Quantos bancos tem nos USA?

Perguntado por: ibernardes . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.4 / 5 6 votos

Os EUA têm 4.258 bancos comunitários. As instituições com menos de US$ 250 bilhões em ativos, respondem por metade dos empréstimos concedidos no país.

Nos últimos 10 anos, 73 bancos faliram nos Estados Unidos, segundo o Federal Deposit Insurance Corporation (FDIC). Se considerar o período desde a crise de 2008, foram mais de 500 falências.

A tecnologia já inspirou o desenvolvimento de soluções parecidas em muitos outros países, incluindo nos Estados Unidos. Chamado de FedNow, o “Pix americano” será a única tecnologia disponível integrada e garantida pelo Federal Reserve, o banco central dos Estados Unidos.

Mais de 50 anos de expertise em banking, o Bradesco Bank está sediado em Coral Gables, Miami, Florida, é especialista em clientes não-residentes, residentes, empresas e institucionais e possui uma base de mais de 11 mil clientes.

Com uma presença significativa em 10 grandes mercados – USA, Brasil, Alemanha, México, Polónia, Argentina, Chile, Reino Unido, Portugal e Espanha – o Grupo Santander está posicionado para ajudar as empresas a aceder aos mercados de todo o mundo.

Sim, desde 2007 existe uma sede física da Caixa Econômica Federal nos EUA, mais precisamente na cidade de Jersey City, no Estado de New Jersey.

O Itaú está presente nos Estados Unidos e conta, atualmente, com três sedes: duas em Nova York e uma em Miami¹.

ICBC

1. Banco Industrial e Comercial da China (IDCBY) O ICBC é considerado o maior banco do mundo em ativos financeiros. Importante destacar que existem outros bancos que possuem mais clientes ou mais agências, mas com relação a ativos o ICBC é o primeiro.

1. Banco Industrial e Comercial da China. A China é um dos países que mais cresceram nos últimos anos. Isso permitiu com que o ICBC (Banco Industrial e Comercial da China) acompanhasse o crescimento do país, tornando-se o maior banco do mundo em ativos financeiros.

Com o colapso, o First Republic se tornou o segundo maior banco da história dos EUA a falir. A maior parte dos ativos da instituição foram compradas pelo J.P. Morgan, em uma negociação que conta com o apoio da Federal Deposit Insurance Corporation (FDIC, o órgão garantidor de crédito dos EUA).

A decadência do First Republic começou em março, após os clientes retirarem mais de US$ 100 bilhões em depósitos da instituição. A quebra do FRB configura a segunda maior para um banco da história dos Estados Unidos.

Também por conta da pandemia, a inflação subiu em outros países do mundo, como os EUA. Lá, o Banco Central local, o Federal Reserve (conhecido como Fed), também aumentou os juros. E essa elevação foi uma das causas da falência do SVB, até então o 16º maior banco americano.

O projeto começou a ganhar forma no final de 2016, quando uma equipe de técnicos do Banco Central publicou um relatório com detalhes do projeto, mostrando a eficiência dos sistemas de pagamentos instantâneos, como o que já era utilizado nos Estados Unidos.

Com três anos de atraso se comparado ao Brasil, os Estados Unidos lançaram mês passado o FedNow, o “Pix americano”, o seus sistema de pagamentos instantâneos.