Quantos brasileiros não tem filhos?

Perguntado por: uassuncao . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.6 / 5 3 votos

Número de casais que não têm filhos cresce e já chega a 17% no Brasil. Mãe, pai e um filho. Esse é o perfil da maior parte das famílias brasileiras, de acordo com dados divulgados nesta sexta-feira (17) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Essa queda da taxa de fecundidade é consequência de vários fatores, tais como projetos de educação sexual, planejamento familiar, utilização de métodos contraceptivos, maior participação da mulher no mercado de trabalho, expansão da urbanização, entre outros.

A educação sexual, o planejamento familiar e a grande participação da mulher no mercado de trabalho são outros aspectos que acarretaram redução da taxa de fecundidade no Brasil.

Do ponto de vista biológico, recomenda-se que a gestação ocorra entre 20 e 30 anos de idade, quando a fertilidade feminina está no ápice. Nesse período, além das células reprodutoras estarem propícias à fecundação, são menores os riscos da mulher desenvolver complicações na gestação.

Mas afinal, existe uma idade limite para a fertilidade dos homens? Diferente da mulher, o homem tem o período fértil constante. Ele é capaz de reproduzir até o final de sua vida, embora a partir dos 60 anos os níveis de testosterona e a produção de espermatozoides diminuem bastante.

Ela, que foi vítima de estupro, sofria de uma condição rara chamada puberdade precoce. Entenda. Linda Medina tinha apenas 5 anos quando deu à luz um menino, tornando-se a mãe mais jovem da história.

Os gémeos nasceram a 4 de Maio de 2021 e, aos 19 meses, são oficialmente detentores do recorde do maior número de bebés nascidos de uma gravidez a sobreviver. São cinco meninas, Adama, Fatouma, Hawa, Kadidia e Oumou; e quatro meninos, Bah, Elhadji, Mohammed e Oumar.

Aos 68 anos, ele lidera uma família de 12 mulheres, 102 filhos - o mais novo com menos de 10 anos e o mais velho com mais de 50 anos - e 578 netos. Ele se tornou uma atração em sua aldeia, Bugisa, no leste de Uganda.

2,1 filhos

O nível considerado ideal para manter o tamanho da população é de 2,1 filhos por mulher, e as taxas de fecundidade têm relação com condições de educação, renda e saúde.

No ano passado, o país registrou 10,6 milhões de bebês –11,5% a menos na comparação com 2020. Apesar de Pequim ter encerrado sua política de filho único em 2016 e, desde o ano passado, permitir que casais tenham até três filhos, as taxas de natalidade não voltaram a subir.

A China impôs uma política de filho único – na qual cada casal podia ter apenas um filho – de 1980 a 2015. Em 2016, a lei passou a permitir até dois filhos e, em 2021, três filhos. Ainda assim, os nascimentos continuaram diminuindo nos últimos cinco anos.

Os números revelam que quanto mais pobre e sem instrução a mãe, mais filhos tem. Cerca de 38% das crianças de até 14 anos nascem em famílias com renda per capita de até meio salário mínimo. Mães que freqüentaram pouco a escola chegam a ter, em média, cinco filhos.

O que é notável, porém, é a disparidade entre a taxa de fertilidade nos EUA e em outros países ricos. Hoje, as mulheres americanas têm em média 2,1 filhos. Esse é o número necessário para manter uma população estável.

A regulamentação de lá recomenda que cada doador possa ter, no máximo, 25 filhos, de até 12 mulheres diferentes.

Embora a fertilidade decaia depois dos 35, ainda é possível engravidar e seguir com uma gravidez saudável. É importante consultar seu(sua) médico(a), realizar o cuidado pré-natal correto e saber o momento da ovulação para aumentar suas chances de engravidar naturalmente depois dos 35.

A partir dos 19 até os 26 anos de idade, a fertilidade da mulher atinge o seu pico com as maiores chances para engravidar naturalmente, que chega a quase 30% se a relação sexual ocorrer sem proteção no período da ovulação. Entre 27 e 34 anos, a fertilidade decresce, e a possibilidade de gravidez diminui um pouco.

Daljinder Kaur, a mulher mais velha do mundo ao ter um filho, conheceu a maternidade com 72 anos de idade. Hoje, com 73 anos, a indiana tem enfrentado pressão alta e fortes dores nas juntas.

Aos 20 anos, os homens atingem seu auge físico, pois passam por um pico hormonal muito grande, principalmente do hormônio testosterona, responsável pelas características masculinas e desejo sexual. Mas também é o momento em que eles podem se mostrar ansiosos por causa da inexperiência.

Exames para diagnosticar a infertilidade masculina

  • volume da ejaculação com menos de 2,0 ml;
  • concentração de espermatozoides inferior a 20 milhões por ml;
  • contagem total de espermatozoides menor que 40 milhões;
  • motilidade dos espermatozoides abaixo de 50%;
  • morfologia espermática com formas normais inferiores a 30%.

Em 1938, uma menina peruana de apenas 5 anos se tornou a mãe mais jovem do mundo. Seu filho foi criado parte da vida como irmão dela; confira.