Quantos capítulos tem no livro de Provérbios?

Perguntado por: hgaspar . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 2 votos

Entre os 31 capítulos é fácil entender porque outros governantes contemporâneos de Salomão vieram de longe para ouvi-lo falar, como foi o caso da visita da rainha de Sabá, que além de testificar que verdadeiramente Salomão era rico em sabedoria e excelente líder, trouxe como oferta para o rei especiarias nunca antes ...

Número de páginas: 88 páginas.

Famoso por ter governado Israel durante quarenta anos, Salomão escreveu cerca de mil cânticose três mil provérbios.

Os Provérbios servem para podermos entender a sabedoria e o caminho da vida de forma clara e mais objetiva. Ensina-nos a caminhar com menos erros, de uma forma mais leve e mais prática. Provérbios não é nenhum livro de auto-ajuda, nem receita de bolo testada.

O livro de Provérbios pode ser dividido da seguinte maneira: Parte I: A sabedoria deve ser a filosofia de vida do discípulo em virtude de sua essência e excelentes resultados – 1:1 – 9:18. Parte II: Provérbios de Salomão – 10:1 – 22:16. Parte III: Provérbios dos sábios – 22:17 – 24:34.

Salomão

Quem escreveu esse livro? Parte do livro de Provérbios é atribuída a “Salomão, filho do rei Davi, rei de Israel” (ver Provérbios 1:1; 10:1; 25:1; ver também I Reis 4:32; Guia para Estudo das Escrituras, Provérbios, o Livro de Provérbios”; scriptures.LDS.org).

Provérbios e ditados são expressões ditas no dia a dia, no discurso informal, cujas origens são das experiências humanas. Estas frases populares carregam consigo um conhecimento, por isso transmitem sabedoria de quem fala e lição para quem ouve. O nome “provérbio” origina-se do latim proverbium.

Deus é capaz de oferecer discernimento e prudência para os filhos que se afastem dessas vozes. Quem planeja o mau, o faz contra a sua própria vida. As pessoas que trilham esse caminho não percebem isso e muitas vezes são cegadas por sua própria ganância, mas quem assim procede a si mesmo se destrói.

O autor desse provérbio, Agur, demonstra desde o início sua humildade, rejeitando todas as formas de arrogância, com uma eloquência singular, abre seu texto com perguntas retóricas, para exaltar a grandeza de Deus.

30 Enganosa é a graça, e vã a formosura, mas a mulher que ateme ao Senhor, essa será louvada. 31 Dai-lhe do fruto das suas mãos, e louvem-na nas portas as suas obras.

O Livro dos Provérbios levou séculos antes de ficar pronto como nós o conhecemos. Iniciou no tempo do rei Salomão (970-931 AC) e foi concluído por volta de 400 AC.

Dos três mil provérbios, muito menos da metade está na Bíblia, sob o título Provérbios de Salomão. Se cada versículo de Provérbios fosse um provérbio, teríamos então 915 provérbios, somente um terço de toda a sua produção.

A tradição judaica e cristã considera que Salomão foi o autor inspirado do livro de Provérbios. Somente os capítulos 30 e 31 são atribuídos a Agur e Lemuel, respectivamente. O nome Lemuel é de origem hebraica e significa “consagrado, separado ou dedicado a Deus”.

Provérbios 1.7
O temor do Senhor é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino. O tema principal de Provérbios e a contribuição decisiva do antigo Israel para a busca humana por conhecimento e entendimento. O temor do Senhor é a única base do verdadeiro conhecimento.

Os 7 princípios do Rei Salomão

  • 1 – Tenha um plano antes de investir.
  • 2 – Seu dinheiro é sua responsabilidade.
  • 3 – Evite acreditar em promessas de riqueza rápida.
  • 4 – Escolha bem os conselhos que irá ouvir.
  • 5 – Seja generoso.
  • 6 – Viva abaixo dos seus ganhos.
  • 7 – Seja paciente e constante.