB (300-600 g/dia).