Quantos biscoito de polvilho pode comer na dieta?

Perguntado por: ofreitas . Última atualização: 19 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 11 votos

Ela indica o consumo máximo de meio pacote médio de biscoito (o equivalente a 50 g por dia), de preferência no meio da manhã ou como lanche da tarde – ou seja, entre duas das principais refeições. É importante nunca comer mais que a porção diária.

Mas a porção que a gente costuma consumir é relativamente pequena, porque como ele tem muito ar, ocupa muito espaço e é muito levinho, uma xícara é um volume grande com poucas calorias e acaba sendo uma opção relativamente interessante para consumir”, destacou a nutricionista.

Apesar de mais calórico, um pão francês (ou dois de forma) é mais saudável e engorda menos do que cinco biscoitos. A nutricionista Gisele Magalhães explica que há outros fatores que contam para o ganho de peso - entre eles, a presença de fibras e gordura.

Biscoito integral é fonte de fibras
A dica número 1 para readaptar o cardápio é apostar nos biscoitos integrais. Afinal, eles são muito mais saudáveis que as versões tradicionais.

Eles auxiliam no emagrecimento a medida em que aumentam a saciedade e facilitam a redução da quantidade de comida ingerida. Mas, não adianta nada consumir um alto teor de fibras sem aumentar o consumo de água. Fiquem ligados na hidratação!

O que jantar para emagrecer?

  • Legumes e verduras, preferencialmente orgânicos;
  • Fontes de proteínas vegetais;
  • Fontes de proteínas magras, como filé de frango, ovos e peixes;
  • Frutas com menor teor de açúcar;
  • Bebidas vegetais sem açúcar;

Na verdade, não é preciso optar nem por uma nem pela outra: é só moderar o consumo. Se o seu fraco são as bolachas doces, você pode comer até 5 unidades de uma bolachinha sem recheio, que praticamente empatam com as calorias da mesma quantidade do biscoito salgado.

Isso porque ao ser industrializada são adicionados outros ingredientes como gordura vegetal, muito sódio, açúcares e conservantes para que ela se torne mais atrativa para o paladar. Por conta disso, a pipoca se torna mais calórica e com menor valor nutricional.

Por ser um derivado da mandioca, o polvilho azedo é rico em carboidratos, a principal fonte de energia para o corpo realizar todas as suas funções. Outro fator nutricional importante é a presença de vitaminas do complexo B, essenciais também pra geração de energia e para o desenvolvimento saudável do corpo.

Benefícios da rosquinha de polvilho saudável
É rico em fibras, fonte de energia, possui microorganismos bons para o intestino e pode ser consumido por pessoas intolerantes ao glúten.

"Os biscoitos mais conhecidos como Nesfit e Belvita costumam ser bastante calóricos. É ideal que quem está buscando emagrecer consuma no máximo quatro unidades desse produto, porque eles possuem bastante açúcar e muitos corantes.

Alternativas saudáveis: opte por gelatina, salada de frutas, cookie integral, entre outras substituições. Se gostar muito de biscoitos doces, escolha sempre aqueles que não têm recheio.

Farinha de trigo, torrada, pão, bolos, doces, biscoitos, chocolate, caramelo, açúcar e açúcar mascavo são proibidos na dieta cetogênica pois são ricos em carboidratos e pobres em gorduras e proteínas. Batata e batata doce são proibidas na dieta cetogênica pois são ricas em carboidratos e pobres em gorduras e proteínas.

Receita de Pão com ovo, 273,06 calorias por porção - Vitat Receitas.

Embora também não condene o pão francês em tempos de dieta, Baptista sugere o consumo em dias alternados. Nesse sentido, a nutricionista indica substituí-lo, por exemplo, por pães de fermentação natural. "Ou então por outras variedades, como o pão de milho ou de farinha de amêndoa."

A primeira colocação foi do Biscoito Integral Cacau e Cereais, da Linea, que tem o maior teor de fibras entre os três, além de ingredientes de qualidade, como linhaça e alfarroba. O produto não tem açúcar e usa adoçantes naturais.

Segundo a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos, o pão de queijo é uma opção mais calórica e gordurosa, com 363 kcal e 24,6 g de lipídeos, comparado ao pão francês, com 300 kcal e 3,1 de gorduras.