Quantos braços tem uma lula?

Perguntado por: oviana6 . Última atualização: 4 de janeiro de 2023
4.8 / 5 11 votos

A lula possui um corpo alongado em formato de tubo, enquanto o polvo tem um corpo mais arredondado. Os dois têm oito braços, mas só a lula possui um par de tentáculos e nadadeiras ao longo do corpo.

As lulas possuem duas nadadeiras laterais (aletas) na parte posterior do corpo, as quais equilibram o animal durante a natação. Doryteuthis plei possui corpo longo e delgado e aletas rombóides com lados retos.

Os oito tentáculos flexíveis do corpo do polvo lhe permitem executar um amplo leque de ações. Os polvos usam seus tentáculos para realizar vários tipos de movimento, como andar, rastejar e nadar.

As lulas possuem um par de tentáculos com função reprodutiva, assim como as sépias ou chocos. Os outros quatro pares de tentáculos também podem ser chamados de braço. Já os polvos têm quatro pares de tentáculos (também chamados braços).

Você obterá no final quatro partes comestíveis da lula: o corpo, os tentáculos e as duas nadadeiras.

Segundo Tsunemi Kubodera, pesquisador do Museu de Natureza e Ciência de Tóquio, em resposta a NHK o animal provavelmente possui entre 1 e 2 anos. A lula gigante pode chegar até 15 anos de idade.

Alergénios. Os Tentáculos de Pota são um produto versátil que pode ser apreciado de diversas formas. A pota é um molusco abundante nos mares de Portugal e é conhecida pelo seu sabor suave e textura tenra.

Em Nautiloidea há somente cinco espécies do gênero Nautilus. Eles têm dois pares de brânquias, de 60 a 90 tentáculos com secreções adesivas, já que não tem ventosas. Coleoidea são as lulas, polvos e sépias. Os animais têm oito braços e dois tentáculos com ventosas e tem bico córneos para segurar as presas.

Ainda que possua variação de tamanho, os polvos tendem a ficar menores que as lulas. Isso porque eles podem medir desde 5 centímetros a quase 6 metros. A espécie de polvos com maior população é a de Octopus vulgaris, o polvo comum, que tem em média 70 cm.

Um rara aparição chamou a atenção de especialistas e curiosos em um porto japonês no fim de dezembro. Uma lula gigante (Architeuthis spp.), com mais de quatro metros de extensão, foi achada por pescador na cidade de Toyama, noroeste do Japão.

Apesar de ambos os moluscos possuírem oito braços, esses animais possuem uma outra diferença importante: as lulas têm um par de tentáculos e nadadeiras ao longo do corpo, já os polvos não.

A lula-colossal é uma das principais presas para os cachalotes que se alimentam no Oceano Antártico; 14% dos tentáculos de lula encontrados nestas baleias são da lula-colossal. Recentemente pescadores da Nova Zelândia encontraram em águas antárticas uma lula-colossal com mais de 14 metros de comprimento.

As 300 espécies de polvo, com diferentes tamanhos, têm três corações. Tal estranha estrutura cardíaca é necessária para manter o sangue circulando por seus oito braços. Desses, dois corações recebem o sangue não-oxigenado de todas as partes do corpo, mandando o líquido brânquias, onde é oxigenado.

Os polvos possuem oito braços, os quais destacam-se pela presença de várias ventosas.

Classe de moluscos invertebrados ao qual pertencem a lula, o polvo e a sépia. Esses animais produzem uma tinta escura que é usada como mecanismo de defesa: ao se sentirem ameaçados, contraem a glândula de tinta e lançam na água uma grande nuvem negra que assusta e distrai um possível predador.

Benefícios da Lula
A lula é um dos alimentos favoritos dos nutricionistas: tem um baixo teor de gorduras, poucas calorias, é rica em proteínas de alto valor biológico e possui ainda um aglomerado poderoso de vitaminas e minerais essenciais.

A Lula é um molusco delicioso, com sabor mais suave em relação ao polvo. Seu consumo também é considerado mais benéfico para a saúde por possuir um valor nutricional maior e colaborar para o bem-estar do organismo.

Preço por kilo: R$35,00.

Corte quaisquer tentáculos longos demais para que todos fiquem com mais ou menos o mesmo comprimento, e então deixe-os de lado: eles já estão prontos para serem cozidos e servidos.

Camarão, lula, ostras, siris, lagostas e polvo: esses frutos do mar também podem ser consumidos crus, em Sushis e Sashimis, por exemplo. Esses alimentos são ricos em ferro, zinco, potássio, magnésio e ácidos graxos.