Quantos ataques hackers acontecem por dia?

Perguntado por: lvargas7 . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.7 / 5 11 votos

Em 18 meses — de novembro de 2020 até abril de 2022 —, os tribunais brasileiros foram vítimas de 13 ataques cibernéticos de hackers, paralisando os trabalhos e provocando transtornos para advogados e a população. Isso significa, em média, um ataque a cada 41 dias.

Em 2022, o Brasil sofreu 103 bilhões de tentativas e ameaças de ataques cibernéticos, segundo levantamento da empresa de segurança cibernética Fortinet. Esse número representa cerca de 30% dos casos registrados em toda a América Latina e Caribe, que somaram 360 bilhões.

No ranking da América Latina e Caribe, o Brasil é o segundo com mais registros de ataques cibernéticos, com 103,1 bilhões de tentativas, um aumento de 16% em relação ao que foi registrado em 2021.

O Brasil é líder no ranking de ataques de phishing no WhatsApp, com mais de 76 mil bloqueios, e o segundo colocado no Telegram, atrás apenas da Rússia.

País sofreu com alta de 19% no número de ataques no segundo semestre de 2022. Percentual é superior ao observado na média global (13%) e representa quase 40% do total das invasões na América Latina.

Daniel Lofrano Nascimento

Que é o maior hacker do Brasil? Daniel Lofrano Nascimento, (Bauru, São Paulo, 1988), mais conhecido como Daniel Nascimento, é um empresário, consultor de segurança digital e ex- hacker, tendo sido já considerado um dos maiores hackers do Brasil.

Kevin Mitnick

Kevin Mitnick.
Kevin Mitnick Fonte: CNET/Reprodução. Conhecido como o hacker mais ... Hackers do tipo Black Hat continuam a agir mais rapidamente do que os do tipo White Hat. Eles costumam encontrar o caminho que oferece menor resistência – seja erro humano ou negligência – ou criam um novo tipo de ataque.

Quais são os tipos de ataques cibernéticos?

  1. Phishing. O Phishing, uma corruptela da palavra pescaria, em inglês, é a prática de utilizar iscas digitais para enganar usuários, fazendo com que eles forneçam dados legítimos de acesso a um sistema sem perceberem. ...
  2. Malware. ...
  3. Ransomware. ...
  4. Engenharia social. ...
  5. DDoS.

O Brasil é o quinto país mais atacado por cibercriminosos. O ataque cibernético desabilita computadores, rouba dados e viola sistemas. Criminosos virtuais utilizam diversos meios para promover esses ataques, tais como: malware, phising e ransomware.

Tipos comuns de ataques virtuais

  • Malware. Malware é um termo usado para descrever um software mal-intencionado, incluindo spyware, ransomware, vírus e worms. ...
  • Phishing. ...
  • Ataque man-in-the-middle. ...
  • Ataques de negação de serviço. ...
  • Inserção de SQL. ...
  • Exploração de dia zero. ...
  • Tunelamento DNS.

Ataques na internet são as tentativas de criminosos, conhecidos como hackers, de danificar ou destruir uma rede de sistemas. Essas violações podem fazer com que dados sigilosos sejam roubados ou expostos, podendo causar o roubo de identidade e extorsão do titular dos dados.

5 dicas para se proteger de ataques cibernéticos

  1. Invista em uma solução de segurança. ...
  2. Faça backup regular das suas informações. ...
  3. Tenha senhas fortes. ...
  4. Adicione dupla autenticação em acessos restritos. ...
  5. Aprenda a agir com cautela.

Mitnick ganhou fama global em meados da década de 1990, quando foi preso pelo FBI sob acusação de hacking de computador e fraude eletrônica. Ele foi condenado à prisão após um acordo judicial e mais tarde escreveria livros e perseguiria celebridades como o chamado “hacker mais famoso do mundo de todos os tempos”.

Existem alguns motivos que levam os norte-americanos a não utilizarem o WhatsApp. Um dos principais é a cultura do SMS. Grande parte da população dos EUA possui planos de telefonia móvel que abrangem SMS gratuitos, então eles já estão acostumados com a ferramenta que está disponível para todos os celulares.

Alguns países não permitem o uso do WhatsApp por causa de questões políticas e de segurança, como é na China e na Coréia do Norte, e já aconteceu em Cuba. Em situações como essa é possível usar um VPN que permite celulares se conectarem a redes wi-fi desconhecidas de maneira protegida, garantindo acesso ao WhatsApp.

Spear-phising vaza e-mails de milhões de pessoas
Uma das violações de dados de maior alcance de todos os tempos aconteceu em 2011, quando a Epsilon, uma empresa de e-mail marketing, teve seu banco de dados de endereços de e-mail de clientes roubados por hackers.

Crimes Virtuais: descubra quais são os 7 mais cometidos! Furto de dados, apologia ao crime, divulgação de fotos íntimas, plágio… Inúmeros crimes foram “facilitados” com a existência da internet, mas isso não significa que eles estão livres de punição.

O levantamento afirma que 78% das empresas brasileiras tiveram, ao menos, uma experiência de ataque de roubo de dados (phishing) por email em 2022, e 23% delas sofreram perdas financeiras como resultado. A empresa não recolheu informações sobre montante dos prejuízos causados pelos ataques.

Não existe especificamente um curso de faculdade para se tornar um hacker. Entretanto, o que existem são determinados cursos de graduação que oferecem uma formação capaz de englobar todos os conhecimentos necessários para a atuar como um hacker, como é o caso destes a seguir: Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Aprender como ser um hacker leva tempo. Digamos que é um aprendizado constante, já que as linguagens de programação estão sempre em constante evolução, assim como os sistemas e o surgimento de novas tecnologias. As proteções são mais eficazes a cada dia, sendo necessário muito conhecimento para quebrar essas barreiras.