Quantos atores fizeram o papel de Dumbledore?

Perguntado por: lalmeida . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 20 votos

Poucas pessoas sabem que o famoso personagem de Harry Potter, diretor de Hogwarts, Alvo Dumbledore, teve dois intérpretes no cinema, sendo que muitos não perceberam a mudança que ocorreu a partir do terceiro filme, com a saída de Richard Harris, que morreu vítima de câncer, para a entrada de Michael Gambon.

Gambon era o melhor Dumbledore
No entanto, sempre ouve uma espécie de consenso entre os fãs da saga de que Harris seria o melhor Dumbledore, justamente por ser o primeiro e na visão de muitos, ser mais adorável, mas excêntrico, com um senso de humor interessante, embora Gambon não estivesse longe disso.

Albus Dumbledore, da saga de Harry Potter
Em A Pedra Filosofal e Câmara Secreta, os dois primeiros filmes da saga de Harry Potter, o professor Alvo Dumbledore foi interpretado pelo ator Richard Harris. Mas, infelizmente, o ator faleceu antes que o terceiro filme (O Prisioneiro de Azkaban) pudesse ser concluído.

Professor Dumbledore
O mestre mais querido de Hogwarts mudou de corpo por um motivo triste: o ator Richard Harris ficou gravemente doente e impossibilitado de continuar o trabalho visto nos dois primeiros títulos. Ele morreu pouco antes da estreia de A Câmara Secreta, que já tinha Michael Gambon em seu lugar.

Alvo Dumbledore, foi vivido por Richard Harris nos primeiros dois filmes da saga - A Pedra Filosofal e A Câmara Secreta. Infelizmente, o ator faleceu em 2002, tendo sido substituído por Michael Gambon nos demais filmes da franquia. A fantasma da Corvinal, foi interpretada por Nina Young em A Pedra Filosofal.

116 anos

No primeiro ano letivo de Harry em Hogwarts, alvo tem 110 anos, e ele falece com 116 anos.

A heterocromia de Gellert Grindelwald foi ideia de Johnny Depp. Acreditamos que o conceito é um pouco parecido com o de Voldemort que após entrar em contato com as Artes das Trevas, começou a ter seus aspectos físicos alterados (lembrança disso acontece em HP6).

Indubitavelmente, Dumbledore é o mais poderoso da escola, tanto que é repetido diversas vezes que ele é o único quem Voldemort teme. Mas depois dele, há dois que podem ser considerados os mais fortes: Minerva McGonagall e Severus Snape.

Numa sessão de autógrafos no Carnegie Hall, em Nova York, uma leitora perguntou se "Dumbledore, que acreditava no poder do amor, já tinha se apaixonado alguma vez". Rowling respondeu que ele tinha se apaixonado por Grindelwald, o grande bruxo das trevas que precedeu Voldemort, o vilão de "Harry Potter".

Nos filmes, não é claro como Harry descobriu sobre as Horcruxes. Entretanto, no sexto livro, Dumbledore faz com que o menino descubra sobre elas e conta sobre as escolhas de Voldemort: a primeira delas seria o diário de Tom Riddle que, inconscientemente, Harry havia destruído em A Câmara Secreta.

Embora fosse extremamente poderoso, Voldemort não consegue alcançar o mesmo nível de sucesso que Grindelwald. Ele também não consegue mostrar o mesmo domínio sobre as artes das trevas. Grindelwald pode conjurar chama intensa, resistir à Legilimência de Voldemort, camuflar-se e lidar com criaturas mágicas obscuras.

A mudança ocorreu devido à batalha judicial que Johnny Depp travou contra sua ex-esposa, a também atriz Amber Heard. Porém, com o veredito favorável ao ator de Piratas do Caribe, é possível que ele retorne à franquia estrelada por Eddie Redmayne e Jude Law.

Querendo usá-la para reviver sua família e pedir-lhes desculpas por seu egoísmo no passado, Dumbledore perdeu o senso comum, esquecendo-se de que era uma Horcrux que poderia ter sido amaldiçoada, e colocou-o em sua mão direita.

Dumbledore e McGonagall
Os motivos pelos quais a dupla não apareceu no especial da HBO não foram confirmados, mas, em 2019, o The Sun publicou uma reportagem revelando que Michael Gambon, hoje com 81 anos, estava sofrendo com alguns problemas de memória. Seu trabalho mais recente foi no filme Cordélia, de 2019.

Desde então, Dumbledore acreditava que a força daquele amor seria uma barreira grande o bastante para defender Harry de qualquer ataque de Voldemort ao longo dos anos. Por isso, quando Harry “morre” em Relíquias da Morte, o menino logo volta à vida e é apenas temporariamente “levado ao limbo”.

Animais Fantásticos 3 revela o motivo de Alvo Dumbledore ter escolhido o nome de "Ordem da Fênix" em sua aliança que foi introduzida no quinto livro/filme de Harry Potter. Alvo Dumbledore formou a Ordem da Fênix com o intuito de defender o mundo mágico contra os bruxos sombrios e poderosos.

Ludibriada e enganada por Gellert Grindelwald, Queenie cede aos pensamentos maléficos do bruxo mais perigoso de todos os tempos. Assim ela junta-se a ele em sua ideia de dominação mundial.

Eventualmente, Alvo Dumbledore, que era seu antigo amigo e parceiro romântico, tornou-se o dono da Varinha das Varinhas, após um duelo com Grindelwald. Grindelwald roubou a Varinha das Varinhas de Mykew Gregorovitch, um famoso fabricante de varinhas.

Voldemort tem medo de Dumbledore porque desde o início Dumbledore é o único personagem que sabe o quão pequeno ele é, quão fraco e sozinho ele é, quão medroso ele é. Dumbledore sabe que Voldemort é apenas Tom Riddle, e isso é o que mais assusta Voldemort.

A própria essência do mal, Voldemort é o maior inimigo de Harry. E é em "O Cálice de Fogo" que o Lorde das Trevas retoma a forma humana, nas cenas mais sombrias da série até o momento.

Barry Wee Willie Winkle era, nos anos 90, o bruxo mais velho conhecido, quando chegou à idade de 755 anos.