Quantos banhos os alemães tomam?

Perguntado por: itaveira2 . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 11 votos

Em resumo, higiene é boa, mas se exagerada pode fazer mal à saúde. Uma pesquisa de uma empresa de cosméticos da Suécia mostra que cerca de metade dos alemães tomam banhos de chuveiro todos os dias.

Brasil e Alemanha são apontados como os países mais higiênicos do mundo. China e Malásia tiveram os índices mais baixos. Na China, apenas 27,5% da população relatou lavar as mãos mais de 5 vezes por dia.

Uma pesquisa realizada recentemente pela Euromonitor e publicada pela Super Interessante sobre hábitos higiênicos comprova que os brasileiros estão em primeiro lugar quando o assunto é a higiene pessoal.

No mundo todo, os franceses têm a reputação de não tomar banho. Na verdade, essa fama está longe de ser apenas um clichê. Veja só: de acordo com uma pesquisa realizada pelo instituto de sondagens francês BVA em 2012, 20% da população francesa toma banho a cada dois dias e 3,5% se lava apenas uma vez por semana!

Segundo dados do nosso Painel de Uso de Cuidados Pessoais, que representa um universo de 115 milhões de pessoas de todas as classes sociais e regiões do País, 68% dos brasileiros tomam, em média, dois banhos por dia.

A Índia

A Índia mantém uma média de sete banhos por semana; porém, em períodos de calor, essa quantidade dobra. A população também prefere banheiras no lugar de chuveiros e costuma cuidar muito de seus cabelos, principalmente com o uso de óleo de coco.

Mexicanos, colombianos e australianos também tomam muito banho, ao contrário, por exemplo, dos chineses, em que cerca de 40% da população toma apenas um banho por semana”, completou Claudio Santiago.

O brasileiro toma banho em média 8,5 vezes por semana. Entre os americanos, esse número é de 6,5 vezes.

Culturalmente nós somos sim o povo que se lava mais, se perfuma mais”, afirma o dermatologista André Moreira. “A história afirma que quem ensinou os colonizadores a tomar banho foram os indígenas. Eles tinham hábitos de higiene muito consolidados”, completa o médico.

Ainda de acordo com a pesquisa, a saúde bucal também é prioridade no Brasil. As mulheres (73%) se preocupam mais que os homens (62%) nesse tópico. Outros países, no entanto, cuidam melhor da higiene da boca. São eles: Índia (100%), Alemanha (71%), Rússia e Suécia (ambos com 68%).

As universidades norte-americanas de Columbia e Yale realizaram uma pesquisa para identificar os países mais limpos do mundo. A Suíça encabeça a lista mundial, seguida por Suécia e Noruega.

A Islândia com certeza, está em primeiro lugar.

Amou Haji se recusou a usar água e sabão por mais de meio século, temendo que o deixasse doente. O iraniano, que morava na província de Fars, no sul do país, havia se esquivado de tentativas anteriores dos moradores de dar banho nele.

LZR Racer

O LZR Racer foi desenhado em cooperação com especialistas da NASA e, poder-se-á dizer, é o fato de banho "mais rápido do mundo".

Como explicamos mais abaixo, o que está na base da questão da higiene corporal hoje, na França, é o medo da água quente ou o medo do banho. A medicina antiga acreditava que a sífilis e a perda do apetite sexual pudesse ser transmitida pelo banho.

Alguns italianos que conheci durante estes anos todos, tomam 1 (UM) banho por semana. Quer dizer, estou falando “banho” como conhecemos no Brasil – de corpo inteiro. Nos outros dias da semana utiliza-se o famoso bidê (bidet).

De acordo com uma pesquisa do Centro de Tratamento da Água na França, apenas 20% dos franceses lavam as mãos antes das refeições, 10% lavam depois de irem ao banheiro e 90% lavam as mãos antes de cozinhar. Outra questão que alguns franceses alegam para evitar o banho diário é devido ao frio.

Tomar banho todos os dias e escovar os dentes após as refeições. Apesar de por aqui ser extremamente normal e higiênico tomar banho todo dia (algumas pessoas tomam até mais de uma vez por dia), este hábito é considerado exagero para os americanos.