Quantos baralhos precisa para truco?

Perguntado por: apadilha . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 8 votos

É utilizado um baralho com 40 cartas (exclui-se os 8, 9, 10 e os coringas) com duas duplas. A distribuição das cartas é feita aleatoriamente, não havendo a intervenção de nenhum jogador ou membro da equipe, sendo distribuídas 3 cartas por participante.

Regras gerais
Cada um destes naipes contém por sua vez os seguintes tipos de cartas: ás, dois, três, quatro, cinco, seis, sete, oito, nove, dez, valete, dama e rei. Esta ordem completa das cartas é chamada de família.

Praticado na região sudoeste da França, o truco tinha diversas variações e até vários nomes. Truc, Trucka, Tru e Truka eram os mais comuns, embora o Truc tenha ficado mais evidente. Nele, o jogo é feito com 36 cartas e depois com 32, adicionando as opções de dupla ou individual com até 4 jogadores.

Como jogar Pif-Paf
O Ás, nas seqüências, pode servir acima do Rei ou abaixo do Dois. Após a compra, o jogador descarta uma carta no lixo (ou bagaço). O jogador seguinte poderá comprar do maço ou a última carta descartada no lixo. A partida termina quando alguém formar combinações com as nove cartas.

52 cartas

Uma gráfica iniciou a produção de cartas de baralho. Cada baralho produzido deve ser um baralho completo, ou seja, deve ter exatamente 52 cartas, compreendendo quatro naipes (Copas, Espadas, Ouros e Paus), com treze cartas em cada naipe (Ás, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, Valete, Dama e Rei).

A lógica seria essa: Primeiro você cria o baralho, que é uma coleção de cartas fazendo todas as combinações entre naipes e valores. Do baralho, tira 3 para cada jogador e tira o “vira”; o resto não é usado na rodada. Inicialize uma coleção de CartaJogada, que serão as cartas efetivamente jogadas naquela rodada.

O Tento Quando Forem Dadas 4 Cartas:
Se quem recebeu 4 cartas foi um dos adversários do embaralhador, poderá pedir o tento logo que começar o jogo e levará 1 ponto. Poderá ainda pedir truco antes de jogar sua 1ª carta à mesa, se o truco for aceito, basta apenas mostrar as 4 cartas e levar 3 pontos.

Só aqui no Brasil, temos pelo menos três formas de jogar: O Truco Paulista, o Truco Mineiro e o Truco Gaudério.

3.8 Será permitido fazer maço com as cartas que estiverem abertas na mesa, podendo o jogador encarregado do corte cerrar o baralho sucessivamente até três vezes, se assim o desejar. Tanto o embaralhamento como o corte e a dada de cartas deverá ser feito sobre a mesa de jogo.

Normalmente, o baralho possui 52 cartas, distribuídas em 4 grupos chamados de naipes, os quais possuem 13 cartas de valores numéricos diferentes.

Cada jogador começa com 11 cartas. O objetivo é baixar todas as cartas da mão, e isso acontece quando o jogador tem a partir de três cartas do mesmo naipe em sequência.

A ordem dos naipes das manilhas no truco paulista, de mais forte para menos forte é: Paus > Copas > Espadas > Ouros.

Truco Paulista
É o tipo de truco mais comum nas jogatinas, tanto online, como em competições. É utilizado o baralho francês (que pode ser o 139 ou o NEO, por exemplo), com 40 cartas (exclui-se os 8, 9, 10 e os curingas) com duas duplas.

Manilhas no truco, as cartas mais fortes do jogo
As manilhas são as cartas mais valiosas. Elas podem ser fixas ou variáveis, dependendo do tipo de truco. No truco mineiro, da mais forte para a menos, as manilhas são: 4 de paus (Zap) > 7 de copas > A de espadas (Espadilha) > 7 de ouros.

Ordem das cartas (da menor para maior): 4, 5, 6, 7, Q, J, K, A, 2, 3.

  • O Jogo. Após a distribuição das cartas, inicia-se uma mão, valendo 2 ponto. ...
  • A Mão. A mão pode ter 3 rodadas. ...
  • Truco. Na sua vez antes de jogar, cada jogador pode pedir truco.
Continuar lendo Qual é o zap no truco?