Quantos bombons posso comer na dieta?

Perguntado por: efogaca2 . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.5 / 5 16 votos

Um bombom ou uma barra inteira? O que determina se o chocolate faz bem ou mal para o plano alimentar é a dose. A quantidade recomendada por dia é de no máximo 30 gramas, o equivalente a um bombom ou uma barrinha. Nutricionistas ainda dão a opção de consumir 500 calorias dessa guloseima semanalmente.

Em qual quantidade posso comer sem culpa? Segundo a nutricionista, não existe um consenso sobre a quantidade diária recomendada de chocolate. “Comer entre 30 g e 40 g por dia pode ser considerável saudável. Isso é equivalente a uma barra pequena ou a quatro quadradinhos”.

O chocolate pode ajudar a acelerar o metabolismo, desde que inserido em uma alimentação balanceada. Isso ocorre pois é rico em cafeína, que acelera o metabolismo e, por consequência, ajuda a queimar calorias. As versões amargas, mais uma vez, são as mais recomendadas para esse benefício ser real.

Existem 104 calorias em 1 bombom (20 g).

Você só pode comer um alimento de cada grupo por vez para manter o peso e não se descuidar de uma alimentação saudável. Por exemplo: você até pode comer um bombom Sonho de Valsa por dia desde que, nas outras refeições, fique longe dele e de qualquer outro alimento calórico desta pirâmide.

O chocolate amargo é o mais adequado, pois possui maior concentração de cacau e menor quantidade de açúcar. Além disso, é recomendada a ingestão de no máximo 30 gramas por dia. Nada de exageros.

O chocolate é um dos alimentos mais favoritos do mundo. E ele traz consigo diversos benefícios, mas para que os mesmos consigam agir de maneira adequada é necessário que se consuma apenas a quantidade ideal por dia, que segundo o Ministério de Saúde Brasileiro e de apenas 30 gramas.

O ideal é optar pelo chocolate amargo, que contém cerca de 50% a 85% de cacau, pouco açúcar e entre 250 a 450mg de antioxidantes. Em seguida, o mais indicado é o meio amargo e, então, o chocolate ao leite.

Assim como a ressaca, depois de uma overdose de chocolate é preciso tomar muitos líquidos. Prefira água e sucos. – Segure o carboidrato. Dê um tempo nos pães, biscoitos, macarrão.

Descritos como “deliciosas lâminas de chocolate preto com a irresistível frescura do creme de menta”, ocupam o primeiro lugar na lista dos menos calóricos. É que uma destas lâminas (cerca de 8,3 gramas) contém 36 calorias. Se pensarmos em 100 gramas deste chocolate, são 428 calorias.

Consumir alimentos ricos em açúcar antes do treino, como mel, balas, doces, chocolates e refrigerantes, pode ser tão prejudicial para o atleta quanto exercitar-se em jejum.

A quantidade ideal para o consumo de chocolate diariamente é de 30 gramas, o que corresponde a um quadrado de um tablete com aproximadamente 170 gramas, segundo informações da nutricionista de Ribeirão Preto (SP) Suzi Bianco.

1000 calorias

Para emagrecer, normalmente é recomendado reduzir entre 250 a 1000 calorias diariamente da dieta ao gasto calórico total. O valor de calorias que se retira varia de acordo com o peso atual, o peso desejado, o sexo, a idade, a altura, o tempo da dieta e a energia gasta nas atividades ao longo do dia.

Branco – produzido com manteiga de cacau, a gordura obtida das sementes durante a fabricação do chocolate, é o mais calórico e rico em gorduras.

Não se desespere! Furar a dieta também é saudável e normal
Inclusive, fazendo despedidas no dia anterior, comendo desesperadamente tudo o que tem vontade, achando que nunca mais vai poder comer aquele alimento. Esse é o principal e MAIOR erro, o que causa maiores compulsões alimentares.

Existem 105 calorias em 1 bombom (21,5 g).

Ajuda a emagrecer
De acordo com Sylvana Braga, especialista em dieta ortomolecular, o chocolate é rico em cafeína, que ajuda a acelerar o metabolismo. No entanto, para que isso aconteça, é preciso consumir a versão amarga, com bastante cacau.

Se você exagerou nos doces, então precisa beber muita água. Além de manter seu corpo hidratado, a água melhora a circulação sanguínea, estimula os rins para trabalharem e ajuda na formação do bolo alimentar.

“Ou seja, o chocolate quando consumido em doses moderadas, longe do horário de dormir, pode ajudar no bom humor, estresse e qualidade do sono. Mas se consumido em excesso e perto da hora de dormir, pode prejudicar uma boa noite de sono”, explica a doutora Dra.