Quantos caças tem a China?

Perguntado por: eoliveira . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.3 / 5 5 votos

Com cerca de 200 caças J-20 supostamente em serviço, a Força Aérea do Exército de Libertação Popular (PLAAF) “agora tem em serviço regular uma frota de caças furtivos avançados tão bons quanto os americanos, que continuam sendo a referência”, disse Peter Layton, do Griffith Asia Institute na Austrália.

Colômbia - 454 unidades unidades. Canadá - 380 unidades. Chile - 290 unidades. Venezuela - 256 unidades.

“Cerca de 55 caças russos foram abatidos pela defesa aérea e antimísseis integrada para a Ucrânia.” O Ministério da Defesa britânico afirmou também que a Rússia havia perdido 55 jatos de combate desde o início da guerra, incluindo quatro que foram “altamente prováveis” perdidos nos últimos 10 dias.

O exército sul-coreano conta com mais de 2,3 mil tanques em operação, enquanto a marinha tem a quinta maior frota de contratorpedeiros no mundo.

No caso da Coreia do Norte, pode implantar 1,3 milhão de soldados, quase 1.000 aeronaves (incluindo aeronaves de ataque, bombardeiros, transportes e caças), mais de 6.000 tanques e 36 submarinos.

Os EUA têm os dois melhores caças do mundo. Esse F-35 e o F-22 Raptor. Além de outras armas moderníssimas. Numa guerra mano a mano com a Rússia, sem armas nucleares, a Rússia perde sem sombra de dúvidas.

A força militar do Exército Brasileiro ocupa a 10ª posição de destaque, em 2022, segundo dados levantados pelo site internacional Global Fire Power, em relação a 142 países. O ranking, baseado em um indicador exclusivo do portal (o PowerIndex, ou 'PwrIndx'), classifica os efetivos militares ativos disponíveis por país.

Em 2021, os russos possuíam cerca de 122 aeronaves Su-34 em vários regimentos. Mesmo levando em conta as perdas, em 2030 a Força Aérea poderá operar cerca de 200 desses aviões.

Destas, cerca de 2250 são aviões de combate, como bombardeiros e caças, sendo o restante de aviões de transporte de cargas e passageiros, além de reabastecedores como o Il-78.

A Força Aérea do Chile conta com um invejável inventário com 46 caças F-16, que podem ser armados com mísseis de longo alcance e bombas guiadas a laser.

Segundo relatos mais recentes, Cuba tem em condições de operação cerca de 25 caças, sendo apenas quatro MiG-29.

São os aviões utilizados para ataque de outros aviões e instalações em solo, além de apoio a tropas. O Brasil possui pouco mais de 120 aviões de caça e ataque atualmente, desde modelos mais antigos até o mais recente, o F-39 Gripen.

Força Aérea mais poderosa do mundo chega aos 75 anos com foco na renovação. A United States Air Force (USAF) completa hoje 75 anos desde a sua criação, em 18 de setembro de 1947, quando finalmente passou a ser reconhecida como uma força armada independente.

Segundo o Oryx, a Ucrânia viu perdidos 1.561 itens militares, 879 destruídos. Em relação aos estoques pré-guerra aferidos pelo IISS, antes de os Estados Unidos e aliados inundarem o país com armas ocidentais, Kiev perdeu 25% de seus tanques e 33% de suas aeronaves.

Esta nova aquisição representa apenas o começo, pois até 2030, a França deseja ter em sua frota 225 caças Rafale. Atualmente, o exército conta com 195 caças, incluindo 96 Rafale e 99 Mirage.

A Rússia é líder disparada na quantidade de tanques de guerra, segundo índices da Global Firepower Index, empresa norte-americana especializada em estatísticas militares de mais de 140 países. Ela possui ainda cerca de 60.000 veículos militares. O país iniciou a guerra com 12.420 tanques.

De acordo com o Instituto Internacional de Estudos Estratégicos “Balanço Militar”, a Rússia tem 2.800 tanques e 13.000 outros veículos blindados (veículos de reconhecimento e combate de infantaria) em uso atual com outros 10.000 tanques e 8.500 veículos blindados em armazenamento.

O T-90 é o principal e mais moderno tanque de batalha atualmente em operação no Exército russo. O equipamento, operado pela primeira vez em 1993, tem sido usado pelos militares desde o início da invasão da Ucrânia.

Ao todo, o Exército chinês é composto de mais de 2 milhões de integrantes dentre o 1,4 bilhão de habitantes do país. A China tem o maior Exército do mundo em números absolutos.

Os Estados Unidos aparecem na 1ª posição desde 2005, ano do primeiro registo do índice que hierarquiza as potências militares no mundo. Segue-se a Rússia, a China e a Índia que disputam as posições mais altas.

O Lockheed Martin F-22 Raptor foi o primeiro (e até hoje único) caça de superioridade aérea de 5ª geração em operação comprovada. O seu desenho e materiais lhe conferem uma assinatura-radar baixíssima, sendo quase indetectável pelos radares, a chamada tecnologia Stealth.