Quantos banhos O recém-nascido pode tomar?

Perguntado por: amata . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 19 votos

Recém-nascidos até podem tomar mais de um banho por dia, desde que haja necessidade, como maior transpiração e fezes em grande quantidade, e os responsáveis sigam cuidados específicos.

O ideal é que os bebês tomem banho todos os dias, sim. Mas, nos dias muito frios, pode-se fazer uma exceção e realizar apenas uma espécie de “banho seco”, higienizando o bebê passando algodão umedecido pelo corpo. Já as crianças mais velhas, que já engatinham, devem tomar banho todos os dias.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e as diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS), o primeiro banho do bebê, idealmente, deve ser realizado depois de 24 horas do parto. Porém, quando não for possível aguardar, recomenda-se que seja feito, no mínimo, após 6 horas do nascimento.

Algumas formas de criar uma rotina para dormir são:

  1. Fazer uma massagem relaxante;
  2. Dar um banho antes de dormir;
  3. Amamentar à meia-luz;
  4. Reduzir a luz do quarto;
  5. Ligar o ruído branco;
  6. Cantar uma canção de ninar;
  7. Contar uma historinha.

Os bebês soluçam por causa da imaturidade do sistema gastresofágico. No entanto, o sistema respiratório do bebê ainda não está totalmente maduro e as habilidades de engolir e respirar ainda não estão totalmente sincronizadas. Assim, contração involuntária do diafragma provoca o soluço no bebê.

Recém-nascidos até podem tomar mais de um banho por dia, desde que haja necessidade, como maior transpiração e fezes em grande quantidade, e os responsáveis sigam cuidados específicos.

O bebé pode tomar banho a qualquer hora do dia
Sim. Habitualmente opta-se pelo banho à noite como forma de acalmar e relaxar o bebé. No entanto, se este for um momento excitante ou de grande transtorno para a dinâmica familiar, a sua frequência e a hora do dia podem ser ajustadas.

A camomila, a aveia e o amido de milho são produtos de matéria vegetal com altas propriedades terapêuticas e que podem ser combinados com a água do banho para fazerem os bebês relaxarem antes de dormir. Sendo assim, esse agradável momento de higienização também pode se tornar em um período para restauras as energias.

A pele fica mais úmida, devido ao suor, e avermelhada. Com o aumento da temperatura corporal, podem surgir algumas brotoejas. O importante é que, para deixar o seu bebê mais confortável, você tenha alguns cuidados extras quando a temperatura subir.

Durante o banho, o umbigo irá molhar e é fundamental manter a região seca e limpa, para que cicatrize de forma adequada. Por isso, depois de cada banho, é importante secar bem. Na hora da limpeza, é preciso levantar o coto umbilical e limpar toda a região em volta do umbigo.

Nessa fase, o bebê pode ser higienizado apenas com água. Os pais que optarem por sabonetes podem usar os syndets, também conhecidos pelo nome de detergentes sintéticos ou “sabões sem sabão”. Eles provocam menos irritação na pele do bebê e não fazem tanta espuma. É sempre melhor escolher um sem fragrância.

Bebês devem dormir de barriga para cima, e não de lado ou de barriga para baixo. Os riscos de dormir de lado são semelhantes aos de dormir de bruços. Essa posição é instável e muitos bebês rolam e ficam de barriga para baixo.

UM BEBÊ QUE ESTÁ COM UM BOM GANHO DE PESO, mamando bem durante o dia, NÃO HÁ NECESSIDADE DE ACORDÁ-LO DURANTE A MADRUGADA. A NOITE É PARA DORMIR E NÃO ALIMENTAR. O bebê na maioria das vezes, tem a necessidade de mamar na madrugada, acordando espontaneamente para isso, principalmente nos primeiros meses de vida.

Para saber se o bebê está com frio, os papais devem sentir a temperatura do bebê tateando a pele pelas seguintes partes: Barriga, Peito e Costas, dessa forma poderá aferir se a pele está fria. Se engana quem acredita que verificar a temperatura dos bebês por meio das mãos e nos pés é o recomendado.

O bebê recém-nascido dorme muito, ele precisa de entre 17 a 20 horas por dia nas primeiras semanas de vida.

Aposte nas roupinhas leves e confortáveis
Ou seja, o algodão permite que o corpinho do pequeno respire durante a noite e não retenha o suor. Assim, se torna muito confortável para ele dormir durante a noite. Dessa forma, fica muito mais fácil tornar o sono do pequeno mais confortável.

9 - Nunca cubra completamente o bebê, mesmo em dias mais frios. A forma correta de cobrir a criança é deixando o cobertor na altura do peito e preso firmemente nas laterais e no pé do colchão. 10 - Pijamas de corpo inteiro, com pezinhos ou sacos de dormir são as alternativas mais seguras para o bebê dormir.