Quantos blindados tem o Brasil?

Perguntado por: aaguiar . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 2 votos

Brasil tem mais de 200 mil veículos blindados.

Segundo a Global Firepower, eram 360 000 militares na ativa (ready-to-fight) em 2022 e segundo a mesma o Brasil ocupa a nona posição de 10º potência militar mundial (posição contestada por outras fontes que classificam o Brasil em 35º).

De acordo com o Instituto Internacional de Estudos Estratégicos “Balanço Militar”, a Rússia tem 2.800 tanques e 13.000 outros veículos blindados (veículos de reconhecimento e combate de infantaria) em uso atual com outros 10.000 tanques e 8.500 veículos blindados em armazenamento.

Brasil é o país

Na contramão do mercado de automóveis e comerciais leves, que registra retração de 8,8% no acumulado do ano, o setor de blindados está em alta.

Brasil

O mercado de veículos blindados é forte no Brasil, com uma frota estimada em quase 220 mil veículos até o fim de 2018, a maior do mundo, segundo dados da Abrablin (Associação Brasileira de Blindagem).

Calcula-se que o numero de tanques TAM, seja de aproximadamente 240, sendo os restantes 110, veículos de combate de infantaria, basicamente iguais ao MARDER alemão, com a diferença do motor, que é ligeiramente mais potente (720cv contra 600cv do veículo alemão).

Os 12 modelos Mi-35 que o Brasil comprou da Rússia por cerca de US$ 250 milhões foram incorporados à frota da FAB em abril de 2010. O lote final, de seis unidades, deveria ser entregue até o fim deste ano.

O AGGC. O Arsenal de Guerra General Câmara é uma Organização Militar do Exército Brasileiro, fundada no ano de 1773 na cidade de Porto Alegre, e transferido para a Margem do Taquari, atual cidade de General Câmara-RS.

A Venezuela tem 602 blindados, sendo apenas 173 de combate, mas são poderosos e modernos.

O Brasil possui pouco mais de 120 aviões de caça e ataque atualmente, desde modelos mais antigos até o mais recente, o F-39 Gripen.

Atualmente, a Marinha do Brasil possui cerca de 90 embarcações militares, dentre elas o navio-aeródromo, fragatas, corvetas, submarinos, rebocadores, entre outros.

"O Sarmat é o míssil mais poderoso com a maior distância do mundo para atingir alvos, o que aumentará significativamente o poder de combate das forças nucleares estratégicas do nosso país", disse o Ministério de Defesa da Rússia.

China, Estados Unidos, Rússia e Coreia do Norte vivem uma corrida para desenvolver mísseis hipersônicos capazes de voarem ao espaço e circularem pela Terra, desviando de escudos antimísseis antes de atingirem seus alvos, com velocidades que superam a velocidade do som.

O Centro de Mísseis e Armas Submarinas da Marinha (CMASM) é uma Organização Militar da Marinha do Brasil. Está localizada na ilha do Engenho, em São Gonçalo (cidade) no Estado do Rio de Janeiro.

O fuzil T4, por sua vez, é a arma mais arrojada e que possui maior poder de fogo dentre as demais.