Quantos átomos tem um ser humano?

Perguntado por: lrosa . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.7 / 5 18 votos

Isso aumenta o número de blocos de construção para mais de quatro partículas, mas considerando que o número de átomos em um corpo de 70 kgs é de 7 mil quatrilhões (ou seja, um 7 seguido de 27 zeros), é até razoavelmente simples estabelecer que 99,95% do seu peso corporal é composto de apenas sete elementos.

Então, se tudo é feito de átomos, sabemos quantos átomos existem no universo? Para começar "pequeno", existem cerca de 7 octilhões, ou 7x10^27 (7 seguidos por 27 zeros), átomos em um corpo humano médio, de acordo com o The Guardian.

Mesmo com tanta tecnologia, ainda não é possível ver um átomo isolado, ou seja, verificar se ele é exatamente como o modelo ou descobrir outros fatos interessantes, como se o átomo (ou a molécula) possui a mesma cor que a substância que ele dá origem, que é visualizada em nível macroscópico.

Quando uma pessoa morre, os átomos de sua alma espalham-se para todas as direções e podem se agregar a outra alma, no mesmo momento em que esta é formada. Isto significa que o homem não possui uma alma imortal.

O carbono é um dos elementos mais importantes para a estrutura dos seres vivos. Ele é responsável por 19% da composição corporal do ser humano, estando atrás apenas do oxigênio, que contribui com 61%.

A coisa fica assim: temos 65% de oxigênio, 18% de carbono e 10,2% de hidrogênio. Se adicionarmos uma pequena quantidade de nitrogênio (3,1%), uma pitada de cálcio para os ossos (1,6%), 1,2% de fósforo, 0,25% de potássio e enxofre e percentuais menores de sódio, magnésio e cloro, já atingimos 99,95%.

A molécula é formada por um grupamento de dois ou mais átomos, unidos por ligações covalentes. Ela ainda apresenta duas características básicas: estabilidade (ligações difíceis de serem desfeitas) e neutralidade elétrica (mesmo número de prótons e elétrons).

Tipicamente, os átomos costumam medir 0,0000001 de milímetro, e apesar de esse número nos dar uma leve noção de quão diminutos eles podem ser, quando o assunto é imaginar seus tamanhos em termos palpáveis a coisa se complica bastante.

Existem mais de 5.000 mundos além do nosso sistema solar, diz Nasa.

As demais porcentagens de átomos que compõem predominantemente o Universo são o hélio (maior quantidade) e oxigênio (menor quantidade).

78 bilhões de anos-luz.
Esta é o limite mínimo para o tamanho de todo o universo, baseado na distância atual estimada entre pontos que podemos ver a lados opostos da radiação cósmica de fundo; logo, representa o diâmetro do espaço formado pela radiação cósmica de fundo.

É possível construir um átomo? Sim. É facílimo. Quer dizer, desde que você tenha à mão um acelerador de partículas – um aparelho enorme usado pelos cientistas para fazer os átomos baterem uns nos outros a uma velocidade muito próxima à da luz.

A fissão nuclear consiste em bombardear o núcleo de um átomo com nêutrons para liberar uma quantidade enorme de energia térmica. É utilizada para produção de energia nas usinas termonucleares e para a construção de bombas atômicas e outros armamentos. Consiste na quebra do núcleo de um átomo.

10 35 anos é o tempo médio de duração de um átomo, segundo o astrônomo americano Martin Rees. Só para lembrar, é o algarismo 1 seguido de 35 zeros. 1 bilhão de átomos também pertenceram a Buda, Gengis Khan, Napoleão ou qualquer outra figura histórica que você possa imaginar.

Com o intuito de restaurar a aparência natural da pessoa em vida, a boca é fechada. O procedimento pode ser feito com cola quando os lábios estão ligeiramente abertos, e com sutura interna nos casos em que a boca se encontra mais aberta. Este serviço é habitualmente realizado por um agente funerário.

As primeiras celulas a morrer são as células cerebrais, as últimas são as epiteliais da córnea. Devido a ausência de oxigênio no corpo acabam morrendo.

2) Putrefação
Neste estágio, por conta das bactérias que vivem no intestino do morto, o cadáver passa a inchar, ficar esverdeado e a apresentar um forte odor. Acontece que esses microrganismos começam a digerir as proteínas ali presentes e passam eliminar gases, gerando esse resultado.

Os quatro elementos são oxigênio, hidrogênio, carbono e nitrogênio. Antes que você comece a pensar que deveríamos estar flutuando com todos esses átomos de oxigênio, hidrogênio e nitrogênio, lembre-se que o oxigênio é parte importante da água em nosso corpo (H2O).