Quantos blocos econômicos o Brasil faz parte?

Perguntado por: ralves . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.4 / 5 19 votos

Caracterização de dois blocos efetivos (MERCOSUL e ALBA) e um bloco apenas projetado (ALCA), destacando suas características principais e enfrentamentos.

Existem três tipos principais de blocos econômicos: áreas de livre comércio, uniões alfandegárias e uniões econômicas. Áreas de livre comércio são acordos entre países para remover barreiras ao comércio entre eles. Isto inclui tarifas e cotas.

Mercosul

Mercosul é o Mercado Comum do Sul, bloco econômico criado em 1991, que engloba Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai, além de países associados e observadores.

Ao contrário do Mercosul ou da União Europeia, o BRICS não pode ser reconhecido como um bloco econômico oficial, pois não possui um estatuto ou registro formal. O BRICS funciona apenas como um mecanismo político internacional de cooperação mútua entre os países integrantes.

Os blocos econômicos podem ser dos seguintes tipos:

  • união aduaneira;
  • zonas de livre comércio;
  • mercado comum;
  • união política e monetária; e.
  • zonas de preferência tarifária.

Principais blocos econômicos

  • Mercosul. O Mercado Comum do Sul (Mercosul) foi criado em 1991. ...
  • União Europeia. Efetivada em 1992, a União Europeia é o bloco formado por 27 países europeus. ...
  • APEC. ...
  • Comunidade Andina de Nações. ...
  • ASEAN. ...
  • SADC.

Atualmente, o Mercosul é formado pela Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela, sendo que essa última está suspensa dos seus direitos e deveres. Além disso, o bloco também conta com “Estados Associados”, que seriam a Bolívia, em processo de adesão ao Mercosul, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Peru e Suriname.

O Mercosul – Mercado Comum do Sul – é um bloco econômico constituído por países da América do Sul e que embora tenha atingido significativo nível de integração econômica ainda é classificado como uma união aduaneira.

Tipos de blocos econômicos

  • Mercado comum: possui a integração mais evoluída. ...
  • União econômica e monetária: Conforme as relações se intensificam e avançam, o bloco econômico pode chegar ao seu estágio máximo e completo: a adoção de uma moeda única e criação de um banco central do bloco.

O Mercado Comum do Sul (MERCOSUL) é um processo de integração regional conformado inicialmente pela Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai ao qual recentemente incorporaram-se a Venezuela* e a Bolívia, esta última em processo de adesão.

Mercosul x Brasil
O Mercosul fortalece a economia regional, aumenta o intercâmbio de tecnologia entre os países e, claro, favorece as exportações e importações, especialmente para as empresas brasileiras. Além disso, facilita o turismo entre os países do bloco.

Qual a importância dos Blocos Econômicos no Comércio Internacional. Os Blocos Econômicos possuem grande impacto na economia e no comércio internacional. Isso porque os blocos favorecem o desenvolvimento nacional. Ao mesmo tempo, esses acordos aumentam as barreiras para certas importações.

As uniões aduaneiras são grupos de países que aplicam um sistema comum de procedimentos, regras e direitos aduaneiros para a totalidade ou a quase totalidade das suas importações, exportações e mercadorias em trânsito.

  • Brasil
  • Argentina
  • Uruguai
  • Paraguai

Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. A ideia dos BRICS foi formulada pelo economista-chefe da Goldman Sachs, Jim O'Neil, em estudo de 2001, intitulado “Building Better Global Economic BRICs”. Fixou-se como categoria da análise nos meios econômico-financeiros, empresariais, acadêmicos e de comunicação.

MERCOSUL

O MERCOSUL é o grande expoente brasileiro no cenário internacional, nas relações econômicas e até mesmo políticas, possibilitando uma maior estrutura de negociação ao gozar do status de bloco econômico.

A atuação do Brasil no BRIC pode ser pautada pela prevalência dos direitos humanos e pelo apoio ao Estado democrático de direito, que constituem princípios constitucionais brasileiros, embora não se possa garantir que a ação coordenada dos membros do BRIC o seja.

O que é o BRICS? Sobretudo, BRICS é um mecanismo de cooperação política entre cinco territórios que estão em desenvolvimento. Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, são países inclusos nesse mecanismo, que visa estabelecer uma relação que ajude a expandir a influência geopolítica de cada um no mundo.