Quantos capítulos tem o livro de Daniel?

Perguntado por: ogalvao8 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 16 votos

“O livro tem duas divisões: os capítulos 1–6 contêm histórias a respeito de Daniel e seus três companheiros; os capítulos 7–12, suas visões proféticas” (Guia para Estudo das Escrituras, “Livro de Daniel”).

12 Então me disse: Não temas, Daniel; porque desde o primeiro dia em que aplicaste o teu coração a compreender e a humilhar-te perante o teu Deus, são ouvidas as tuas palavras, e por causa das tuas palavras eu vim.

O Livro de Daniel é um dos livros do Tanakh (visão judaica) ou do Antigo Testamento (visão cristã) da Bíblia, cujo título é derivado do nome do profeta. A autoria do livro é atribuída tradicionalmente a Daniel; Cristo também apóia esta posição em Mateus 24:15–16.

“Nada é conhecido de seus pais, mas parece que era de descendência real (Daniel 1:3); ele foi levado cativo para a Babilônia [na primeira deportação dos judeus em aproximadamente 605 a.C.] e recebeu o nome de Beltessazar (1:6–7)” (ver Guia para Estudo das Escrituras, “Daniel”).

O personagem bíblico Daniel orava 3 vezes ao dia (Daniel 6:10). Na realidade o ponto em questão não é quantas vezes oramos, mas sim, se vivemos diante da presença de Deus em comunicação aberta com Ele. José, Moisés, Daniel são alguns exemplos de pessoas que tinham a percepção da presença de Deus.

Porquanto, o livro do profeta Daniel nos revela o destino da humanidade e do povo judeu, destacando para nós quais são os impérios mundiais, quando e como será o tempo do fim, quando se dará a vinda do Messias e quando virá sobre nós o reino de Deus, dando fim aos pecados, de modo a restaurar todas as coisas ao Criador ...

Não importa o que acontecesse, Daniel era um mensageiro fiel de Deus para seus poderosos captores. "Nenhum Homem Sábio, Feiticeiro, mágico ou adivinho pode explicar ao rei o mistério que ele perguntou, mas há um Deus no céu que revela mistérios. Ele mostrou ao rei Nabucodonosor o que acontecerá nos próximos dias."

Ao estudar o livro de Daniel, os alunos podem aprender a importância de permanecer fiéis a Deus e qualificar-se para receber as bênçãos que Ele dá àqueles que são fiéis a Ele (ver Guia para Estudo das Escrituras, “Livro de Daniel”).

tudo do livro de Daniel significa o estudo da profecia, que trata do nosso futuro. Graças a este estudo, nós, como cristãos, podemos obter uma melhor compreensão da Bíblia e, claro, de Deus.

A Bíblia relata algumas características de Daniel: Integridade e poder do Espírito Santo (1.6-8): Daniel teve um firme propósito de não se contaminar. Sem dúvida isso foi a base de sustentação da sua vida. Deus primeiro fez uma obra nele, para depois realizar algo através dele.

O conteúdo do livro se divide em duas partes. A primeira são histórias a respeito de Daniel e dos seus três companheiros, que estavam vivendo na Babilônia, para onde haviam sido levados como prisioneiros pelo rei Nabucodonosor.

Por 21 dias, Daniel decidiu jejuar para buscar favor, sabedoria e entendimento da parte de Deus. Hoje em dia, entre as coisas que mais atrapalham a nossa comunhão com Deus estão as distrações toda forma de entretenimento e informações seculares que nos bombardeiam o tempo todo.

4 Orei ao Senhor, o meu Deus, e confessei: Ó Senhor, Deus grande e temível, que manténs a tua aliança de amor com todos aqueles que te amam e obedecem aos teus mandamentos, 5 nós temos cometido pecado e somos culpados. Temos sido ímpios e rebeldes, e nos afastamos dos teus mandamentos e das tuas leis.

Daniel, cujo nome babilônico era Beltessazar, ficou perplexo por algum tempo, e os seus pensamentos o deixaram aterrorizado. Então o rei procurou deixá-lo à vontade, dizendo: “Beltessazar, não te deixes abalar pelo que te foi revelado acerca do meu pesadelo.

Lia (Esposa de Daniel)

Daniel filho de Davi, também chamado de Quileabe, foi o segundo filho do rei Davi com Abigail. Ele era mais velho que seus irmãos Absalão e Adonias, porém nada mais é registrado sobre ele (1Cr 3:1).