Quantos capítulos tem o Evangelho de Mateus?

Perguntado por: nnovais . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.2 / 5 18 votos

Quantos capítulos e versículos tem cada um dos livros da Bíblia?

LivroCapítulos
46Malaquias4
47Mateus28
48Marcos16
49Lucas24

A melhor forma de ler e compreender o Evangelho de Mateus é perceber que o próprio Jesus (sua pessoa, ideias, estilo de vida, ações) é a Lei de Deus. Viver como Jesus é viver a Lei de Deus.

O tema principal em Mateus é de que Jesus Cristo veio estabelecer Seu reino na Terra. Mateus mencionou “o reino dos céus” inúmeras vezes e ele é o único autor dos evangelhos a incluir ensinamentos de Jesus que mencionam a “igreja” (ver Mateus 16:18; 18:17).

O Livro de Obadias, também chamado de Livro de Abdias na Bíblia católica, faz parte da Bíblia hebraica, da qual é o menor livro, com apenas um capítulo, vem depois do Livro de Amós e antes do Livro de Jonas.

E foi provavelmente de Antioquia, pelos anos 80 d.C., que Mateus escreveu o seu evangelho para essas comunidades que tinham nascido na Palestina. Isso explica um pouco as preocupações de Mateus. Ele é um judeu convertido ao cristianismo e se dirige ao mesmo tipo de pessoas.

9Partindo dali, Jesus viu um homem chamado Mateus, sentado na coletoria de impostos, e disse-lhe: 'Segue-me! '

Quantos livros, capítulos e versículos há na Bíblia evangélica?

Antigo TestamentoNovo Testamento
Livros3927
Capítulos929260
Versículo23.1467.957

Oferta de Deus”. Nome de um dos doze apóstolos de Jesus, depois de ter sido coletor de impostos em Jerusalém. Indica uma pessoa equilibrada e muito racional, que não gosta de magoar ninguém e procura sempre ser gentil nas suas palavras.

Embora o público-alvo de Mateus fosse constituído por judeus, ele desejou mostrar que as boas novas de Jesus Cristo são universais e inclusivas. Por isso, ele cita as palavras de Jesus com um forte imperativo: “fazei discípulos de todas as nações” (Mt 28,19).

Mateus, também chamado de Levi é filho de Alfeu conforme os Evangelhos de Marcos e Lucas (Marcos 2,14) (Lucas 5, 27). Antes de ser chamado para seguir Jesus, Mateus era um coletor de impostos do povo hebreu, durante a dominação romana.

Mateus: Segundo a tradição, morreu de morte natural na Etiópia ou na Macedônia. Tiago: Filho de Alfeu, um livro do seu tempo relata que ele foi apedrejado pelos judeus, em Jerusalém, por pregar Cristo.

Todos os apóstolos, por exemplo, eram casados, e nos textos sagrados nunca se fala de suas mulheres e filhos. Só uma vez se nomeia de passagem a sogra de Pedro, a quem Jesus curou de uma doença.

Mateus inicia seu testemunho com a história de uma importante família para mostrar que Jesus era descendente de Abraão e do rei Davi. Ser descendente de Abraão era importante porque Deus havia prometido a Abraão que seus descendentes abençoariam e levariam a salvação a todo o mundo.

Mateus, o primeiro livro do Novo Testamento, apresenta Jesus como o Messias prometido por Deus no Antigo Testamento. Marcos apresenta Jesus como o servo de Deus, que veio à terra a fim de cumprir as ordens do seu Pai. Lucas, por sua vez, o anuncia como o Filho do Homem, como forma de mostrar o lado humano de Cristo.

A Igreja está espalhada por todo o mundo e o mundo tem quatro regiões e, portanto, convém que existam apenas quatro evangelhos, como existem quatro pontos cardeais”.

Dessa forma, os quatro primeiros livros do Novo Testamento que registram a vida de Jesus são chamados de “evangelhos” ou “boas novas”, os quais são atribuídos a Mateus, Marcos, Lucas e João.