Quantos aviões ficam no ar ao mesmo tempo?

Perguntado por: ataveira6 . Última atualização: 3 de maio de 2023
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Aeronaves militares e particulares podem evitar que elas sejam divulgadas. As comerciais não. Os números de hoje, vale notar, são menores que os de alguns anos atrás: em 2019, o ano com mais tráfego aéreo, a resposta seria 10 mil voos.

Em média, cada avião faz mais de seis voos por dia. Mas nove aviões ficam apenas de reserva para atender aos imprevistos diários, sendo quatro ATR 72, três Embraer 195, um Airbus A320 e um Airbus A330, que ficam espalhados pelo país.

Acidentes aéreos: oito aeronaves caíram no intervalo de um mês, no Brasil; relembre.

Em dezembro de 2021, as operações nacionais no Aeroporto de Guarulhos tiveram uma média de 76.300 passageiros por dia com 562 pousos e decolagens. Esse volume significa um crescimento de 19,1% da movimentação quando comparado com o ano de 2020.

Empresas aéreas têm como base o dado de que 80% de todos os acidentes de avião ocorrem durante 11 minutos do voo: os três primeiros e os oito últimos. "O momento mais crítico de um voo é a decolagem. Como o motor esquenta, é mais fácil ocorrer algum problema", diz Camacho.

1 – São Paulo – Dubai. Percorrendo 12.218 km entre São Paulo e Dubai, a Emirates leva a medalha de ouro no voo mais longo saindo do Brasil. Seu Airbus A380 leva 14h10 para cumprir o trajeto, levando mais de 500 passageiros a bordo.

Com quase 20 horas, novo voo mais longo do mundo será lançado em 2025. Desde 2021, o voo da Singapore Airlines, de Nova York para o Aeroporto de Singapura, detém o título de voo mais longo do mundo, com 9.532 milhas a percorrer.

O avião ainda poderia se desfazer no ar caso a pressão causasse o descolamento de partes da fuselagem. Além disso, com a cabine despressurizada, todo o oxigênio seria sugado para fora e a temperatura interna cairia a níveis insuportáveis.

Como a física do avião funciona
O avião sai do chão e permanece no ar, sem cair, por dois fatores: resistência do ar e peso da aeronave. Ao decolar, o vento bate de baixo e “suga” as asas para cima. Isso gera a força necessária para tirá-lo do chão.

Embora a aviação seja um campo fascinante e cheio de descobertas, essa é uma possibilidade que está além das capacidades atuais das aeronaves. Portanto, podemos concluir que, embora seja possível realizar manobras como desacelerar e diminuir a velocidade durante o voo, parar completamente no ar não é algo viável.

O salário médio de um Piloto de avião no Brasil é de R$ 8.163,59. Os estados onde a profissão de Piloto de avião têm os melhores salários são Distrito Federal, Ceará e São Paulo. As especialidades com os melhores salários são Instrutor de Voo, Piloto de Aeronaves e Piloto de Ensaios em Voo.

Portanto, o custo variável é de R$ 5.400. Com todos esses números, é possível calcular quanto custa manter um jato particular por mês levando em conta pelo menos 10 horas de voo em 30 dias. Portanto, para ter um jato particular você precisa desembolsar nada menos que R$ 174 mil por mês, ou R$ 17.400 por hora viajada.

12.192 metros

Agora, se pensarmos nos jatos comerciais, a altura máxima que um avião pode voar aumenta consideravelmente. Por exemplo, aviões de passageiros e cargas produzidos por Embraer, Airbus e Boeing têm a altura máxima de voo variando entre 10.972 e 12.192 metros de altura, de acordo com cada fabricante.

Para responder à pergunta inicial sobre quantos aviões da Azul já caíram, a resposta é simples: nenhum.

Sem considerar o acidente desta quarta, foram 11 fatalidades em 2023, frente uma média de 22. Em 2014, foram 14 óbitos no primeiro trimestre, e 20 em 2021. De 2012 para cá, foram registrados 1.856 acidentes aéreos no país, com 832 mortes confirmadas. Desse total, 48 acidentes aconteceram em 2023.

Em 2019, 4,5 bilhões de passageiros estiveram em 42 milhões de voos comerciais – 115 mil voos por dia. Já em 2020, com a Covid, o número despencou 60%: foi para 1,8 bilhão de passageiros, 65,7 mil voos diários.

A GOL conta com 123 aeronaves em nossa frota que operam em rotas no Brasil, América do Sul, América do Norte e no Caribe. Conheça nossos aviões! Com o investimento de R$ 17 bilhões, as duas empresas pretendem incluir seis aviões Boeing 737-800 BCF até 2023.

Atualmente administrado pela concessionária GRU Airport, por ele passam cerca de 50 milhões de passageiros por ano, além de pelo menos 830 pousos e decolagens diárias.

Com o aumento autorizado pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), serão até 582 pousos e decolagens por dia.