Quantos átomos de carbono há na molécula do Ciclobuteno?

Perguntado por: ualvim . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.2 / 5 4 votos

Ciclobuteno é um cicloalceno com fórmula química C4H6. Ciclo, indicando um composto cíclico, but, indicando 4 carbonos, en, indicando uma ligação dupla e o indicando que é um hidrocarboneto.

No total, temos 6 hidrogênios na molécula de ciclobuteno. Assim, a molécula de ciclobuteno possui 6 hidrogênios.

A numeração da cadeia sempre se inicia com o número 1 em um dos carbonos da dupla. Assim sendo, o número 2 automaticamente fica no outro carbono da dupla. O restante da cadeia deve ser numerado de forma a proporcionar o menor número possível ao carbono do radical.

c. H. HC-C–CH3.

A fórmula molecular do butano é a C4H10, o que significa que ele é composto por quatro átomos de carbono e por dez de hidrogênio.

C3H6

C4H8

metano

Questão 2 - (Fatec-SP) O hidrocarboneto que apresenta a menor quantidade de átomos de H por molécula é: A) metano.

Representado pela fórmula química H2CO3, o ácido carbônico é um composto considerado como fraco, instável, diácido (apresenta dois hidrogênios ionizáveis na sua estrutura), é produzido por meio da diluição de gás carbônico em água, por isso, não pode ser isolado em sua forma pura.

O carbono é um elemento não metálico, localizado no 2° período na família 14 (família do carbono), possui número atômico 6 e massa atômica aproximadamente igual a 12. Assim como outros elementos da mesma família, o carbono é tetravalente, ou seja, forma quatro ligações com outros elementos. Seu símbolo é C.

Tiver a maior quantidade de carbonos em sequência, O que fica de fora de cadeia principal deve ser considerado radical. Ex: A cadeia principal, nesse caso, é a que possui os seis átomos de carbono: Caso haja mais de uma possibilidade, deve-se escolher a que apresentar maior quantidade de ramificações.

Situada na família 14 da tabela periódica, é considerado um elemento de transição, ou seja, ele é um elemento não-metal. Ainda na tabela, é representada pelo símbolo C. Possui número atômico 6, ou seja, 6 prótons e 6 elétrons, e tem massa atômica 12u.

A maioria dos cicloalcanos são muito estáveis e reagem com dificuldade, com exceção dos ciclanos que apresentam de 3 a 5 átomos de carbono na cadeia, que são razoavelmente reativos.

7 carbonos: hept-

A nomenclatura oficial regida pelas regras da IUPAC determina que o composto C6H14 receba o nome de HEXANO.

Com relação a essa nomenclatura e analisando a cadeia deste composto, podemos observar a presença de quatro carbonos. Por isso, o prefixo a ser utilizado após o termo ciclo é o but. Dessa forma, ligados aos quatro carbonos da cadeia estão presentes 6 átomos de hidrogênio na molécula.

Por exemplo, a fórmula empírica do metano (CH4) é igual à sua fórmula molecular (CH4), ou seja, a proporção molar entre os elementos no composto (1 mole de carbono para 4 moles de hidrogénio) é igual à constituição da molécula (1 átomo de carbono e 4 átomos de hidrogénio).