Quantos banhos devemos tomar por dia no Brasil?

Perguntado por: ochaves . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.6 / 5 19 votos

De acordo com os dermatologistas, a falta de banho não é recomendada e há riscos de comprometer a saúde. O banho diário faz parte da rotina de boa parte dos brasileiros. É bastante comum também que as pessoas tomem mais de um banho por dia, principalmente no verão.

Não existe um número ideal de banhos por dia. O que é importante destacar é que tomar muitos banhos no mesmo dia pode acarretar no ressecamento da pele.

Segundo dados do nosso Painel de Uso de Cuidados Pessoais, que representa um universo de 115 milhões de pessoas de todas as classes sociais e regiões do País, 68% dos brasileiros tomam, em média, dois banhos por dia.

Algumas pessoas acreditam que a higienização adequada é banhar-se com frequência e que esse hábito irá manter seu corpo limpo e saudável. Porém, assim como não se deve lavar o cabelo todos os dias, tomar banho com essa frequência também não é o mais recomendado. Além de higienizar, ele pode ter outros propósitos.

No caso da falta de cuidado corporal, você pode ter infecções de pele, furúnculo, abscessos, dermatites, dentre outras”, exemplifica.

Ou seja, de acordo com a ciência, o banho noturno é o mais benéfico. E as vantagens acentuam-se em climas quentes ou durante o verão. Isto porque, com temperaturas elevadas, “pode ser difícil conseguir a descida de temperatura corporal tão precisa para uma boa noite de sono“, garante a médica Mia Finkelston.

Durante o banho, sugere-se evitar também o uso excessivo de produtos de limpeza. Quando aplicados, devem ser usados predominantemente nas mãos, pés e regiões de dobras (axilas, mãos, pés, pescoço, entre glúteos, perianal e genitais). Também não se recomenda esfregar demais a pele com buchas ou esponjas.

Benefícios de tomar banho pela manhã
Segundo a psicóloga Shelley Carson, de Harvard, o banho matinal favorece a resolução de problemas e a criatividade. Isso se deve ao chamado período de incubação das ideias. Esse é o tempo que leva para chegarmos à solução de alguma questão.

No mundo todo, os franceses têm a reputação de não tomar banho. Na verdade, essa fama está longe de ser apenas um clichê. Veja só: de acordo com uma pesquisa realizada pelo instituto de sondagens francês BVA em 2012, 20% da população francesa toma banho a cada dois dias e 3,5% se lava apenas uma vez por semana!

Banhar-se antes de dormir contribui para a qualidade do sono. Segundo Nancy, antes de se deitar, é preciso se sentir limpo. “Você esteve na rua o dia inteiro, você gostaria de levar toda a sujeira para seus lençóis?”, argumentou. “O banho é parte integral da preparação do sono.

Os franceses, norte-americanos e espanhóis tomam um banho por dia. No Reino Unido e na Turquia, praticamente só metade da população faz isso diariamente.

Brasil e Alemanha são apontados como os países mais higiênicos do mundo. China e Malásia tiveram os índices mais baixos. Na China, apenas 27,5% da população relatou lavar as mãos mais de 5 vezes por dia.

Na verdade, não há regras, mas a frequência varia consoante o país, a cultura e até a atividade profissional. A nível mundial, os brasileiros são os que tomam mais banhos e os chineses os que vão menos ao chuveiro.

Segundo uma pesquisa feita em dez países, o brasileiro é o grande campeão mundial do banho. Em média o brasileiro toma 20 banhos por semana, um recorde mundial.

A lavagem de mãos deve acontecer várias vezes ao dia, e as roupas devem ser trocadas e lavadas. No fim das contas, não tomar banho um dia não faz mal para a saúde, mas favorece o acúmulo de bactérias.

O indicado é utilizar sabonete no corpo todo apenas uma vez ao dia. Se tomar banho mais de uma vez, usar apenas onde houver excesso de transpiração. Isso porque nas pernas e braços o uso excessivo de sabão pode ressecar muito a pele.

O legado indígena para os brasileiros
Todos se depilavam, cortavam e lavavam os cabelos. Para isso, usavam produtos vegetais como o óleo de andiroba e extrato de pitanga, que ainda hoje são usados na indústria de higiene pessoal. Também veio deles o costume de tomar banho diariamente, ato que os portugueses evitavam.