Quantos banhos os brasileiros tomam por dia?

Perguntado por: iperes5 . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.6 / 5 11 votos

Segundo uma pesquisa feita em dez países, o brasileiro é o grande campeão mundial do banho. Em média o brasileiro toma 20 banhos por semana, um recorde mundial.

De acordo com o Ifop, apenas três em cada quatro franceses tomam banho todos os dias. Nesta categoria, as mulheres gostam mais de água do que os homens; 81% das mulheres têm esse hábito em comparação com 71% dos homens.

Brasil lidera ranking de países que mais tomam banho.

EUA. Nos Estados Unidos, a população tem o costume de tomar menos de um banho por dia.

No mundo todo, os franceses têm a reputação de não tomar banho. Na verdade, essa fama está longe de ser apenas um clichê. Veja só: de acordo com uma pesquisa realizada pelo instituto de sondagens francês BVA em 2012, 20% da população francesa toma banho a cada dois dias e 3,5% se lava apenas uma vez por semana!

Não existe um número ideal de banhos por dia. O que é importante destacar é que tomar muitos banhos no mesmo dia pode acarretar no ressecamento da pele. Especialmente no inverno, quando temos o costume de tomar banhos mais longos, o tempo de banho acaba influenciando diretamente em seu ressecamento.

Algumas pessoas acreditam que a higienização adequada é banhar-se com frequência e que esse hábito irá manter seu corpo limpo e saudável. Porém, assim como não se deve lavar o cabelo todos os dias, tomar banho com essa frequência também não é o mais recomendado. Além de higienizar, ele pode ter outros propósitos.

No caso da falta de cuidado corporal, você pode ter infecções de pele, furúnculo, abscessos, dermatites, dentre outras”, exemplifica.

Em média o brasileiro toma 20 banhos por semana, um recorde mundial. Em seguida, neste ranking estão os britânicos com 5,6 banhos por semana e os chineses com 4,9.

Brasil e Alemanha são apontados como os países mais higiênicos do mundo. China e Malásia tiveram os índices mais baixos. Na China, apenas 27,5% da população relatou lavar as mãos mais de 5 vezes por dia.

Pois, saiba que uma em cada 29 pessoas na França toma apenas um banho por semana, de acordo com uma nova pesquisa. Por outro lado, 11,5% dos homens e mulheres do país afirmaram tomar banhos vários vezes ao dia. As informações são do Daily Mail.

A nível mundial, os brasileiros são os que tomam mais banhos e os chineses os que vão menos ao chuveiro.

Segundo dados do nosso Painel de Uso de Cuidados Pessoais, que representa um universo de 115 milhões de pessoas de todas as classes sociais e regiões do País, 68% dos brasileiros tomam, em média, dois banhos por dia.

Brasileiros tomam mais banho do que cidadãos de outros países | Metrópoles.

Entre os resultados, está a média global de pessoas que lavam as mãos mais de 5 vezes por dia: 54% da população dos países. Brasil e Alemanha são apontados como os países mais higiênicos do mundo.

Entre 94% e 95% das pessoas residentes em Portugal tomam banho todos os dias.

Os indianos tomam banho de balde
Mas posso dizer que a grande maioria mantém o costume do banho de balde, especialmente em cidades menores e nos vilarejos. Essa preferência pelo banho de balde, mesmo após o advento da água encanada e do chuveiro, não derivou de um único fator.

Os hebreus, como os egípcios não conheciam o sabão. Então, em vez de usar uma argila e sabão rico em potássio. O problema era que esta substância pele muito irritada; assim também preferiu óleos e pomadas feitas com aloe, canela, tuberosa, açafrão e mirra.

O banho se realizava em um espaço coletivo e era uma atividade social que envolvia também o uso de óleos e cremes naturais. Além do Egito, outras civilizações também apresentavam espaços sociais de banho, como os babilônios, os gregos e os romanos.

Ou seja, de acordo com a ciência, o banho noturno é o mais benéfico. E as vantagens acentuam-se em climas quentes ou durante o verão. Isto porque, com temperaturas elevadas, “pode ser difícil conseguir a descida de temperatura corporal tão precisa para uma boa noite de sono“, garante a médica Mia Finkelston.