Quantos CAP tem Tieta?

Perguntado por: ucastro . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.2 / 5 11 votos

196 capítulos

Tieta é uma telenovela brasileira produzida pela TV Globo e exibida de 14 de agosto de 1989 a 31 de março de 1990, em 196 capítulos. Substituiu O Salvador da Pátria e foi substituída por Rainha da Sucata, sendo a 41.ª "novela das oito" produzida pela emissora.

Tudo isso ela parece ser. Vem com Tieta (Betty Faria) de São Paulo, para férias em Santana do Agreste. Para todos, ela é filha do falecido Comendador Felipe Cantarelli, suposto esposo de quem Tieta ficou viúva. DONA MILU (Míriam Pires) — Mãe de Carmosina (Arlete Salles), viúva há muitos anos.

Na novela, Tieta foi encarnada por Betty Faria. Contudo, Sônia Braga afirmou, em 1996, que o papel já era prometido a ela diretamente por Amado, muito antes das filmagens da telenovela.

Tieta (1989)
Vinte e cinco anos depois, ela volta para a cidade com um único objetivo: se vingar da família que a deserdou. Enquanto todos achavam que ela estava morta, Tieta interrompe uma missa que estava sendo rezada em sua homenagem, chocando toda a cidade.

Osnar (José Mayer) nunca se casou, Amintas (Roberto Bonfim) é um solteirão convicto e Timóteo (Paulo Betti) se casou com Elisa (Tássia Camargo), irmã mais nova de Tieta (Betty Faria).

Qual é o segredo de Leonora em Tieta? Apesar de dizer para todos que era casada com o milionário Comendador Felipe Cantarelli, de quem teria ficado viúva, a verdade é que Tieta se tornou uma prostituta quando foi para a capital paulista.

A protagonista da obra é Tieta, menina/mulher com forte apelo sexual, que é expulsa pelo pai e humilhada diante de toda a cidade, Sant´Anna do Agreste, para a felicidade da irmã beata Perpétua.

Para o público, o segredo perdurou até o último episódio, quando foi revelado de forma subentendida: Perpétua guardava na caixa o pênis de seu falecido marido. A cena não mostrou, de fato, o órgão sexual, apenas focou nas reações hilárias de outros personagens ao ver o conteúdo.

Na novela Tieta o que tinha na caixa da personagem Perpétua era o órgão sexual do falecido marido dela, um militar com quem ela teve dois filhos, Ricardo (Cássio Gabus Mendes) e Peto (Danton Mello).

Era conhecida como a assombrosa "Mulher de Branco". No final da novela, sua identidade foi revelada: se tratava de Laura (Claudia Alencar), mulher do comandante Dário (Flávio Galvão).

O ápice da disputa entre as irmãs se dá quando Tieta descobre e expõe o conteúdo da caixa misteriosa de Perpétua – tudo leva a crer que se trata do pênis de seu marido, o falecido major –, revelando publicamente a sua hipocrisia e a raiz do seu estado alucinatório.

Os amores vividos por Tieta eram ambientados nas dunas móveis do vilarejo baiano de Mangue Seco, na cidade de Jandaíra, Bahia, divisa com Sergipe, onde ela pastoreava suas cabritas.

Tieta: Significa "valiosa", "de valor inestimável", "sem preço". Esse nome, que na realidade se tornou popular no Brasil por causa da personagem "Tieta do Agreste", do escritor Jorge Amado, é um apelido para o nome Antonieta.

Segundo informa o site NaTelinha, o autor planeja um remake de Tieta já para 2023, mas o autor nem pensa em oferecê-lo para a Globo. Aguinaldo Silva foi o autor da versão original da novela, em 1989, que é baseada no livro de Jorge Amado.