Quantos banhos pode tomar no resguardo?

Perguntado por: dhipolito . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.2 / 5 18 votos

Tanto a cicatriz de episiotomia quanto a da cesárea devem ser higienizadas com água e sabonete pelo menos uma a duas vezes por dia.

Por isso o recomendado é aguardar os 40 dias para ocorrer a cicatrização e recuperação 100% do corpo. Emagrecimento na amamentação: (VERDADE) A amamentação exclusiva do bebê, acelera o metabolismo da mulher.

Logo nas primeiras semanas, a família deve se atentar para complicações que remetam a infecções como dor, mal-estar e calafrios. "Há ainda sintomas menos frequentes como os cardiorrespiratórios, que envolvem risco de trombose, como falta de ar, batedeira ou dores em membros”, diz Roseli.

Independente se o parto foi normal ou cesárea, as puérperas necessitam manter uma alimentação saudável e equilibrada, rica em proteínas (carnes magras, peixes, leite, queijo, ovos e leguminosas como a soja e o feijão). Por outro lado, é recomendável retirar o excesso de açúcar, sal, gordura animal e frituras.

Evitar longas caminhadas ou atividades que demandem muita energia. É necessário evitar longas caminhadas e atividades físicas intensas após o parto, pois o útero precisa voltar ao seu tamanho normal.

Conforme os dias forem passando, a mulher pode retomar a sua rotina aos poucos. Passados os cinco primeiros dias, ela pode voltar a se movimentar sem grandes esforços; após duas semanas, pode retomar algumas atividades mais leves.

A mulher não pode lavar o cabelo nos primeiros dias da quarentena. Isso é um dos grande mitos sobre resguardo! Não há problema em lavar os cabelos. A lavagem pode ser feita já no primeiro dia do pós-parto, inclusive.

O Ministério da Saúde recomenda que a mulher aguarde cerca de 40 dias para ter a primeira relação sexual após o parto, tempo necessário para o organismo se recuperar. Independentemente do tipo de parto, é comum a vagina ficar menos lubrificada após o nascimento do bebê.

Na amamentação, a mulher pode fazer as unhas, o esmalte não faz mal para o bebê.

Entre 45 e 60 dias, o corpo da mulher passa por transformações para retomar ao seu estado anterior, antes das transformações causadas pela gestação. Esse tempo pode ser mais longo em mulheres que amamentam por um período maior.

Neste período a atividade sexual já não é recomendada, mesmo para parto normal sem intercorrências pelo aumento da chance de infecção puerperal. A maioria das mulheres não apresenta complicações no parto que possam influenciar sua sexualidade.

Embora seja possível desenvolver um transtorno de humor imediatamente após o parto, os sintomas podem surgir a qualquer momento nos primeiros 12 meses após o nascimento (5). Para algumas pessoas, os transtornos de humor aparecem pela primeira vez durante a gravidez e, em seguida, pioram no pós-parto (6).

É difícil dar uma resposta clara porque a resposta depende de vários fatores. A primeira menstruação após o parto é irregular. Costuma aparecer entre 4 e 8 semanas após o parto.

Frutas cítricas: os cítricos podem ser prejudiciais na função digestiva e causam azia no bebê. Outros alimentos a serem evitados durante a amamentação: pimenta, cebola, alimentos processados, alimentos crus, peixes de carne escura e bebidas alcoólicas.

Esse resguardo é importante para que o corpo e os órgãos genitais femininos se recuperem da gestação e do parto. A quebra de resguardo pode aumentar o risco de infecção vaginal e uterina na mulher e também tem riscos para o homem, que pode sofrer infecção prostática.

Outros alimentos que devem ser evitados são¹:

  • Soja;
  • Ovos;
  • Amendoim;
  • Castanha;
  • Repolho;
  • Frutas cítricas.

Sexo pós-parto: como reativar a sexualidade
Respeitando o resguardo de 40 dias, a única regra na primeira relação depois do parto deve ser ir com calma e aproveitar. Uma boa dica é usar sex toys que você goste e já tenha, bem como lubrificantes.

As calças legging ou jeans com cós em elástico costumam funcionar bem, bem como batas e vestidos soltinhos. O ideal é que as roupas sejam confortáveis, sem elásticos ou botões que marquem a pele.

“A mulher, chamada tecnicamente de puérpera no período pós-parto, sai do Centro Obstétrico com sangramento. Nos primeiros dias, o fluxo é mais intenso e vai progressivamente diminuindo, podendo persistir por até 40 dias. O normal é se estender entre 15 a 20 dias”, diz o médico.

Para as mães de parto normal, o levante poderá ser realizado com 4 a 6 horas do parto. Já as mães de cesárea deverão permanecer na cama de 8 a 12 horas após o parto, ou conforme orientação médica. Em seguida, é estimulada a andar, para contribuir na recuperação e evitar o acúmulo de gases.